Nuno Melo avança com moção de estratégia global. “Eleitores não querem marcas brancas”

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo

A três dias em que será eleito o sucessor de Assunção Cristas, um grupo de dirigentes, autarcas e ex-deputados da velha guarda decidiram avançar com uma moção de estratégia global para o CDS.

“Os eleitores não querem marcas brancas, querem marcas registadas. Não querem coisas desnatadas.” Segundo Nuno Melo, o objetivo da moção é defender a matriz “conservadora” do partido, sem excluir que esta tomada de posição acabe por tomar a forma de uma candidatura em congresso.

O Expresso avança este sábado que, entre os subscritores, encontram-se vários pesos-pesados do CDS, como Nuno Melo e Telmo Correia, os ex-deputados Hélder Amaral, João Rebelo e Álvaro Castello-Branco ou o presidente do CDS Madeira, Rui Barreto. Destes nomes, tanto Nuno Melo como Telmo Correia já vieram declarar indisponibilidade para entrarem na corrida à sucessão de Cristas.

Ainda assim, isto não inviabiliza que a moção possa abrir espaço para que surja um candidato nesta área. A moção “tanto pode resultar em nada como em alguma coisa”, admite Melo, em declarações ao semanário.

A ideia-base para o documento estratégico passa por “refletir sobre o papel da direita em Portugal, no século XXI, partindo de uma perspetiva conservadora”, a matriz que poderia estar a diluir-se e que os subscritores da moção querem defender a todo o custo.

Sou do CDS por causa desta perspetiva conservadora. E o CDS precisa de marcas identitárias”, sustenta Nuno Melo. Daí o partido não poder transformar-se numa “marca branca”, um argumento muito semelhante aos que têm sido utilizados pelos críticos da direção de Assunção Cristas, que apontam responsabilidades à líder pela diluição da identidade do CDS e um excesso de pragmatismo.

Este documento surge também como um meio de reflexão para o papel que o CDS-PP pode assumir. “Na Europa vemos que uns partidos desaparecem e outros emergem; nada é eterno e Portugal não é imune a isto. O CDS é fundamental e não faz sentido que seja substituído por outros partidos, antigos ou novos”, declarou o eurodeputado.

Os subscritores querem, assim, assumir a matriz conservadora do CDS. Se para isso precisarão de um candidato próprio, só o tempo o dirá.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …