O dinheiro traz mesmo felicidade

António Belchior / Jogos Santa Casa

-

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatísticas britânico (ONS, na sigla em inglês) contraria o ditado que diz que o dinheiro não traz felicidade: o nível de bem-estar das famílias está mesmo relacionado com o recheio da conta bancária. 

De acordo com o relatório do ONS, “a satisfação com a vida, a valorização pessoal e o nível de felicidade aumentam, e a ansiedade diminui, à medida que aumenta a riqueza do agregado familiar”, nomeadamente o dinheiro na conta bancária, ações ou as poupanças para os filhos.

O que faz aumentar a sensação de felicidade é a riqueza acumulada, mas não as propriedades. A relação entre a satisfação pessoal e as propriedades – tais como carros, iates, obras de arte e antiguidades – só se torna significativa para os 20% mais ricos.

No entanto, apesar de aumentar a satisfação com a vida, ser rico não reduz a ansiedade nem aumenta a auto-estima.

Para elaborar este “Índice de Felicidade”, o INE britânico pede a milhares de cidadãos que avaliem os seus níveis de felicidade e de ansiedade, além de quão satisfeitos estão com a vida e quão valorizados se sentem. Os resultados são então analisados sob diferentes pontos de vista, desde a saúde física aos rendimentos, propriedades e poupanças.

O relatório, citado pelo Telegraph, descreve que “os resultados indicam que, no geral, à medida que a riqueza acumulada aumenta, aumentam também os níveis de satisfação com a vida”.

Outros estudos do ONS mostraram que a saúde, o tipo de contrato de trabalho e as relações pessoais também tinham ligações fortes com altos níveis de bem-estar.

Contudo, o relatório ressalva que “apesar de a análise mostrar a natureza, proporção e força da relação entre uma característica ou circunstância pessoal específica e o bem-estar individual, não podemos dizer com certeza que aquela característica ou circunstância tenha causado maior ou menos bem-estar”.

Se é dos que ainda assim prefere acreditar no ditado, talvez possa fazer uma pequena cedência, como o fez Ronald Reagan: “O dinheiro não pode comprar felicidade, mas pode dar-nos um melhor conjunto de memórias”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …