O FITEI está em risco

fitei.com

-

O novo presidente da direção do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), Jorge Ribeiro, disse à Lusa que vai ser difícil a concretização do evento deste ano.

O novo presidente do festival, eleito em assembleia-geral na noite de segunda-feira, afirmou que “será muito difícil a realização do FITEI“, que deixou de contar com apoio da Direção-Geral das Artes no ano passado, mas sublinhou que o objetivo é “não deixar cair uma instituição como esta”.

As eleições para a direção do FITEI realizaram-se na sequência da demissão do anterior presidente, Mário Moutinho, que explicou à Lusa que o FITEI “tem que ter uma dinâmica muito própria e uma discussão profunda sobre o que fazer e como fazer”, envolvendo pessoas novas com “novas formas de atuar”, concordando que o objetivo principal deve ser que o FITEI não acabe.

Numa mensagem escrita à Lusa, Jorge Ribeiro referiu que a lista candidata foi “apoiada pelos fundadores do FITEI – Júlio Cardoso, António Reis e Estrela Novais – e integra outras figuras, como o advogado Guilherme Figueiredo, Júlio Gago, do TEP (Teatro Experimental do Porto), Manuela Espírito Santo, João Fernandes e o encenador Eduardo Freitas”.

fitei.com

-

“Há muitas coisas pendentes e nós, esta semana e após a eleição desta segunda-feira, é que vamos tomar conhecimento de alguns pormenores e de mais outras coisas que estavam na mão do anterior presidente”, afirmou Jorge Ribeiro.

Mário Moutinho considera que há condições para fazer um FITEI, que costuma ter lugar entre abril e maio de cada ano, ainda que de forma mais pequena do que em edições anteriores.

O anterior responsável do festival lembrou que há parcerias internacionais ainda em vigor com festivais em Espanha e França, financiadas por fundos europeus, para além das eventuais parcerias nacionais.

Segundo a página da instituição, o FITEI realiza-se ininterruptamente desde 1978, no Porto, tendo já recebido diversos prémios e sido considerado instituição de utilidade pública.

“No total, foram programados 710 espetáculos e realizadas 1.434 representações, para cerca de 960.000 espectadores, para além de inúmeras de atividades paralelas, atividades extraprograma e espetáculos em extensão”, refere o mesmo texto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …

Empresa portuguesa arrisca multa por enviar ilegalmente resíduos de plástico para a Roménia

Uma empresa portuguesa foi apanhada a enviar resíduos de plástico para a Roménia sem cumprir os requisitos necessários para o fazer. Segundo noticia o Público, a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento …

Marcos Freitas e Fu Yu brilham no ténis de mesa, Yolanda Sequeira avança no surf

Do ténis de mesa ao surf, a armada portuguesa em Tóquio tem estado em destaque. Marcos Freitas, Fu Yu e Yolanda Sequeira progrediram nas suas respetivas competições. O português Marcos Freitas apurou-se hoje para os oitavos …

Um pouco por todo o mundo, protesta-se contra o "passaporte da escravidão" às vacinas

O fim-de-semana foi marcado por manifestações em Itália, na Grécia, na França, no Reino Unido e na Austrália contra as proibições a quem não tem certificados de vacinação ou testes PCR. Vários governos têm apertado as …

Benfica à procura de fazer cortes no ataque. Carlos Vinícius será o primeiro a cair

Carlos Vinícius continua a não fazer parte das contas de Jorge Jesus e deverá estar de saída. O Benfica quer reduzir o leque de avançados do clube. O Benfica continua a estudar o mercado à procura …