“Nunca tive um processo como este”. Juiz Carlos Alexandre “surpreendido” com o caso Tancos

João Relvas / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar “surpreendido” com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. “Nunca tive um processo como este”, terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso “mostra como está a funcionar a máquina do Estado”.

Estes desabafos de Carlos Alexandre foram feitos em pleno tribunal, no âmbito dos interrogatórios da fase de instrução do processo aos coronéis da GNR Amândio Marques e Taciano Correia.

O magistrado confessou a sua “estranheza”, perante arguidos, procuradores e advogados, com alguns dos factos reportados no processo, como apurou a Rádio Renascença junto de fontes judiciais. Já a SIC aponta que o juiz ficou “surpreendido”.

“Nunca tive um processo como este”, terá desabafado Carlos Alexandre, considerando que o caso de Tancos “mostra como está a funcionar a máquina do Estado”, como cita a Renascença.

O juiz considera estranho, nomeadamente, que a “Procuradoria-Geral da República tenha recebido informação sobre uma intenção criminosa“, ou seja, o roubo do material de Tancos que foi comunicado à Procuradora do Porto, e que “não tenha elaborado qualquer documento” sobre o assunto, aponta a mesma Rádio.

Carlos Alexandre também não entende como é que a Polícia Judiciária manteve “contactos com informadores e que disso não haja referência nos autos“.

Nos interrogatórios desta segunda-feira, Taciano Correia, antigo director do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da GNR que foi substituído pelo seu adjunto, Amândio Marques, disse em tribunal ter aceite o pedido de colaboração feito pelo ex-director da Polícia Judiciária Militar (PJM), Luís Vieira, para a recuperação do material roubado.

Taciano Correia garantiu que Amândio Marques “estava a par de tudo”, que “sabia da colaboração dos agentes da GNR à operação da PJM para recuperar as armas”. Amândio Marques negou esta versão, assegurando que autorizou a colaboração com a PJM, mas que “não sabia que era o caso de Tancos”.

O debate instrutório do caso de Tancos foi agendado para os dias 2 e 3 de Abril, como apurou a Renascença. Depois disso, Carlos Alexandre decidirá se há ou não há indícios suficientes para levar o caso a julgamento. São 23 os arguidos do processo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este Sr. Juiz diz tudo o que lhe apetece acerca de todos e de tudo para que a imprensa presente na sala de audiências o possa repetir até à exaustão e, com esta atitude, permite que os julgamentos sejam feitos na praça pública.
    Mau exemplo!

RESPONDER

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia encontrar emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …