Fisco alerta contribuintes para novo email fraudulento sobre correções no IRS

(dr) Laura Haanpaa

A Autoridade Tributária e Aduaneira alertou para um email onde é “pedido que se trate incorreções da declaração de IRS carregando num link”.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) chama à atenção para um email fraudulento que está a ser enviado a contribuintes, em nome da entidade, a pedir a correção da declaração de IRS. Mas as mensagens são falsas.

“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, nas quais é pedido que se trate incorreções da declaração de IRS carregando num link”, lê-se num comunicado publicado no Portal das Finanças.

A entidade realça que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas“, tendo em conta que pretendem apenas “convencer o destinatário a descarregar software malicioso” e, “em caso algum”, os contribuintes devem efetuar esta operação.

Este foi o primeiro aviso feito pela Autoridade Tributária e Aduaneira em outubro, sendo que já tinha dado quatro alertas no mês de setembro.

Os e-mails e mensagens falsas incorporados com software malicioso já são recorrentes. Em 2020, a AT notou que o conteúdo de algumas das informações fraudulentas associavam a aproximação do prazo da entrega da declaração anual do IRS e a necessidade de o contribuinte ter a sua situação regularizada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.