A Sociedade Portuguesa de Física saudou hoje as novas metas e programa da disciplina para os alunos do secundário, lamentando apenas o fim de algumas matérias no 12.º ano como a Teoria da Relatividade.
As novas metas e programa de Física e Química para o 10.º e 11.º anos assim como as metas curriculares das disciplinas para os alunos do 12.º ano foram segunda-feira homologadas e publicadas em Diário da República.
Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Física, José António Paixão, fez uma distinção entre as mudanças feitas para os estudantes do 10.º e 11.º ano e as alterações apresentadas para os alunos do 12.º ano.
José António Paixão recordou que a carga horária das aulas de física dos alunos do 12.º ano tem vindo a diminuir nos últimos anos, mas a matéria manteve-se inalterada. Resultado: “As escolas estavam a gerir o programa em auto-gestão”, recordou.
“Era preciso adaptar as metas e por isso foram feitos cortes cirúrgicos de temas e partes de capítulos”, explicou, adiantando que a carga horária dos alunos sofreu uma redução superior a 30%.
Um dos temas que desapareceu foi a Teoria Relatividade, no capítulo da Física Moderna, que era um assunto que “despertava o interesse, porque era algo que os alunos gostavam”.
Lamentando a redução da carga horária, José António Paixão considerou, no entanto, que a adaptação das metas manteve a “mesma ordem e a mesma lógica” do programa.
Já no que se refere ao programa e metas para o 10.º e 11.º ano, a SPF considerou que houve uma “revisão mais global, não tanto nos conteúdos mas mais na ordem como que foram colocados”.
Para José António Paixão, “o enquadramento e o encadeamento das matérias aparece com mais lógica e mais fácil para os alunos conseguirem progredir”.
Com uma ordem e reorganização dos temas mais “útil, simples e mais lógica”, a SPF deu um parecer positivo às alterações que na segunda-feira foram homologadas e publicadas em Diário da Republica.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) homologou ainda o programa e as metas curriculares do ensino secundário de Português e Matemática.
“Com a conclusão destes documentos, foi dado mais um passo na Revisão da Estrutura Curricular, tendo-se agora em vista atualizar o Currículo do Ensino Secundário, recentemente incluído na escolaridade obrigatória. Trata-se de uma atualização que, na sequência da já concretizada no Ensino Básico, imprime coerência ao percurso escolar dos alunos”, defendeu o MEC, em comunicado.
/Lusa