Pedro Nuno Santos foi o mais aplaudido (e Costa não gostou nada)

Paulo Cunha / Lusa

Pedro Nuno Santos, durante o segundo dia do 22º Congresso Nacional do Partido Socialista

Pedro Nuno Santos, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, fez o discurso mais aplaudido durante o Congresso do PS do passado fim-de-semana, ofuscando até as intervenções do líder António Costa. Uma situação que desagradou ao primeiro-ministro.

“Pela primeira vez num congresso do PS o potencial futuro líder roubou protagonismo ao actual líder”. O facto inédito é salientado pelo jornal Sol que destaca que António Costa não gostou nada de ficar na sombra de Pedro Nuno Santos que fez a intervenção mais aplaudida do Congresso do PS do passado fim-de-semana.

O Secretário de Estado socialista fez um discurso muito virado à esquerda, o que choca com a postura mais centrista que é aposta de António Costa para as próximas eleições legislativas. E ainda por cima, mereceu maior aprovação dos Congresso do que as intervenções do primeiro-ministro.

Foi ainda durante o Congresso que Costa deu o “primeiro sinal da incomodidade” com o sucesso de Pedro Nuno Santos, refere o Sol, lembrando o aviso do primeiro-ministro que disse, no discurso de encerramento, que ainda “não meteu os papéis para a reforma“.

Mas se António Costa ainda não se reformou, estará ciente de que ou consegue a maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, ou começa a perder terreno como líder socialista. E Pedro Nuno Santos é o nome que parece estar a ganhar mais força para a sucessão.

Já se especula que o actual Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares pode candidatar-se a secretário-geral do PS já no próximo Congresso, em vez de esperar pelo de 2022. Entretanto, não se sabe se Costa terá na manga alguma “vingança” preparada para o seu mais provável sucessor.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. … António Costa USURPOU o cargo que Democraticamente era de António José Seguro. António Costa não está habituado nem sabe nem tem qualidades para ganhar eleições democraticamente nem em atos eleitorais.

    • E já agora, USURPOU também o lugar que democraticamente era de Passos Coelho. Este primeiro-ministro não vale nada nem tem qualquer caráter.

    • Como se costuma dizer… Há males que vêm por bem. Seguro é um imbecil e nem socialista deveria ser considerado. É daquela ala do PS mais a pender para o neoliberalismo a piscar o olho ao PSD. Para Seguro, o combate ao fosso e às desigualdades sociais não é uma prioridade, como de resto estava bem patente no seu manifesto eleitoral. Já Costa, tanto no manifesto como depois na prática. Desde que Costa está no Governo, o desemprego diminuiu, por medidas como a diminuição do IVA na restauração para metade, entre muitas outras, a habitação está também a sofrer alterações na lei para combater a especulação imobiliária e dar tecto aos mais desfavorecidos, o IRS tem escalões mais justos, e este governo fez com que salários até 632 Euros não paguem IRS. As grandes fortunas passaram a pagar mais impostos, as pensões mais baixas aumentaram, enfim… A lista é interminável.

      As boas notícias é que se Costa já estava mais à Esquerda de Seguro, então Pedro Nuno Santos, ainda está mais à Esquerda do que Costa. Portanto não espere pela peçonha segurista tão cedo de volta ao PS.

      • E eu que julgava que a diminuição do IVA é para beneficiar os consumidores. Afinal, era para financiar, por via fiscal, um sector empresarial. Os consumidores, esses não viram os preços nas ementas diminuírem.

  2. Só uma perguntinha a António Costa: “Alguma vez ganhou as eleições com maioria absoluta? Um ganhador derrotado, se não fosse a geringonça estava de partida mas a reforma antecipada, ou en”costa-do” a uma empresa como consultor de qual quer coisinha, desde que desse uns €uritos à sobrevivência.

  3. Não é só Costa que deve ter cuidado com Pedro Nunes..
    Também o país deve estar alerta. Pedro Nunes Santos é um ditador em potência, cujo lugar deveria ser no BE.
    Sócrates ao seu lado é um anjinho…

  4. Inacreditável!!! Portugal não pode mesmo viver tranquilo!!! Existe, de um ou outro modo, uma necessidade quase absoluta para construir dificuldades!!! Nem o melhor psiquiatra do mundo curará este país de estranha gentes!!!!
    Quem teria sido capaz de dar a volta a uma situação tão dramática como a que estávamos a viver antes de António Costa chegar? As adversidades eram sobejamente conhecidas, e não seria de forma alguma o partido mais votado nas eleições, que teria dado a volta como o fez António Costa,. A sua extraordinária capacidade de criar dialogos, sinergias e o seu optismo, aliados a horizontes de natureza antropológica e ética, orientam uma atitude politica e humana de valia ímpar neste país que «tem medo de existir» , que tem medo de permanecer «em alta». «Velhos do restelo» e mensageiros do mal e da dúvida, tirem férias e levem o SOL artificial convosco.

    • sra. Maria Pode dar o nome de “António Costa” a meninos e meninas ou animais de estimação que tenha por casa mas não venha para aqui com demagogias impróprias para gente atenta, que paga impostos e anda aqui de cabeça erguida. Os truques de ilusionismo quando são bem feitos demoram a ser descobertos, fique atenta!

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …