Nuno Melo avança com moção de estratégia global. “Eleitores não querem marcas brancas”

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo

A três dias em que será eleito o sucessor de Assunção Cristas, um grupo de dirigentes, autarcas e ex-deputados da velha guarda decidiram avançar com uma moção de estratégia global para o CDS.

“Os eleitores não querem marcas brancas, querem marcas registadas. Não querem coisas desnatadas.” Segundo Nuno Melo, o objetivo da moção é defender a matriz “conservadora” do partido, sem excluir que esta tomada de posição acabe por tomar a forma de uma candidatura em congresso.

O Expresso avança este sábado que, entre os subscritores, encontram-se vários pesos-pesados do CDS, como Nuno Melo e Telmo Correia, os ex-deputados Hélder Amaral, João Rebelo e Álvaro Castello-Branco ou o presidente do CDS Madeira, Rui Barreto. Destes nomes, tanto Nuno Melo como Telmo Correia já vieram declarar indisponibilidade para entrarem na corrida à sucessão de Cristas.

Ainda assim, isto não inviabiliza que a moção possa abrir espaço para que surja um candidato nesta área. A moção “tanto pode resultar em nada como em alguma coisa”, admite Melo, em declarações ao semanário.

A ideia-base para o documento estratégico passa por “refletir sobre o papel da direita em Portugal, no século XXI, partindo de uma perspetiva conservadora”, a matriz que poderia estar a diluir-se e que os subscritores da moção querem defender a todo o custo.

Sou do CDS por causa desta perspetiva conservadora. E o CDS precisa de marcas identitárias”, sustenta Nuno Melo. Daí o partido não poder transformar-se numa “marca branca”, um argumento muito semelhante aos que têm sido utilizados pelos críticos da direção de Assunção Cristas, que apontam responsabilidades à líder pela diluição da identidade do CDS e um excesso de pragmatismo.

Este documento surge também como um meio de reflexão para o papel que o CDS-PP pode assumir. “Na Europa vemos que uns partidos desaparecem e outros emergem; nada é eterno e Portugal não é imune a isto. O CDS é fundamental e não faz sentido que seja substituído por outros partidos, antigos ou novos”, declarou o eurodeputado.

Os subscritores querem, assim, assumir a matriz conservadora do CDS. Se para isso precisarão de um candidato próprio, só o tempo o dirá.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …