Novo mineral converte simultaneamente luz solar, calor e movimento em electricidade

Andrew Silver / Wikimedia

Um exemplar de mineral da família perovskita

Um exemplar de mineral da família perovskita

Um novo mineral com propriedades incríveis foi descoberto por cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia.

Trata-se de um material com propriedades de um cristal, baptizado provisoriamente com o nome de KBNNO, e que é capaz de transformar, simultaneamente, luz solar, calor e energia cinética em electricidade.

O novo mineral faz parte da família perovskita, mineral supercondutor capaz de absorver a luz em quase todos os comprimentos de onda visíveis, o que permite captar com grande eficiência e menores custos a energia solar para produção de electricidade – sendo já considerado o futuro da tecnologia fotovoltaica.

A descoberta do KBNNO acende uma nova esperança no rol dos recursos renováveis, já que pode ser uma maneira alternativa de gerar energia eléctrica para carregar smartphones, tablets e notebooks.

De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.

A notícia fica ainda mais interessante devido a uma peculiaridade do material, que é capaz de converter três fontes de energia ao mesmo tempo em electricidade.

“Isso dará um grande impulso no desenvolvimento de áreas como a Internet das Coisas e as cidades inteligentes, onde todos os sensores e dispositivos passam a ser sustentáveis energeticamente”, diz Yang Bai, um dos autores do estudo, citado pela Phys.org.

A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos. Mas, segundo a equipa de cientistas, é possível que com uma modificação na composição do material, o seu potencial de gerar mais energia seja aumentado.

Essa será agora a próxima fase da pesquisa, mas os cientistas estão optimistas em relação a uma data para lançar o novo metal para uso no mercado: 2018.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ora aqui está uma noticia que devia ter mas não tem comentários (muitos) a festejar a possivel reabilitação do nosso planeta. Por isto se vê quais são os verdadeiros interesses dos comentadeiros deste e doutros sitios deste tipo, defender os offshore, a maior parte deles nem pró pão onshore tem, ou se o braga canta bem no facebook mas não alegra nem gays nem negros o que é uma proeza digna não dum dourado mas de um acastanhado resultante da descarga intestinal das 5 da manhã do trampa, etc. etc.

    • Bem… eu comentar até já comentei… não sei é o que se passa, que não há maneira de aparecer…
      Mas vou tentar de novo…

  2. Desculpem-me mas algo me parece não bater certo…
    Na notícia primeiro diz “…De acordo com os autores do estudo, publicado na Applied Physics Letters, uma célula do material consegue gerar energia suficiente para as necessidades de uma casa.…” e depois mais à frente diz “…A eficiência da energia eléctrica gerada pelo KBNNO é inferior, quando comparada com a de outros perovskitas, como as células solares usadas nos painéis fotovoltaicos.…”…
    Não há aqui uma contradição???…

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …