O maior furacão da história aproxima-se do México com rajadas de 400 km/h

NYT / NOAA GOES-West

Aproximação do furacão Patrícia à costa do México (esquema NYT com imagens de satélite da NOAA)

O olho do furacão Patrícia (circulo interior) tem 9km de diâmetro, e a espiral tem 800km de diâmetro (esquema NYT com imagens de satélite da NOAA)

O furacão Patricia avança esta sexta-feira com rapidez pelo Pacífico até à costa ocidental do México e regista rajadas de vento de 400 quilómetros/hora, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em alerta máximo, o México está a ser atingido pelo maior furacão jamais visto na história da meteorologia – e o seu efeito pode ser devastador para o país.

O furacão encontra-se a cerca de 135 quilómetros a sudoeste de Manzanillo (Colima) e vai provocar “chuva forte”, bem como “violentas rajadas de vento e ondas altas nos estados do Pacífico Central”.

O Patricia, cujo olho tem nove quilómetros de diâmetro, desloca-se para norte a 19 quilómetros por hora e com ventos de 325 km/h, com rajadas até 400 km/h.

Segundo a CNNo “Patrícia” é o mais forte furacão alguma vez registado, e o mais perigoso da história.

Atualmente, o furacão encontra-se a 220 quilómetros a sul do cabo Corrientes (Jalisco) e a 155 quilómetros a sul da Playa Perula, Jalisco, por onde as autoridades pensam que vai atingir terra.

“É altamente provável que o olho do Patricia comece a passar sobre Playa Perula e Playa Chamela, no sul do Estado de Jalisco e a 95 quilómetros de Manzanillo, Colima, ao final da tarde, às 18:00 locais (24h de Lisboa)”, indica o boletim.

NASA

O imponente furacão Patrícia visto do espaço, fotografado na Estação Espacial Internacional

O assustador furacão Patrícia visto do espaço, fotografado a partir da Estação Espacial Internacional

A Proteção civil mexicana colocou sob alerta vermelho (perigo máximo) o Estado de Colima, centro e costa de Jalisco e o centro e sul de Nayarit, assim como o centro e sul de Michoacán.

O Patricia, 16.º furacão da temporada, formou-se na noite de terça-feira nas águas do Pacífico e na quinta-feira converteu-se num furacão, tendo em horas alcançado a máxima categoria da escala Saffir-Simpson.

Contactada pela agência Lusa, a embaixada de Portugal no México esclareceu que a comunidade portuguesa que possa vir a ser afetada pela passagem do furacão já se encontra alertada.

A embaixada referiu também que, até ao momento, não foi informada sobre a presença de turistas em Jalisco, o primeiro Estado mexicano a ser atingido pelo furacão.

No último boletim, o SMN detalha que às 13:00 locais (19:00 em Lisboa) o furacão, de categoria 5, o máximo na escala de Saffir-Simpson, está “extremamente perigoso” e que prevê que o seu olho se aproxime das costas de Jalisco, oeste do México, ainda esta tarde (hora local).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …