O hotel mais antigo do mundo é da mesma família há mais de 1.300 anos

O hotel Nishiyama Onsen Keiunkan, no Japão, foi fundado em 705 e recebe hóspedes há mais de 1.300 anos. A pousada de águas termais é administrada pela mesma família há 52 gerações.

A pousada de 37 quartos fica no sopé das Montanhas Akaishi, também conhecidas como Alpes do Sul do Japão, a aproximadamente 140 quilómetros do Monte Fuji, de acordo com o Interesting Engineering. Desde que abriu as suas portas, há 1.316 anos, toda a água quente vem diretamente das fontes locais de Hakuho.

Graças à sua proximidade às fontes termais, o hotel, chamado onsen – uma fonte termal ou uma casa de hóspedes construída em torno de fontes termais – possui banhos termais de origem natural em cada quarto de hóspedes, bem como banhos termais públicos para os hóspedes nas principais áreas da pousada.

A utilização de fontes termais está associada a uma série de benefícios para a saúde, o que explica por que pessoas de todo o mundo procuram regularmente fontes de água mineral quente.

No Japão, até os animais gostam de fontes termais. Os macacos japoneses que vivem no parque de macacos Jigokudani são famosos por tomar banho nas fontes termais próximas.

À medida que a água aquecida no subsolo se infiltra pelas camadas de rocha no seu caminho para a superfície, pode acumular muitos minerais diferentes, que se dissolvem nas águas. De cálcio e magnésio a sódio e sulfato, há muito que se acredita que estas fontes minerais oferecem propriedades curativas.

Desde que Fujiwara Mahito construiu a pousada, esta passou por uma série de remodelações, uma delas em 1997. Mesmo assim, a pousada manteve o seu estilo arquitetónico tradicional onsen e apresenta elementos de estilo washitsu com tatames e arte e móveis japoneses clássicos em todos os quartos e instalações.

Este estilo inclui muita madeira. Com altos níveis de humidade, tufões frequentes e muitos terramotos, a madeira era tradicionalmente preferencial quando comparada a outros materiais como a pedra, mesmo para grandes edifícios. É um recurso disponível, oferece mais ventilação, é mais flexível e pode ser mais durável nessas condições.

Combinando esses materiais naturais com o estilo de arquitetura tipicamente minimalista japonesa, a natureza e a sustentabilidade estão interligadas para criar uma atmosfera relaxante.

Os telhados, além de agradáveis ​​à vista, são também projetados para proteger as janelas da chuva.

Em 2011, o Guinness World Records reconheceu o hotel como o mais antigo do mundo. O Japão também possui o segundo hotel mais antigo do mundo, o Hōshi Ryokan.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …