“Novo Rumo”: PS propõe pacto para o emprego a partidos e parceiros sociais

Partido Socialista / Facebook

O líder do PS, António José Seguro

O líder do PS, António José Seguro

O PS propõe hoje um pacto para o emprego a todos os partidos e parceiros sociais e que traduza um novo acordo de concertação social de médio prazo, segundo a declaração “Um Novo Rumo para Portugal”.

A declaração estará disponível, a partir das 16:00, quando for lançado online o site da iniciativa “Novo Rumo“, que terá o momento alto a 17 de maio com a realização da convenção que apresentará o programa estratégico de um novo Governo socialista.

Defendendo que a política económica deve “criar um ambiente favorável ao investimento e à criação de emprego” e que uma “boa política de qualificações aumenta as oportunidades de emprego”, os socialistas propõem um pacto de emprego.

“Propomos um ‘pacto para o emprego’ a todas as forças políticas e a todos os parceiros sociais. Um pacto que concretize um novo acordo de concertação social de médio prazo, em torno de políticas orientadas para o emprego e de medidas concretas de combate à precariedade e à pobreza”, lê-se na declaração da iniciativa “Novo Rumo”.

Neste texto, o PS informa que os trabalhos da convenção de maio terão o emprego como prioridade.

A convenção é o “espaço de encontro dos portugueses que sonham um país diferente e querem protagonizar essa mudança” e que terá “apenas duas regras: liberdade e conhecimento”, afirma.

Os socialistas defendem a necessidade de um “novo compromisso com o contrato social”, que “introduzirá uma fronteira nítida entre público e privado, a começar pela área da Saúde”.

Esse novo compromisso exige também uma “regulação forte, independente, transparente, que promova uma concorrência justa e proteja os direitos dos consumidores e dos cidadãos”.

A declaração faz a defesa de um novo desenvolvimento baseado “numa economia do conhecimento, tecnológica, verde e inclusiva”.

O PS defende ainda a construção de uma “nova Europa” de “cidadãs e de cidadãos, com Estados iguais, responsáveis e solidários”.

“Para nós, a opção está na urgência de mudar a zona euro e de a completar com a governação política, económica e social”, indica a declaração.

As críticas ao Governo PSD/CDS também fazem parte desta declaração, com o PS a referir que o executivo tem “agravado problemas”, “empobrecendo o país e aprofundando as desigualdades, de tal maneira que é a própria democracia que começa a estar em causa, não no seu sentido formal, mas enquanto capacidade de um povo decidir do seu destino”.

Entre os primeiros subscritores da declaração estão o secretário-geral socialista, António José Seguro, o economista Caldeira Cabral, o ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa, a ex-ministra Maria João Rodrigues, o embaixador e ex-secretário de Estado Seixas da Costa, a ex-diretora do Porto de Sines Lídia Cerqueira e o coordenador do Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), Carlos Zorrinho.

Com a iniciativa “Novo Rumo”, a direção do PS pretende introduzir algumas diferenças de conceção face a outras análogas, como os “Estado Gerais” de António Guterres, a partir de 1994, ou a Convenção “Novas Fronteiras”, de José Sócrates, a partir de 2004.

A direção do PS espera ainda que muitas das propostas do futuro programa eleitoral saiam deste movimento “Novo Rumo”, assim como alguns dos protagonistas de um futuro executivo socialista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …