Nuno Melo: Vox não é um partido de extrema-direita

Estela Silva / Lusa

O eurodeputado Nuno Melo, do CDS/PP

O cabeça de lista do CDS-PP às europeias, Nuno Melo, considera que o partido espanhol Vox não é um partido de extrema-direita e admite que venha a integrar a mesma família política europeia que CDS e PSD.

“O Vox estará para o Partido Popular [espanhol] como a Aliança está para o PSD”, afirmou Nuno Melo, em entrevista à Lusa, referindo-se à recém-formada Aliança, de Pedro Santana Lopes, que considera “uma dissidência” do PSD.

Para Nuno Melo, candidato a um terceiro mandato no Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio, “o Vox é catalogado de extrema-direita”, mas quem o qualifica assim devia “conhecer” e “ler o programa do Vox”.

“O presidente do Vox [Santiago Abascal] era do PP, é um basco filho de um histórico do PP, que no essencial tem a agenda política do PP com duas diferenças fundamentais, que têm que ver com as tradições, que mobilizam muito em Espanha: a festa taurina e a caça. E depois, uma outra circunstância que levou a que fosse considerado radical, a questão das autonomias”, afirma.

Para o eurodeputado e vice-presidente do CDS, “90% do que está no programa do Vox encontra-se no [programa do] PP“, tal como “nos Ciudadanos encontra muito do PSOE e do PP”.

“O Vox beneficia de uma intuição ou perceção do eleitorado no sentido que o PP também não foi dando as tais respostas para problemas sentidos, beneficia também dos escândalos de corrupção que afetaram o PP, como afetaram o PSOE, beneficia de uma instabilidade geopolítica que tem muito a ver com a Catalunha, com esta forma do governo que, para permitir a ascensão do Pedro Sánchez, vai buscar antigos etarras e radicais independentistas catalães”, enumera como elementos de um “caldo [que] potencia o surgimento do Vox”.

Volto a insistir, leiam o programa. Não vão pelos títulos, nem pelos rótulos”, reitera o eurodeputado, qualificando o Vox como “uma deriva do PP”, um “partido de direita” – “Talvez à direita do CDS em Portugal, mas é um partido de direita“.

“Verão que é um partido europeísta, um partido que defende muito o que defende o PP, muito o que defende o PSOE, e tem estas três circunstâncias”. “Não estranharia, por exemplo, que o Vox viesse no final a entrar no PPE“, admite, referindo-se à maior família política europeia, o Partido Popular Europeu (PPE), de que fazem parte o CDS e o PSD.

Questionado sobre a permanência no PPE, embora suspenso, do Fidesz, do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, admite que “gostava que o partido ficasse”, porque isso “significava que tinha-se verificado que não violava os princípios fundacionais do PPE e que tinha-se comprometido com esses valores em relação ao futuro”.

“Ao demonizarmos o Fidesz não ganhamos nada. Devemos é, pelo contrário, fazer tudo para que o Fidesz se recoloque na linha da moderação”, defende, acrescentando preferir “ter o Fidesz a ultrapassar problemas, mas mantendo-se preso às democracias e àquilo que elas significam”.

“O que fizemos foi um sinal muito claro em relação ao Fidesz e em relação a Viktor Orbán. Teve um custo político, com os socialistas e toda a esquerda de pé a aplaudir. Mas o que fizemos foi por uma razão de princípio”, sublinha. E critica os socialistas europeus, e particularmente o PS, por não ter atitude semelhante em relação à Roménia, à Eslováquia ou a Malta.

“O que se passa hoje na Roménia é muito pior do que o que se passa na Hungria. E temos a comissária romena [Corina Cretu] a vir dar a mão para salvar o Pedro Marques”, acusa, referindo-se à notícia, divulgada pela SIC, de um vídeo da comissária elogiando o cabeça de lista do PS, Pedro Marques.

“Ou seja, em vez de censurar o governo da Roménia, o PS pede ajuda e dá-lhe a mão“, censura – “Não está a ver propriamente o PPE, o CDS ou o PSD a pedir a quem seja para vir cá dar a mão na nossa campanha”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá ver, como designamos os partidos à direita do CDS? Então não é extrema-direita? Só não vê o Vox como extrema-direita quem já está na extrema-direita. Será o caso de Nuno Melo?

  2. Tudo o que é contra a extrema esquerda pelos vistos é extrema direita.. É por defender a abolição do aborto?!.. Nesta sociedade em que não é permitida a eutanásia, que é o próprio dizer que quer morrer, mas podem se matar bebés, sem estes terem escolha, aos milhares por ano, por caprichos, ou vontades no mínimo questionáveis.. Mas como é para a mulher vale tudo.. Matam se bebes e discriminam se os homens, as mulheres podem tudo.. Os homens que paguem os golpes da barriga, e façam o que as mulheres mandam, assim está bem já é democracia, a mulher manda e o homem faz.. Só mansos e masoquistas tugas..

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …