Novo mineral converte simultaneamente luz solar, calor e movimento em electricidade

Andrew Silver / Wikimedia

Um exemplar de mineral da família perovskita

Um exemplar de mineral da família perovskita

Um novo mineral com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Trata-se de um material com propriedades de um cristal, baptizado provisoriamente com o nome de KBNNO, e que é capaz de transformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em electricidade.

O novo mineral faz parte da família perovskita, mineral supercondutor capaz de absorver a luz em quase todos os comprimentos de onda visíveis, o que permite captar com grande eficiência e menores custos a energia solar para produção de electricidade – sendo já considerado o futuro da tecnologia fotovoltaica.

A descoberta do KBNNO acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia eléctrica para carregar smartphones, tablets e notebooks.

De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.

A notícia fica ainda mais interessante devido a uma peculiaridade do material, que é capaz de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em electricidade.

“Isso dará um grande impulso no desenvolvimento de áreas como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes, onde todos os sensores e dispositivos passam a ser sustentáveis energeticamente”, diz Yang Bai, um dos autores do estudo, citado pela Phys.org.

A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos. Mas, segundo a equipa de cientistas, é possível que com uma modificação na composição do material, o seu potencial de gerar mais energia seja aumentado.

Essa será agora a próxima fase da pesquisa, mas os cientistas estão optimistas em relação a uma data para lançar o novo metal para uso no mercado: 2018.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ora aqui está uma noticia que devia ter mas não tem comentários (muitos) a festejar a possivel reabilitação do nosso planeta. Por isto se vê quais são os verdadeiros interesses dos comentadeiros deste e doutros sitios deste tipo, defender os offshore, a maior parte deles nem pró pão onshore tem, ou se o braga canta bem no facebook mas não alegra nem gays nem negros o que é uma proeza digna não dum dourado mas de um acastanhado resultante da descarga intestinal das 5 da manhã do trampa, etc. etc.

    • Bem… eu comentar até já comentei… não sei é o que se passa, que não há maneira de aparecer…
      Mas vou tentar de novo…

  2. Desculpem-me mas algo me parece não bater certo…
    Na notícia primeiro diz “…De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.…” e depois mais à frente diz “…A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos.…”…
    Não há aqui uma contradição???…

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …