/

O efeito de estufa (à volta da casa) tem vantagens

Um casal sueco encontrou uma solução engenhosa e sustentável para poupar energia, cultivar a sua própria comida e ainda manter a casa aquecida – o que, no frio de Estocolmo, não é mero detalhe: construiu a uma estufa de vidro à volta da casa.

Segundo o casal Charles Sacilotto e Marie Granmar, no período de janeiro, por exemplo, em que as temperaturas costumam rondar os 2 graus negativos, a acumulação de energia solar no interior da estufa mantém o termómetro da casa entre 15 e 20°C.

Os quatro milímetros de vidro que abraçam a residência foram projectados para proteger também a casa dos elementos naturais, mantendo-a sempre nova, visto que a chuva, a neve ou mesmo o vento nunca incidem directamente contra suas paredes de madeira.

Mas o espaço entre a estufa e a casa oferece ainda mais possibilidades.

O telhado foi transformado em terraço, com um espaço para banhos de sol, leitura ou para as crianças brincarem – e até tem um pequeno lago com peixinhos dourados.

Como se não bastasse, o interior da estufa ainda permite cultivar frutas e vegetais que, no exterior, não sobreviveriam ao rigoroso inverno sueco.

Ainda que a família aproveite a água da chuva para as necessidades da casa e para regar as plantas, além de transformar o seu lixo orgânico em adubo, segundo Scilotto a casa não é totalmente auto-sustentável.

Durante os meses mais inclementes do rigoroso inverno sueco, é necessário recorrer a aquecedores eléctricos.

Mas ainda assim, diz Marie, a família deixa de ligar o aquecedor menos três meses por ano do que normalmente o inverno exigiria.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.