Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e “esquecerem todos os problemas”

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras.

Os méritos de usar um animal para suporte emocional ainda estão em debate, mas algumas pessoas afirmam obter muito conforto do seu animal e recorrer a ele em busca de relaxamento e apoio que não encontram noutro lugar.

Nesta tendência, as vacas podem ser o próximo animal a quem as pessoas podem pedir conforto. Aliás, algumas quintas nos Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos já oferecem sessões de abraços a vacas.

Agora, de acordo com o jornal India Times, uma organização não governamental (ONG) em Gurugram, na Índia, também planeia abrir um centro de abraços a vacas.

A terapia de carinho de vacas de Kamdhenu Gowdham e Arogya Sansthan foi projetada para ser um refúgio reconfortante para aqueles que estão stressados ​​com a vida agitada da cidade e que procuram terapias alternativas para acalmar as suas mentes.

A terapia inclui acariciar e massajar a vaca, abraçar e sentar-se com ela. O objetivo principal é “acariciar uma vaca e esquecer todos os seus problemas”, de acordo com um comunicado.

A ONG, liderada por um oficial reformado do Serviço Administrativo Indiano e ex-presidente do Conselho de Bem-Estar Animal da Índia (AWBI) SP Gupta, afirma que cuidar de uma vaca pode curar algumas doenças e pode dar a uma pessoa uma mente sã com muitos outros benefícios.

“O carinho de vacas não só cura doenças respiratórias, pressão arterial, dores na coluna, problemas cardíacos, depressão, mas também tristeza, ansiedade e todos os tipos de tensões”, alega o comunicado.

Por outro lado, Sachin Deol, líder de projeto, afirmou que os resultados positivos não podem ser garantidos, uma vez que “cada corpo humano reage de forma diferente”, disse, numa entrevista ao The Logical Indian.

“Como psicóloga e alguém que experimentou [a prática], estar com vacas é extremamente terapêutico“, disse Ritu Dangwal, professora associada da Universidade NIIT, que regularmente vai ao abrigo de animais em Sadgrana. “A nossa ansiedade está no auge de todos os tempos. Estar com um animal emotivo, que não tem julgamento e ama incondicionalmente faz maravilhas. O calor e a entrega que se sente por eles são mais curativos do que qualquer aconselhamento sessão.”

O que diz a Ciência?

Em muitos outros países, acredita-se que este passatempo saudável aumenta os sentimentos positivos e reduz o stresse. A experiência aumenta a oxitocina em humanos, que é uma hormona libertada durante os laços sociais.

Segundo a BBC, é calmante abraçar um gato ou um cão – e essa sensação parece aumentar quando se abraça um animal maior.

Além disso, parece que o sentimento é mútuo. Segundo um estudo de 2007, publicado na revista científica Journal Applied Animal Behavior Science, as vacas entram num estado de relaxamento profundo quando as áreas do seu pescoço e a parte superior das costas são acariciadas.

Por outro lado, Michael Ungar sugere, num artigo publicado no Psychology Today, que o carinho da vaca pode ser comparável à terapia equina, que, embora carente de um suporte científico rigoroso, parece oferecer alguns benefícios a algumas pessoas.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …