Nunca se venderam tão poucos carros a gasóleo. Elétricos disparam

2

Venda de carros novos a gasóleo atingiu um mínimo histórico — queda de 40% em apenas seis anos. Ao mesmo tempo, os elétricos e híbridos disparam.

A venda de carros novos a gasóleo atingiu um mínimo histórico, com uma queda de 40% em apenas seis anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Já o consumo de gasóleo não terá registado grandes quedas, impulsionada pela importação de veículos usados e a um parque automóvel envelhecido.

Simultaneamente, as vendas de elétricos e híbridos dispararam.

O mercado automóvel cresceu 4,6% até setembro deste ano face ao período homólogo de 2023, com 186.996 novos veículos em circulação, segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal divulgados em outubro.

Deste total de veículos ligeiros, a maioria (55,2%) são movidos a energias alternativas (elétricos e híbridos), cerca de um terço (36%) a gasolina e 8,7% a gasóleo, com a ACAP a precisar que 18,4% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos.

O segmento dos elétricos voltou a subir: crescimento de 13,3%, num total de mais de 29 mil carros vendidos. Ou seja, Portugal contraria a tendência da União Europeia, onde a venda de elétricos caiu 8,3% entre janeiro e agosto.

Segundo dados da gestora da rede de mobilidade elétrica mobi.e obtidos pelo JN, o consumo de energia elétrica para carregamentos aumentou 66% nos primeiros nove meses do ano, face a igual período de 2023.

Realizaram-se mais de 4 milhões e 300 mil carregamentos, efetuados por mais de 200 mil utilizadores diferentes.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. estamos sempre atrasados em relação aos outros! Quando acordarmos já será tarde mas tambem não ha problema a malta pede subsidios ao estado para ajudar ás compras do supermercado.

  2. Os Portugueses sempre gostaram de dar nas vistas e os EVs são uma nova forma de estatuto. Quando a realidade “Bater à Porta”, vamos ser provavelmente o pais da Europa que proporcionalmente tem mais EVs em 2a-mão à venda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.