/

Nutella com desconto de 70% gera o caos nos supermercados franceses

2

owlgray / Flickr

As pessoas pareciam “famintas”, “saltavam umas por cima das outras”

Cabelos arrancados, clientes aos berros e empurrões, e filas intermináveis. Eis como tem sido o ambiente em vários supermercados franceses por causa de um desconto de 70% promovido pela cadeia Intermarché nos frascos de 950 gramas de Nutella.

O creme de chocolate de barrar está a ser vendido em vários Intermarché a 1,40 euros, quando o preço habitual é de 4,50 euros. O desconto de 70%, que a cadeia de supermercados francesa vai manter até este sábado, está a provocar muitos distúrbios e, nalguns casos, até foi preciso chamar a polícia.

Pelas redes sociais vários vídeos e fotografias dão conta do caos e da histeria vivida em vários estabelecimentos comerciais. “As pessoas correram, empurraram e partiram tudo. Foi uma orgia”, explica um funcionário de um dos supermercados afectados, conforme declarações citadas pelo jornal francês Le Figaro.

Outro funcionário de um outro espaço comercial fala em “loucura” e diz que houve momentos de “tensão” e que “parecia que estávamos no primeiro dia dos saldos”.

Às oito da manhã, antes da abertura dos supermercados, já havia filas de espera de 200 pessoas nalguns locais. E em muitos deles, os frascos de Nutella esgotaram em cerca de 10 minutos, como explica um funcionário de um Intermarché à FranceInfo.

Num supermercado, o director do espaço teve que socorrer-se da protecção de um elemento da segurança para distribuir apenas um frasco por cliente.

As pessoas pareciam “famintas”, “saltavam umas por cima das outras”, relata a este canal de televisão o funcionário que não se quis identificar, notando que chegou a ver uma mulher com “arranhões no braço”.

As pessoas estavam agressivas. Tentavam agarrar os frascos e ameaçavam-nos”, revela na FranceInfo a directora de um estabelecimento comercial em Metz, salientando que a venda teve que ser limitada a três frascos por pessoa.

Para a maioria dos espaços foi impossível gerir tanta procura, com a maioria deles a venderem em poucos minutos aquilo que vendem, habitualmente, em três meses.

“Alguns clientes vieram no dia anterior às promoções para esconder os frascos de Nutella noutros locais e assim, evitar que outros pudessem levá-los”, conta à FranceInfo o director de um Intermarché em Loire.

A promoção começou na quinta-feira e o Intermarché anunciou que pretende mantê-la até este sábado, apesar dos distúrbios verificados um pouco por toda a França. Todavia, alguns supermercados já estão com ruptura de stocks.

O Grupo Mosqueteiros, que detém o Intermarché, veio entretanto salientar que ficou “surpreendido pela amplitude deste evento excepcional”, manifestando ainda que está “desolado com os inconvenientes sentidos pelos clientes”.

Já a empresa italiana Ferrero, que detém a Nutella, veio demarcar-se da promoção, frisando que foi assumida de “forma unilateral” pelo Intermarché, e sublinhando que “deplora esta operação e as suas consequências que criam confusão e decepção no espírito dos consumidores”.

SV, ZAP //

2 Comments

  1. Façam o favor de verificarem somente isto…
    Óleo de palma provoca cancro quando é refinado gera glicidol, isto quando ultrapassa os 190º, uma substância altamente cancerígena. No Brasil chamam Óleo de Dendê.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.