Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e “esquecerem todos os problemas”

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras.

Os méritos de usar um animal para suporte emocional ainda estão em debate, mas algumas pessoas afirmam obter muito conforto do seu animal e recorrer a ele em busca de relaxamento e apoio que não encontram noutro lugar.

Nesta tendência, as vacas podem ser o próximo animal a quem as pessoas podem pedir conforto. Aliás, algumas quintas nos Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos já oferecem sessões de abraços a vacas.

Agora, de acordo com o jornal India Times, uma organização não governamental (ONG) em Gurugram, na Índia, também planeia abrir um centro de abraços a vacas.

A terapia de carinho de vacas de Kamdhenu Gowdham e Arogya Sansthan foi projetada para ser um refúgio reconfortante para aqueles que estão stressados ​​com a vida agitada da cidade e que procuram terapias alternativas para acalmar as suas mentes.

A terapia inclui acariciar e massajar a vaca, abraçar e sentar-se com ela. O objetivo principal é “acariciar uma vaca e esquecer todos os seus problemas”, de acordo com um comunicado.

A ONG, liderada por um oficial reformado do Serviço Administrativo Indiano e ex-presidente do Conselho de Bem-Estar Animal da Índia (AWBI) SP Gupta, afirma que cuidar de uma vaca pode curar algumas doenças e pode dar a uma pessoa uma mente sã com muitos outros benefícios.

“O carinho de vacas não só cura doenças respiratórias, pressão arterial, dores na coluna, problemas cardíacos, depressão, mas também tristeza, ansiedade e todos os tipos de tensões”, alega o comunicado.

Por outro lado, Sachin Deol, líder de projeto, afirmou que os resultados positivos não podem ser garantidos, uma vez que “cada corpo humano reage de forma diferente”, disse, numa entrevista ao The Logical Indian.

“Como psicóloga e alguém que experimentou [a prática], estar com vacas é extremamente terapêutico“, disse Ritu Dangwal, professora associada da Universidade NIIT, que regularmente vai ao abrigo de animais em Sadgrana. “A nossa ansiedade está no auge de todos os tempos. Estar com um animal emotivo, que não tem julgamento e ama incondicionalmente faz maravilhas. O calor e a entrega que se sente por eles são mais curativos do que qualquer aconselhamento sessão.”

O que diz a Ciência?

Em muitos outros países, acredita-se que este passatempo saudável aumenta os sentimentos positivos e reduz o stresse. A experiência aumenta a oxitocina em humanos, que é uma hormona libertada durante os laços sociais.

Segundo a BBC, é calmante abraçar um gato ou um cão – e essa sensação parece aumentar quando se abraça um animal maior.

Além disso, parece que o sentimento é mútuo. Segundo um estudo de 2007, publicado na revista científica Journal Applied Animal Behavior Science, as vacas entram num estado de relaxamento profundo quando as áreas do seu pescoço e a parte superior das costas são acariciadas.

Por outro lado, Michael Ungar sugere, num artigo publicado no Psychology Today, que o carinho da vaca pode ser comparável à terapia equina, que, embora carente de um suporte científico rigoroso, parece oferecer alguns benefícios a algumas pessoas.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …