Encontradas evidências de um novo estado da matéria. Einstein já sabia

Gabriel Pérez, SMM (IAC)

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou evidências da existência de uma nova forma de matéria que Albert Einstein tinha já vaticinado.

Tal como explica o Live Science, Einstein tinha previsto este mesmo estado de matéria graças a procedimentos experimentais, nos quais partículas de luz de alta energia que disparam protões passam a uma curta distância do seu objetivo.

Quando os protões aceleram quase à velocidade da luz, os gluões que mantêm ligados os quarks que os compõem não colidem, separando-se antes em pares com menos energia até atingir um estado chamado “condensado de vidro colorido”.

Acreditava-se que “essa fase hipotética da matéria” existisse “em protões com alta carga de energia e em núcleos pesados”, tal como explicou Daniel Tapia Takaki, professor associado de Física e Astronomia da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, citado pelo mesmo portal de Ciência.

Agora, este mesmo feito, levado a cabo nas instalações do Grande Colisionador de Hadrões (LHC), foi alcançado pela aceleração de protões em alta velocidade: sob estas condições, os protões criam fortes campos eletromagnéticos e libertam energia na forma de partículas de luz (fotões), que os cientistas aprenderam a utilizar de novas forma.

“Quando uma onda de luz de alta energia atinge um protão, produz partículas – todos os tipos de partículas – sem quebrar o protão”, explicou Tapia Takaki, citado em comunicado. “Essas partículas são registadas pelo nosso detetor e permitem reconstruir uma imagem sem precedentes de alta qualidade do que está no interior”.

Os cientistas estão agora a utilizar este método para rastrear o inscritível condensado de vidro colorido, tal como nota o novo estudo, cujos resultados foram publicados na edição de agosto do The European Physical Journal C.

Partindo deste método, a equipa conseguiu, pela primeira vez, fazer uma medição indireta de gluões em quatro níveis diferentes de energia. No nível mais alto, os cientistas encontraram evidências de que o condensado se estava apenas a começar a formar.

Os cientistas esperam que o estudo do novo estado da matéria permita estudar as partículas em detalhe e revelar novos segredos do mundo da Física.

Os resultados experimentais “são muito empolgantes, fornecendo novas informações sobre a dinâmica do glutão sob o protão, mas existem muitas questões teóricas que ainda não foram respondidas”, acrescentou, Victor Goncalves, co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. A questão que me deixa mais em dúvida até o momento quando leio artigos como este é que Com tanto conhecimento sobre o mundo das partículas, matérias ou algo mais que compõem o mundo da física, como é que não usaram ainda tais conhecimentos para ajudar a amenizar alguns problemas da socidade, exemplo: Tentarem manipular ou direcionar partículas para acelerar ou direcionarAlternadores, fazendo com que eles se movimentem sozinhos, O chamado Motores perpétuos e fora este projetos tb muitos outros através da manipulações de partículas que com isto viria a ajudar a todos
    UM ABRAÇO

      • Vivemos numa era medieval tecnológica.
        Onde os novos reis são os bilionários que vivem em simbiose com os políticos.
        O mundo está sendo acelerado para lhes prover e a seus descendentes.
        O fogo que Prometeu roubou dos céus, está bem escondido.

    • Nada consegue se manter de forma perpétua, mesmo no nível atômico.
      As partículas poderiam entrar em um estado acelerado que poderia criar um Looping entre si, mas o decaimento exponencial da radiação (partículas radioativas são as mais prováveis de criarem campos rotacionais eletrizados) iria quebrar esse Looping. Não somente isso, mas a atração eletromagnética próton-elétron iria desestabilizar a união do Looping, Já que toda energia em um elétron é parcialmente ou totalmente perdida ou absorvida de outro elétron em uma interação. As ligas metálicas são um exemplo de motor rotacional eterno (já que os elétrons se transferem continuamente para o outro elemento da ligação, mas como são todos metais, vivem transferindo-se), contudo, a quebra dessa ligação é simples, e o decaimento do átomo (que buscaria a estabilidade) é inevitável.

  2. Respondendo a sua pergunta Rogério!,é porque não gera receita,o ramo da energia elétrica é extremamente lucrativo.
    Veja esse vídeo e tire suas próprias conclusões https://youtu.be/PrAT13HMfhM
    As pessoas executam padrões automáticos de conduta e nem percebem,olhe para traz,a humanidade passa pelos mesmos problemas de geração em geração,estamos presos em um siclo vicioso por causa desses padrões automáticos.

    • Na verdade, é porque é fisicamente impossível.
      As partículas radioativas (as que podem ser usadas para a criação de campos de Looping Eterno) possuem da aumento exponencial provocado pela meia-vida física de cada átomo. É fisicamente impossível manter um Looping sendo que os átomos irão liberar sua energia e se estabilizaram, mas ainda assim irão manter um nível muito baixo de energia.
      Mesmo que a energia elétrica não fosse lucrativa ainda assim seria impossível a criação de um Looping eterno.

  3. Basta olharmos para o inventor Tesla que justamente tinha inventado algo do tipo para se ter energia elétrica gratuita mas teve suas idéias boicotadas pelo sistema do toma-lá, dá-cá.

  4. Há séculos voltamos `a escravidåo. Necessitamos de uma intervenção de Prometeu. Epimeteu novamente muito o’bvio.

  5. Aqui no Brasil chamamos de prótons, hadrons e gluons. De qualquer maneira, se Einstein tivesse vivido mais, muitos mistérios já teriam sido revelados.

  6. Se o planeta aguentar, acredito que estamos à porta de uma nova Era.
    conhecimento cientifico e tecnologia vão mudar (para melhor) o mundo.

    se o planeta durar até lá…

  7. Vim aqui como curioso, só tô vendo fera comentando, mas eu não entendi zorra nenhuma. Parabéns pra vcs, feras da física

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …