Nuno Melo: Vox não é um partido de extrema-direita

Estela Silva / Lusa

O eurodeputado Nuno Melo, do CDS/PP

O cabeça de lista do CDS-PP às europeias, Nuno Melo, considera que o partido espanhol Vox não é um partido de extrema-direita e admite que venha a integrar a mesma família política europeia que CDS e PSD.

“O Vox estará para o Partido Popular [espanhol] como a Aliança está para o PSD”, afirmou Nuno Melo, em entrevista à Lusa, referindo-se à recém-formada Aliança, de Pedro Santana Lopes, que considera “uma dissidência” do PSD.

Para Nuno Melo, candidato a um terceiro mandato no Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio, “o Vox é catalogado de extrema-direita”, mas quem o qualifica assim devia “conhecer” e “ler o programa do Vox”.

“O presidente do Vox [Santiago Abascal] era do PP, é um basco filho de um histórico do PP, que no essencial tem a agenda política do PP com duas diferenças fundamentais, que têm que ver com as tradições, que mobilizam muito em Espanha: a festa taurina e a caça. E depois, uma outra circunstância que levou a que fosse considerado radical, a questão das autonomias”, afirma.

Para o eurodeputado e vice-presidente do CDS, “90% do que está no programa do Vox encontra-se no [programa do] PP“, tal como “nos Ciudadanos encontra muito do PSOE e do PP”.

“O Vox beneficia de uma intuição ou perceção do eleitorado no sentido que o PP também não foi dando as tais respostas para problemas sentidos, beneficia também dos escândalos de corrupção que afetaram o PP, como afetaram o PSOE, beneficia de uma instabilidade geopolítica que tem muito a ver com a Catalunha, com esta forma do governo que, para permitir a ascensão do Pedro Sánchez, vai buscar antigos etarras e radicais independentistas catalães”, enumera como elementos de um “caldo [que] potencia o surgimento do Vox”.

Volto a insistir, leiam o programa. Não vão pelos títulos, nem pelos rótulos”, reitera o eurodeputado, qualificando o Vox como “uma deriva do PP”, um “partido de direita” – “Talvez à direita do CDS em Portugal, mas é um partido de direita“.

“Verão que é um partido europeísta, um partido que defende muito o que defende o PP, muito o que defende o PSOE, e tem estas três circunstâncias”. “Não estranharia, por exemplo, que o Vox viesse no final a entrar no PPE“, admite, referindo-se à maior família política europeia, o Partido Popular Europeu (PPE), de que fazem parte o CDS e o PSD.

Questionado sobre a permanência no PPE, embora suspenso, do Fidesz, do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, admite que “gostava que o partido ficasse”, porque isso “significava que tinha-se verificado que não violava os princípios fundacionais do PPE e que tinha-se comprometido com esses valores em relação ao futuro”.

“Ao demonizarmos o Fidesz não ganhamos nada. Devemos é, pelo contrário, fazer tudo para que o Fidesz se recoloque na linha da moderação”, defende, acrescentando preferir “ter o Fidesz a ultrapassar problemas, mas mantendo-se preso às democracias e àquilo que elas significam”.

“O que fizemos foi um sinal muito claro em relação ao Fidesz e em relação a Viktor Orbán. Teve um custo político, com os socialistas e toda a esquerda de pé a aplaudir. Mas o que fizemos foi por uma razão de princípio”, sublinha. E critica os socialistas europeus, e particularmente o PS, por não ter atitude semelhante em relação à Roménia, à Eslováquia ou a Malta.

“O que se passa hoje na Roménia é muito pior do que o que se passa na Hungria. E temos a comissária romena [Corina Cretu] a vir dar a mão para salvar o Pedro Marques”, acusa, referindo-se à notícia, divulgada pela SIC, de um vídeo da comissária elogiando o cabeça de lista do PS, Pedro Marques.

“Ou seja, em vez de censurar o governo da Roménia, o PS pede ajuda e dá-lhe a mão“, censura – “Não está a ver propriamente o PPE, o CDS ou o PSD a pedir a quem seja para vir cá dar a mão na nossa campanha”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá ver, como designamos os partidos à direita do CDS? Então não é extrema-direita? Só não vê o Vox como extrema-direita quem já está na extrema-direita. Será o caso de Nuno Melo?

  2. Tudo o que é contra a extrema esquerda pelos vistos é extrema direita.. É por defender a abolição do aborto?!.. Nesta sociedade em que não é permitida a eutanásia, que é o próprio dizer que quer morrer, mas podem se matar bebés, sem estes terem escolha, aos milhares por ano, por caprichos, ou vontades no mínimo questionáveis.. Mas como é para a mulher vale tudo.. Matam se bebes e discriminam se os homens, as mulheres podem tudo.. Os homens que paguem os golpes da barriga, e façam o que as mulheres mandam, assim está bem já é democracia, a mulher manda e o homem faz.. Só mansos e masoquistas tugas..

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …