O número que vê numa imagem pode revelar quão “cego” está

(dr) inganggita / Twitter

Há um novo desafio a circular nas redes sociais, que consiste em olhar para uma imagem distorcida e descobrir um número. Consoante a resposta, pode concluir se tem uma doença ocular.

No centro da fotografia é possível ver números e, concentrando-se, é possível decifrar quatro números diferentes. A ilusão de ótica joga com o sentido de visão que todo ser humano pode desenvolver ao longo de sua vida. Segundo o autor do quizz, se vir o número 3246 têm astigmatismo e miopia, 3240 astigmatismo, 1246 miopia e o 1240 corresponde a uma visão perfeita.

Astigmatismo é um tipo de erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme. Isto faz com que a pessoa veja de forma distorcida ou desfocada a qualquer distância. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite.

Já a miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão à distância. Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina. Isto leva a que os objetos distantes sejam vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos pareçam normais. Entre outros possíveis sintomas como dores de cabeça e astenopia.

Os oftalmologistas alertam que a imagem não é plenamente efetiva para se diagnosticar problemas de visão e recomendam que a capacidade visual seja avaliada por um profissional especializado.

Nicolás Fernádez Meijide, médico no Hospital Italiano, assegurou que não se pode categorizar a função visual de uma pessoa por uma imagem ou exercício da visão. “A perceção visual é algo subjetivo, não se pode fazer um diagnóstico preciso”, afirmou. “Também com testes em casa, é testado de forma subjetiva”, disse o especialista.

Em 2015, uma publicação de uma utilizadora que tinha dúvidas sobre a cor do seu vestido fez furor nas redes sociais pois, às vezes, via branco e amarelo e, às vezes, preto e azul. Em poucos dias, a foto foi vista por milhões de pessoas em todo o mundo que discutiram sobre as cores da peça até que um cientista encontrou a resposta.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …