CR7 precisou de 232 jogos, Haaland de 8. Os números absurdos do avançado norueguês

1

Manchester City / Facebook

O avançado do Manchester City já soma 14 golos em oito jogos na liga inglesa e tornou-se o jogador mais rápido da história a marcar três hat-tricks na Premier League, depois de ter metido mais três no derby contra o United.

Dizer que o Erling Haaland está a ter uma boa época seria um eufemismo. Com apenas oito jogos na Premier League, o avançado norueguês já três assistências e uns impressionantes 14 golos — o dobro dos sete marcados por Harry Kane, do Tottenham, que actualmente é o concorrente mais próximo de Haaland na corrida pela Bota de Ouro em Inglaterra.

Estes números absurdos traduzem-se numa média de um golo a cada 48 minutos na liga. Caso este ritmo continue, Haaland chegará ao fim da época com 71 golos.

O recorde actual numa época, que é detido por Andy Cole e Alan Shearer, é bastante mais modesto, ficando-se pelos 34 golos, numa altura em que a liga inglesa contava com 42 jogos por ano. Desde a redução para 38 jogos, o valor máximo de golos numa época foi 32, uma marca alcançada por Mo Salah em 2018.

Os recordes de muitos grandes nomes que já pisaram os relvados ingleses estão, aos poucos, a ser destronados. No triunfo do City por 6-3 frente ao Manchester United no derby deste domingo, Cristiano Ronaldo viu do banco uma das suas marcas a ser igualada pelo norueguês.

Ao marcar o seu terceiro hat-trick na Premier League, Haaland igualou o número de Cristiano Ronaldo — que precisou de 232 jogos e sete épocas para alcançar este feito. Até agora, o número mínimo de aparições necessárias até se ter três hat-tricks era 48, um feito de Michael Owen, mas Haaland obliterou este recorde, precisando só de oito partidas.

O ponta de lança do City também se tornou o primeiro jogador na história da Premier League a marcar hat-tricks em três jogos consecutivos em casa. No total, Haaland já tem mais hat-tricks do que nomes como Gareth Bale, Roberto Firmino, Sadio Mane, Christian Benteke e Eden Hazard. Será que é hora de Sergio Aguero se preocupar com o seu recorde de 12 hat-tricks na Premier League?

E não é só com outros jogadores que os números do norueguês podem ser comparados, já que Haaland tem actualmente mais golos do que 14 equipas inglesas — apenas o Arsenal, Tottenham, Liverpool, Brentford e o resto do plantel do City têm mais golos marcados. A letalidade do jogador também é notória pelo facto de precisar, em média, de apenas 14 toques na bola para marcar.

A somar recordes

O jogador de 22 anos também já abanou as redes na Liga dos Campeões em três ocasiões, com uma dobradinha na vitória de 4-0 do City frente ao Sevilha e com um golo marcado na recepção ao Borussia Dortmund, a sua antiga equipa.

Actualmente, contabilizando o seu total de golos marcados ao serviço do Red Bull Salzburgo, do Borussia Dortmund e do Manchester City, Haaland já abanou as redes 26 vezes em 21 jogos, tendo sido o jogador mais jovem a alcançar a marca dos 20 golos na história da competição.

Na Bundesliga, o ponta de lança também somou recordes. Com 62 golos em 67 jogos, Haaland tem precisou em média de apenas 87 minutos para marcar e teve uma média de 0,92 golos por jogo. Foi também o primeiro jogador na história da liga alemã a marcar cinco golos nos seus dois primeiros jogos.

Com apenas 22 anos, o avançado já soma 172 golos marcados pelos clubes por onde passou. Como termo de comparação, com a mesma idade, Cristiano Ronaldo tinha marcado 47 vezes e Lionel Messi contava 91 golos.

Nem o facto de não representar uma selecção forte parece matar a fome de golos do jogador, visto que Haaland já conta com 21 golos em 23 jogos pela Noruega. O actual recorde pertence a Jörgen Juve, que marcou 33 vezes pela selecção nórdica — um número que provavelmente também será ultrapassado pelo citizen.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.