“Nunca tive um processo como este”. Juiz Carlos Alexandre “surpreendido” com o caso Tancos

João Relvas / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar “surpreendido” com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. “Nunca tive um processo como este”, terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso “mostra como está a funcionar a máquina do Estado”.

Estes desabafos de Carlos Alexandre foram feitos em pleno tribunal, no âmbito dos interrogatórios da fase de instrução do processo aos coronéis da GNR Amândio Marques e Taciano Correia.

O magistrado confessou a sua “estranheza”, perante arguidos, procuradores e advogados, com alguns dos factos reportados no processo, como apurou a Rádio Renascença junto de fontes judiciais. Já a SIC aponta que o juiz ficou “surpreendido”.

“Nunca tive um processo como este”, terá desabafado Carlos Alexandre, considerando que o caso de Tancos “mostra como está a funcionar a máquina do Estado”, como cita a Renascença.

O juiz considera estranho, nomeadamente, que a “Procuradoria-Geral da República tenha recebido informação sobre uma intenção criminosa“, ou seja, o roubo do material de Tancos que foi comunicado à Procuradora do Porto, e que “não tenha elaborado qualquer documento” sobre o assunto, aponta a mesma Rádio.

Carlos Alexandre também não entende como é que a Polícia Judiciária manteve “contactos com informadores e que disso não haja referência nos autos“.

Nos interrogatórios desta segunda-feira, Taciano Correia, antigo director do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da GNR que foi substituído pelo seu adjunto, Amândio Marques, disse em tribunal ter aceite o pedido de colaboração feito pelo ex-director da Polícia Judiciária Militar (PJM), Luís Vieira, para a recuperação do material roubado.

Taciano Correia garantiu que Amândio Marques “estava a par de tudo”, que “sabia da colaboração dos agentes da GNR à operação da PJM para recuperar as armas”. Amândio Marques negou esta versão, assegurando que autorizou a colaboração com a PJM, mas que “não sabia que era o caso de Tancos”.

O debate instrutório do caso de Tancos foi agendado para os dias 2 e 3 de Abril, como apurou a Renascença. Depois disso, Carlos Alexandre decidirá se há ou não há indícios suficientes para levar o caso a julgamento. São 23 os arguidos do processo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Sr. Juiz diz tudo o que lhe apetece acerca de todos e de tudo para que a imprensa presente na sala de audiências o possa repetir até à exaustão e, com esta atitude, permite que os julgamentos sejam feitos na praça pública.
    Mau exemplo!

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …