Milirem Robotics revela o Type-X, o novo braço direito dos soldados no campo de batalha

A Milirem Robotics, uma empresa de robótica e sistemas autónomos da Estónia, anunciou que o Veículo de Combate Robótico Type-X passou nos testes iniciais de mobilidade. 

A Milirem Robotics lançou o Veículo de Combate Robótico Type-X no ano passado e anunciou que a viatura passou com sucesso nos primeiros testes de mobilidade. Segundo o New Atlas, trata-se de uma plataforma blindada autónoma desenhada para fornecer reconhecimento e apoio de fogo para unidades mecanizadas e de escolta.

O Type-X tem como principal objetivo apoiar tanques de batalha e veículos de infantaria em combate. Ao fazê-lo, diminui o risco de letalidade para os soldados no campo de batalha.

Ao assumir as tarefas e posições mais perigosas, o Type-X atua como um “braço direito inteligente” dos seres humanos. A ideia não é apenas agir como um multiplicador de força mais barato (usando um robô em vez de uma tripulação humana), mas também manter os soldados fora de perigo.

Segundo a empresa, o veículo é equipado com funções inteligentes, como navegação por waypoint e deteção de obstáculos, e algoritmos baseados em Inteligência Artificial (IA). Além disso, os engenheiros de software da Milrem Robotics adotaram uma abordagem inovadora que permite operações controladas remotamente em velocidades mais altas.

A plataforma principal pesa aproximadamente 12.000 kg e consegue transportar uma carga útil de até 4.100 kg, que pode incluir um canhão de 30 mm quando lançado de um C-140 J Hercules transport ou do KC-390 Millennium jet transport. O tamanho médio permite que um Atlas A400M carregue dois Type-X e o C-17 Globemaster III, cinco. O maior módulo de projétil que pode carregar é um canhão de 50 mm.

Com uma altura de apenas 68 centímetros e um motor montado na parte traseira, atinge uma velocidade máxima em estrada de 80 km/h para a frente e 50 km/h ao contrário. A Milirem indica que é quatro vezes mais leve e custa muito menos do que um veículo convencional de combate de infantaria.

O Type-X é também equipado com uma visão panorâmica de 360 graus e câmaras CCD, térmicas e de imagem fundida, que funcionam em conjunto com um sistema de Inteligência Artificial.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nao ‘e braco direito…. robos humanoides estao ser trabalhados para ajudar-nos em muitas tarefas e em campos de batalhadas…. existem muitas questoes eticas e de seguranca que teem ser salvagurados entre outros problemas…

RESPONDER

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …

As tarântulas habitam nos quatro cantos do planeta (e os cientistas já sabem porquê)

Hoje em dia as tarântulas podem ser encontradas em todo o mundo, pois habitam em todos os continentes, exceto na Antártica. Agora, os cientistas explicam de que forma esta espécie de aranha se tornou tão …

Plano de Recuperação e Resiliência já foi entregue em Bruxelas. Portugal foi o primeiro

O Governo português já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia. Foi o primeiro estado-membro a fazê-lo, de acordo com o primeiro-ministro. Portugal entregou o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em …

Míssil lançado da Síria atinge Israel. Sirenes de alerta soaram perto de reator nuclear

Um míssil lançado da Síria atingiu o sul de Israel esta quinta-feira, lançando alertas perto do reator nuclear ultrassecreto nacional, disseram os militares israelitas, que responderam com ataques no país vizinho. O incidente, marca a mais …

Por que as nozes maiores chegam sempre ao topo? Físicos decifram o "enigma das castanhas-do-brasil"

Porque é que as castanhas-do-brasil chegam sempre ao topo do saco? Uma equipa de cientistas desvendou finalmente um dos mais estranhos mistérios da Física. Quem já colocou a mão num pacote de frutos secos variados pode …

Exoplaneta orbita um "jovem Sol" 20 vezes mais longe do que Júpiter (e intriga os cientistas)

Uma equipa de astrónomos captou um planeta gigante a orbitar a uma grande distância em torno de uma estrela parecida com o Sol. De acordo com o Phys, uma equipa de astrónomos, liderada por cientistas holandeses, …

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …