Número de desempregados inscritos no IEFP cai mais de 13%

kate hiscock / Flickr

-

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e das regiões autónomas atingiu as 598.581 pessoas no final de dezembro, menos 13,3% face ao período homólogo de 2013, segundo dados oficiais.

De acordo com números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em dezembro e em termos homólogos, o número de inscritos como desempregados nos centros de emprego caiu 13,3%, o que representa menos 91.954 pessoas.

Comparando com o mês anterior, o número de desempregados inscritos no IEFP subiu 0,1%, ou seja, mais 498 pessoas do que em novembro.

Estes 598.581 indivíduos inscritos nos centros de emprego no final de dezembro representam 70,5% de um total de 849.175 pedidos de emprego, indica o IEFP.

Numa análise por género, os dados apontam para uma quebra anual do desemprego de dimensão semelhante tanto nos homens (-13,7%), como nas mulheres (-13,0%).

Por grupo etário, no total de desempregados verificou-se uma descida anual mais representativa nos jovens (-17,5%) do que nos adultos (-12,7%).

Quanto ao tempo de inscrição nos centros de emprego, o número de desempregados inscritos há menos de um ano caiu 17,4% em dezembro passado face ao mesmo mês de 2013, uma diminuição que foi menos significativa no caso dos desempregados de longa duração (-8,7%).

A nível regional, em dezembro deste ano e comparando com o período homólogo, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, uma descida que foi mais acentuada no Algarve (-16,7%).

Quase 12 mil casais com os dois cônjuges desempregados

Perto de 12.000 casais inscritos nos centros de emprego de Portugal continental tinham ambos os cônjuges em situação de desemprego no final de dezembro, menos 5,9% do que no mês homólogo, segundo dados divulgados.

De acordo com números do IEFP, o total de desempregados casados ou em união de facto, 23.937 pessoas têm também registo de que o seu cônjuge está inscrito como desempregado no centro de emprego, o que equivale a 8,8%.

Ou seja, o número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de dezembro de 2014, de 11.969, o correspondente a uma diminuição homóloga de 5,9% (-745 casais) e uma subida de 3,5% (+408 casais) face a novembro último.

No final de dezembro deste ano, estavam inscritos nos centros de emprego do continente 564.312 desempregados, sendo que quase metade (48,1%) eram casados ou viviam em situação de união de facto, num total de 271.579.

O desemprego verificado nos centros de emprego do continente diminuiu 14% em dezembro de 2014 face ao mesmo mês de 2013 e caiu 1,3% em relação ao mês de novembro.

Já quanto aos desempregados casados ou em união de facto, a queda homóloga em dezembro foi de 14,2% (-44.961 desempregados), ao passo que face a novembro de 2014 houve um aumento de 1,0% (+2.711).

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pois, é tudo treta. O IEFP desinscreve as pessoas automaticamente se elas não se apresentarem. Muitas pessoas NAO TEM DINHEIRO PARA TRANSPORTE para ir a cada 15 dias ao IEFP e por isso são automaticamente REMOVIDAS DAS ESTATISTICAS!!!
    Vergonhoso!!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …