O núcleo da Terra está a verter — e já saberemos porquê

1

O núcleo terrestre está a verter um raríssimo elemento chamado hélio-3. Um novo estudo pode ter desmistificado o porquê.

Cientistas acreditam ter resolvido o mistério de como é que o hélio-3 está a verter do núcleo da Terra. Também conhecido por trálfio, o hélio-3 é um elemento raro que tem atraído atenção como possível fonte de combustível para reatores de fusão nuclear.

Investigadores da Universidade do Novo México descobriram recentemente que havia hélio-3 a sair do núcleo terrestre. A sua presença no núcleo oferece fortes indícios das condições em que a Terra foi formada, já que foi dos primeiros elementos produzidos no Universo.

Para obter altas concentrações de hélio-3 no núcleo, a Terra precisaria de se ter formado dentro de uma nebulosa solar, segundo o estudo publicado na revista Geochemistry, Geophysics, Geosystems.

Agora, um novo estudo propõe que o elemento passa do núcleo terrestre para as camadas exteriores do planeta como resultado das reações com o óxido de magnésio.

A VICE explica que, a confirmar-se, esta descoberta poderá ajudar a sondar as regiões mais internas do planeta e tem implicações para a compreensão de como a vida surgiu na Terra e se poderá existir noutros lugares do Universo.

O hélio na Terra existe na forma de dois isótopos estáveis. O mais comum é o hélio-4, responsável por cerca de 99,99986% de todo o hélio do nosso planeta. Por sua vez, o hélio-3 representa apenas 0,000137% do hélio na Terra.

O hélio foi detetado a vazar principalmente ao longo do sistema de cordilheiras vulcânicas meso-oceânicas. A taxa que é libertado é de sensivelmente 2.000 gramas por ano. “O suficiente para encher um balão do tamanho de uma mesa”, explicou o geofísico Peter Olson.

“É uma maravilha da natureza e uma evidência para a história da origem da Terra que ainda exista uma quantidade significativa desse isótopo no interior da Terra”, acrescentou.

No novo estudo, uma equipa de cientistas sugeriu que o óxido de magnésio, relativamente comum no núcleo da Terra, pode estar a ajudar a contrabandear hélio-3 para o manto terrestre e mais além. O artigo científico foi publicado esta semana na revista científica Nature Geoscience.

À medida que o óxido de magnésio flutua até ao manto terrestre, transforma-se de um material homogéneo em fases cristalinas separadas, explica a VICE. O óxido de magnésio leva consigo o hélio-3 em direção à fronteira núcleo-manto, onde o chamado processo de exsolução transporta ambas para o manto terrestre.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.