Novo programa de Física ajuda alunos a progredir na disciplina

Tulane Public Relations / Flickr

-

A Sociedade Portuguesa de Física saudou hoje as novas metas e programa da disciplina para os alunos do secundário, lamentando apenas o fim de algumas matérias no 12.º ano como a Teoria da Relatividade.

As novas metas e programa de Física e Química para o 10.º e 11.º anos assim como as metas curriculares das disciplinas para os alunos do 12.º ano foram segunda-feira homologadas e publicadas em Diário da República.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Física, José António Paixão, fez uma distinção entre as mudanças feitas para os estudantes do 10.º e 11.º ano e as alterações apresentadas para os alunos do 12.º ano.

José António Paixão recordou que a carga horária das aulas de física dos alunos do 12.º ano tem vindo a diminuir nos últimos anos, mas a matéria manteve-se inalterada. Resultado: “As escolas estavam a gerir o programa em auto-gestão”, recordou.

“Era preciso adaptar as metas e por isso foram feitos cortes cirúrgicos de temas e partes de capítulos”, explicou, adiantando que a carga horária dos alunos sofreu uma redução superior a 30%.

Um dos temas que desapareceu foi a Teoria Relatividade, no capítulo da Física Moderna, que era um assunto que “despertava o interesse, porque era algo que os alunos gostavam”.

Lamentando a redução da carga horária, José António Paixão considerou, no entanto, que a adaptação das metas manteve a “mesma ordem e a mesma lógica” do programa.

Já no que se refere ao programa e metas para o 10.º e 11.º ano, a SPF considerou que houve uma “revisão mais global, não tanto nos conteúdos mas mais na ordem como que foram colocados”.

Para José António Paixão, “o enquadramento e o encadeamento das matérias aparece com mais lógica e mais fácil para os alunos conseguirem progredir”.

Com uma ordem e reorganização dos temas mais “útil, simples e mais lógica”, a SPF deu um parecer positivo às alterações que na segunda-feira foram homologadas e publicadas em Diário da Republica.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) homologou ainda o programa e as metas curriculares do ensino secundário de Português e Matemática.

“Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o MEC, em comunicado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …