O maior furacão da história aproxima-se do México com rajadas de 400 km/h

NYT / NOAA GOES-West

Aproximação do furacão Patrícia à costa do México (esquema NYT com imagens de satélite da NOAA)

O olho do furacão Patrícia (circulo interior) tem 9km de diâmetro, e a espiral tem 800km de diâmetro (esquema NYT com imagens de satélite da NOAA)

O furacão Patricia avança esta sexta-feira com rapidez pelo Pacífico até à costa ocidental do México e regista rajadas de vento de 400 quilómetros/hora, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em alerta máximo, o México está a ser atingido pelo maior furacão jamais visto na história da meteorologia – e o seu efeito pode ser devastador para o país.

O furacão encontra-se a cerca de 135 quilómetros a sudoeste de Manzanillo (Colima) e vai provocar “chuva forte”, bem como “violentas rajadas de vento e ondas altas nos estados do Pacífico Central”.

O Patricia, cujo olho tem nove quilómetros de diâmetro, desloca-se para norte a 19 quilómetros por hora e com ventos de 325 km/h, com rajadas até 400 km/h.

Segundo a CNNo “Patrícia” é o mais forte furacão alguma vez registado, e o mais perigoso da história.

Atualmente, o furacão encontra-se a 220 quilómetros a sul do cabo Corrientes (Jalisco) e a 155 quilómetros a sul da Playa Perula, Jalisco, por onde as autoridades pensam que vai atingir terra.

“É altamente provável que o olho do Patricia comece a passar sobre Playa Perula e Playa Chamela, no sul do Estado de Jalisco e a 95 quilómetros de Manzanillo, Colima, ao final da tarde, às 18:00 locais (24h de Lisboa)”, indica o boletim.

NASA

O imponente furacão Patrícia visto do espaço, fotografado na Estação Espacial Internacional

O assustador furacão Patrícia visto do espaço, fotografado a partir da Estação Espacial Internacional

A Proteção civil mexicana colocou sob alerta vermelho (perigo máximo) o Estado de Colima, centro e costa de Jalisco e o centro e sul de Nayarit, assim como o centro e sul de Michoacán.

O Patricia, 16.º furacão da temporada, formou-se na noite de terça-feira nas águas do Pacífico e na quinta-feira converteu-se num furacão, tendo em horas alcançado a máxima categoria da escala Saffir-Simpson.

Contactada pela agência Lusa, a embaixada de Portugal no México esclareceu que a comunidade portuguesa que possa vir a ser afetada pela passagem do furacão já se encontra alertada.

A embaixada referiu também que, até ao momento, não foi informada sobre a presença de turistas em Jalisco, o primeiro Estado mexicano a ser atingido pelo furacão.

No último boletim, o SMN detalha que às 13:00 locais (19:00 em Lisboa) o furacão, de categoria 5, o máximo na escala de Saffir-Simpson, está “extremamente perigoso” e que prevê que o seu olho se aproxime das costas de Jalisco, oeste do México, ainda esta tarde (hora local).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …

"Sozinhos e perdidos nas contas". O filme da direita segundo Centeno

O tempo das derrapagens e dos orçamentos retificativos pertence ao passado, defendeu, este sábado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerando que PSD e CDS-PP estiveram na presente legislatura "sozinhos e perdidos nas contas". Estas críticas …