/

O número que vê numa imagem pode revelar quão “cego” está

11

(dr) inganggita / Twitter

Há um novo desafio a circular nas redes sociais, que consiste em olhar para uma imagem distorcida e descobrir um número. Consoante a resposta, pode concluir se tem uma doença ocular.

No centro da fotografia é possível ver números e, concentrando-se, é possível decifrar quatro números diferentes. A ilusão de ótica joga com o sentido de visão que todo ser humano pode desenvolver ao longo de sua vida. Segundo o autor do quizz, se vir o número 3246 têm astigmatismo e miopia, 3240 astigmatismo, 1246 miopia e o 1240 corresponde a uma visão perfeita.

Astigmatismo é um tipo de erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme. Isto faz com que a pessoa veja de forma distorcida ou desfocada a qualquer distância. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite.

Já a miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão à distância. Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina. Isto leva a que os objetos distantes sejam vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos pareçam normais. Entre outros possíveis sintomas como dores de cabeça e astenopia.

Os oftalmologistas alertam que a imagem não é plenamente efetiva para se diagnosticar problemas de visão e recomendam que a capacidade visual seja avaliada por um profissional especializado.

Nicolás Fernádez Meijide, médico no Hospital Italiano, assegurou que não se pode categorizar a função visual de uma pessoa por uma imagem ou exercício da visão. “A perceção visual é algo subjetivo, não se pode fazer um diagnóstico preciso”, afirmou. “Também com testes em casa, é testado de forma subjetiva”, disse o especialista.

Em 2015, uma publicação de uma utilizadora que tinha dúvidas sobre a cor do seu vestido fez furor nas redes sociais pois, às vezes, via branco e amarelo e, às vezes, preto e azul. Em poucos dias, a foto foi vista por milhões de pessoas em todo o mundo que discutiram sobre as cores da peça até que um cientista encontrou a resposta.

ZAP //

11 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.