Novo programa de Física ajuda alunos a progredir na disciplina

Tulane Public Relations / Flickr

-

A Sociedade Portuguesa de Física saudou hoje as novas metas e programa da disciplina para os alunos do secundário, lamentando apenas o fim de algumas matérias no 12.º ano como a Teoria da Relatividade.

As novas metas e programa de Física e Química para o 10.º e 11.º anos assim como as metas curriculares das disciplinas para os alunos do 12.º ano foram segunda-feira homologadas e publicadas em Diário da República.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Física, José António Paixão, fez uma distinção entre as mudanças feitas para os estudantes do 10.º e 11.º ano e as alterações apresentadas para os alunos do 12.º ano.

José António Paixão recordou que a carga horária das aulas de física dos alunos do 12.º ano tem vindo a diminuir nos últimos anos, mas a matéria manteve-se inalterada. Resultado: “As escolas estavam a gerir o programa em auto-gestão”, recordou.

“Era preciso adaptar as metas e por isso foram feitos cortes cirúrgicos de temas e partes de capítulos”, explicou, adiantando que a carga horária dos alunos sofreu uma redução superior a 30%.

Um dos temas que desapareceu foi a Teoria Relatividade, no capítulo da Física Moderna, que era um assunto que “despertava o interesse, porque era algo que os alunos gostavam”.

Lamentando a redução da carga horária, José António Paixão considerou, no entanto, que a adaptação das metas manteve a “mesma ordem e a mesma lógica” do programa.

Já no que se refere ao programa e metas para o 10.º e 11.º ano, a SPF considerou que houve uma “revisão mais global, não tanto nos conteúdos mas mais na ordem como que foram colocados”.

Para José António Paixão, “o enquadramento e o encadeamento das matérias aparece com mais lógica e mais fácil para os alunos conseguirem progredir”.

Com uma ordem e reorganização dos temas mais “útil, simples e mais lógica”, a SPF deu um parecer positivo às alterações que na segunda-feira foram homologadas e publicadas em Diário da Republica.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) homologou ainda o programa e as metas curriculares do ensino secundário de Português e Matemática.

“Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o MEC, em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China multa Alibaba em 2,33 mil milhões de euros por violações antimonopólio

As autoridades chinesas multaram o gigante' de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (equivalente a 2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou este sábado a imprensa estatal na …

PSD disse "não" ao Chega no continente, mas não nos Açores. Rio teme "impacto nacional"

O PSD rejeitou acordos autárquicos com o Chega no continente e a possibilidade de coligações no arquipélago dos Açores entram em choque frontal com política autárquica da direção do partido de Rui Rio. Na quarta-feira, quando …

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …