//

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

11

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da sua aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça – mas que não saiba o nome.

Com a nova atualização, basta o utilizador cantarolar, assobiar ou cantar para o microfone do smartphone com a aplicação da Google aberta. Em alguns segundos, a aplicação vai identificar a música.

Segundo o Interesting Enginnering, nem é preciso cantar corretamente ou ter o tom perfeito, uma vez que a Google oferece as opções mais prováveis para a música com base na melodia.

Tudo que é preciso fazer é abrir o widget da Pesquisa Google ou abrir a aplicação Google, clicar no botão do microfone e perguntar “que música é esta?” ou pressionar o botão “Pesquisar uma música”. Em seguida, cante, cantarolar ou assobiar para o smartphone durante 10 a 15 segundos.

A Google conseguiu fazer isto criando e usando modelos de aprendizagem de máquina que combinam a sua versão da música com a melodia correta. A melodia cantada para o microfone do smartphone dará início aos modelos de aprendizagem de máquina que transformam a melodia numa sequência baseada em números.

Depois de comparar essa sequência com milhares de canções internacionais, o sistema identifica potenciais combinações.

Lançado na semana passada na última versão da aplicação Google, o novo software funciona atualmente em inglês no iOS e em 20 idiomas no Android. A Google planeia lançá-lo em mais idiomas no iOS num futuro próximo.

ZAP //

11 Comments

  1. Traduzindo. Basta activar o microfone da aplicação Google do android, que este oferece a opção de pesquisar música. Experimentei a assobiar; não identificou a primeira, mesmo alterando o tom, mas identificou a segunda, a valsa n.º 2 do Schostakovitch.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.