Encontradas evidências de um novo estado da matéria. Einstein já sabia

Gabriel Pérez, SMM (IAC)

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou evidências da existência de uma nova forma de matéria que Albert Einstein tinha já vaticinado.

Tal como explica o Live Science, Einstein tinha previsto este mesmo estado de matéria graças a procedimentos experimentais, nos quais partículas de luz de alta energia que disparam protões passam a uma curta distância do seu objetivo.

Quando os protões aceleram quase à velocidade da luz, os gluões que mantêm ligados os quarks que os compõem não colidem, separando-se antes em pares com menos energia até atingir um estado chamado “condensado de vidro colorido”.

Acreditava-se que “essa fase hipotética da matéria” existisse “em protões com alta carga de energia e em núcleos pesados”, tal como explicou Daniel Tapia Takaki, professor associado de Física e Astronomia da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, citado pelo mesmo portal de Ciência.

Agora, este mesmo feito, levado a cabo nas instalações do Grande Colisionador de Hadrões (LHC), foi alcançado pela aceleração de protões em alta velocidade: sob estas condições, os protões criam fortes campos eletromagnéticos e libertam energia na forma de partículas de luz (fotões), que os cientistas aprenderam a utilizar de novas forma.

“Quando uma onda de luz de alta energia atinge um protão, produz partículas – todos os tipos de partículas – sem quebrar o protão”, explicou Tapia Takaki, citado em comunicado. “Essas partículas são registadas pelo nosso detetor e permitem reconstruir uma imagem sem precedentes de alta qualidade do que está no interior”.

Os cientistas estão agora a utilizar este método para rastrear o inscritível condensado de vidro colorido, tal como nota o novo estudo, cujos resultados foram publicados na edição de agosto do The European Physical Journal C.

Partindo deste método, a equipa conseguiu, pela primeira vez, fazer uma medição indireta de gluões em quatro níveis diferentes de energia. No nível mais alto, os cientistas encontraram evidências de que o condensado se estava apenas a começar a formar.

Os cientistas esperam que o estudo do novo estado da matéria permita estudar as partículas em detalhe e revelar novos segredos do mundo da Física.

Os resultados experimentais “são muito empolgantes, fornecendo novas informações sobre a dinâmica do glutão sob o protão, mas existem muitas questões teóricas que ainda não foram respondidas”, acrescentou, Victor Goncalves, co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. A questão que me deixa mais em dúvida até o momento quando leio artigos como este é que Com tanto conhecimento sobre o mundo das partículas, matérias ou algo mais que compõem o mundo da física, como é que não usaram ainda tais conhecimentos para ajudar a amenizar alguns problemas da socidade, exemplo: Tentarem manipular ou direcionar partículas para acelerar ou direcionarAlternadores, fazendo com que eles se movimentem sozinhos, O chamado Motores perpétuos e fora este projetos tb muitos outros através da manipulações de partículas que com isto viria a ajudar a todos
    UM ABRAÇO

      • Vivemos numa era medieval tecnológica.
        Onde os novos reis são os bilionários que vivem em simbiose com os políticos.
        O mundo está sendo acelerado para lhes prover e a seus descendentes.
        O fogo que Prometeu roubou dos céus, está bem escondido.

    • Nada consegue se manter de forma perpétua, mesmo no nível atômico.
      As partículas poderiam entrar em um estado acelerado que poderia criar um Looping entre si, mas o decaimento exponencial da radiação (partículas radioativas são as mais prováveis de criarem campos rotacionais eletrizados) iria quebrar esse Looping. Não somente isso, mas a atração eletromagnética próton-elétron iria desestabilizar a união do Looping, Já que toda energia em um elétron é parcialmente ou totalmente perdida ou absorvida de outro elétron em uma interação. As ligas metálicas são um exemplo de motor rotacional eterno (já que os elétrons se transferem continuamente para o outro elemento da ligação, mas como são todos metais, vivem transferindo-se), contudo, a quebra dessa ligação é simples, e o decaimento do átomo (que buscaria a estabilidade) é inevitável.

  2. Respondendo a sua pergunta Rogério!,é porque não gera receita,o ramo da energia elétrica é extremamente lucrativo.
    Veja esse vídeo e tire suas próprias conclusões https://youtu.be/PrAT13HMfhM
    As pessoas executam padrões automáticos de conduta e nem percebem,olhe para traz,a humanidade passa pelos mesmos problemas de geração em geração,estamos presos em um siclo vicioso por causa desses padrões automáticos.

    • Na verdade, é porque é fisicamente impossível.
      As partículas radioativas (as que podem ser usadas para a criação de campos de Looping Eterno) possuem da aumento exponencial provocado pela meia-vida física de cada átomo. É fisicamente impossível manter um Looping sendo que os átomos irão liberar sua energia e se estabilizaram, mas ainda assim irão manter um nível muito baixo de energia.
      Mesmo que a energia elétrica não fosse lucrativa ainda assim seria impossível a criação de um Looping eterno.

  3. Basta olharmos para o inventor Tesla que justamente tinha inventado algo do tipo para se ter energia elétrica gratuita mas teve suas idéias boicotadas pelo sistema do toma-lá, dá-cá.

  4. Há séculos voltamos `a escravidåo. Necessitamos de uma intervenção de Prometeu. Epimeteu novamente muito o’bvio.

  5. Aqui no Brasil chamamos de prótons, hadrons e gluons. De qualquer maneira, se Einstein tivesse vivido mais, muitos mistérios já teriam sido revelados.

  6. Se o planeta aguentar, acredito que estamos à porta de uma nova Era.
    conhecimento cientifico e tecnologia vão mudar (para melhor) o mundo.

    se o planeta durar até lá…

  7. Vim aqui como curioso, só tô vendo fera comentando, mas eu não entendi zorra nenhuma. Parabéns pra vcs, feras da física

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …