//

Milirem Robotics revela o Type-X, o novo braço direito dos soldados no campo de batalha

3

A Milirem Robotics, uma empresa de robótica e sistemas autónomos da Estónia, anunciou que o Veículo de Combate Robótico Type-X passou nos testes iniciais de mobilidade. 

A Milirem Robotics lançou o Veículo de Combate Robótico Type-X no ano passado e anunciou que a viatura passou com sucesso nos primeiros testes de mobilidade. Segundo o New Atlas, trata-se de uma plataforma blindada autónoma desenhada para fornecer reconhecimento e apoio de fogo para unidades mecanizadas e de escolta.

O Type-X tem como principal objetivo apoiar tanques de batalha e veículos de infantaria em combate. Ao fazê-lo, diminui o risco de letalidade para os soldados no campo de batalha.

Ao assumir as tarefas e posições mais perigosas, o Type-X atua como um “braço direito inteligente” dos seres humanos. A ideia não é apenas agir como um multiplicador de força mais barato (usando um robô em vez de uma tripulação humana), mas também manter os soldados fora de perigo.

Segundo a empresa, o veículo é equipado com funções inteligentes, como navegação por waypoint e deteção de obstáculos, e algoritmos baseados em Inteligência Artificial (IA). Além disso, os engenheiros de software da Milrem Robotics adotaram uma abordagem inovadora que permite operações controladas remotamente em velocidades mais altas.

A plataforma principal pesa aproximadamente 12.000 kg e consegue transportar uma carga útil de até 4.100 kg, que pode incluir um canhão de 30 mm quando lançado de um C-140 J Hercules transport ou do KC-390 Millennium jet transport. O tamanho médio permite que um Atlas A400M carregue dois Type-X e o C-17 Globemaster III, cinco. O maior módulo de projétil que pode carregar é um canhão de 50 mm.

Com uma altura de apenas 68 centímetros e um motor montado na parte traseira, atinge uma velocidade máxima em estrada de 80 km/h para a frente e 50 km/h ao contrário. A Milirem indica que é quatro vezes mais leve e custa muito menos do que um veículo convencional de combate de infantaria.

O Type-X é também equipado com uma visão panorâmica de 360 graus e câmaras CCD, térmicas e de imagem fundida, que funcionam em conjunto com um sistema de Inteligência Artificial.

Liliana Malainho, ZAP //

3 Comments

  1. Nao ‘e braco direito…. robos humanoides estao ser trabalhados para ajudar-nos em muitas tarefas e em campos de batalhadas…. existem muitas questoes eticas e de seguranca que teem ser salvagurados entre outros problemas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.