Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, o presidente do Novo Banco.

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%.

O Novo Banco vendeu quase 200 imóveis a entidades ligadas ao fundo norte-americano Cerberus, que detém um banco que foi liderado por Byron Haines, o atual chairman do Novo Banco. O banco português fez um desconto a rondar os 70%, ficando a perder 328,8 milhões de euros, denuncia o Público.

Byron Haines é o atual presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco e, anteriormente, liderou o banco austríaco BAGAW P.S.K., cujo principal acionista é precisamente o fundo Cerberus.

A transação do “Project Sertorius” foi concretizada por 159 milhões de euros, correspondendo a um desconto de 67,9% face ao respetivo valor contabilístico de 487,8 milhões de euros.

Esta situação motivou uma queixa à ESMA, a Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários, pelos indícios de conflito de interesse e de eventuais decisões ruinosas no Novo Banco.

“O Project Sertorius foi executado num claro conflito de interesses, dado que Haynes, o chairman do Novo Banco, foi até final de 2017 o CEO do BAGAW P.S.K., do qual o Cerberus é o acionista”, lê-se na queixa enviada a 30 de dezembro de 2019.

O denunciante faz um pedido de investigação criminal aos atos de gestão do Novo Banco, deixando várias questões que pretende ver respondidas: “Qual é nome do último beneficiário das entidades detidas indiretamente pelos fundos de investimentos geridos pelo Cerberus?”; “Qual é o montante de crédito concedido pelo Novo Banco ao Cerberus Capital na transação do Project Sertorius”; “Porque que é que o Novo Banco está a esconder informação pública relevante?”; “Será para esconder os montantes de compensação pedidos ao governo português no âmbito do Acordo de Capital Contingente?”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. O habitual do novo banco, sem duvida uma instituição de grande confiança e de grande transparência!
    Mas ao contrário!

  2. Inacreditável. E para isto andamos todos a pagar? Não há gente honesta para gerir bancos??? E o nosso controlador da banca e o (des)governo não podem evitar estes roubos descarados????

    • O governo “TUDO EM FAMÍLIA”, diz que é muito bom, que controla tudo. Então como é possível esta pouca vergonha ?

  3. “vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%, ficando a perder 328,8 milhões de euros”
    E ainda teve prémio por ser bom gestor? Até eu fazia melhor.

  4. Só eu que ando à procura de casa do banco é que nao arranjo disto… nem imoveis do banco sequer!!

    interessante…

  5. Ponham a mão neste gatunos. O contribuinte português paga tanto, sem dó nem piedade, e este Banco, a chupar anualmente tantos milhões ao país, faz 70% de desconto ?! Isto está lindo. A cada esquina aparece uma corja de larápios.

  6. E a saga continua, e o povo a ter que lá pôr dinheiro num Banco que até foi praticamente oferecido aos americanos, francamente, não percebo!

  7. O BES devia ter falido e deviam ter ido todos ao fundo com roupa e tudo. Em vez de nacionalizar ou intervir no BES, a única coisa de jeito que o Estado podia ter feito era ter utilizado a CGD para comprar o BES, e todas as contas do BES passavam a contas da CGD, fechavam todos os balcões do BES e despediam todos os funcionários.

    • É… isto acontece à tanto tempo que já estou a concordar consigo.
      È inacreditável sairem impunes com estas situações todas enquanto pessoas tentam cumprir as suas prestações sem qualquer ajuda

    • Ó ZÉ
      Subscrevo. Em Parte…
      Mas a roubalheira é em todos os Bancos incluindo a Caixa…
      Mas o NB é de outra dimensão…
      Alguém acredita que o Sr.Sérgio, contratado pelo Banco de Carlos Costa, em regime de exclusividade, para vender o Nono Banco, desconhecia alguma das Cláusulas do do contrato de venda? F Se. Nada disso.
      Agora Muito A SÉRIO.
      Quero aqui lembrar a todos os Contribuintes, incluindo TODOS os Políticos sem excepção, que o Estado e respectivos Municípios, TÊM Direito de Preferência pelo valor declarado de venda.
      Mostra lá que é Macho, poxa!!!

  8. os nossos politicos é que são uma merda, eles dizem que têm que pagar e eles pagam , nem vão verificar, BURROS e nós pagamos.

  9. O inarrável administrador do Novo Banco, de nome Ramalho, deverá ficar na história, não como administrador, mas como “gozador do Povo português”!! Esta ave rara não consegue fazer um negócio serio? Enquanto houver dinheiro no Fundo de Resolução para derreter no banco falido pelo Ramalho, a saga não para. Querem apostar que quando o Ramalho receber os 3.900 milhões de euros, se acabam os prejuízos? Acabam os prejuízos, vendem o banco e levam os milhões que sacaram ou declaram a insolvência para não devolver nada a ninguém! O Ministério Público já pensou em abrir uma investigação à gestão deste “poço sem fundo”?

  10. Agora nós os ”camelos” vamos por lá mais uns milhões para eles viverem à grande.Francamente começo a ter nojo desta democracia.Que venha uma ditadura para limpar esta corja de ladrões.

  11. No livro que li de 1750!, salvo erro, “A Arte de Bem Furtar”, da autoria presumida de um jesuíta Vieira (os jesuítas como sabemos eram uns gatunos ), conta este gatuno, que em Portugal , as elites sociais entre a fidalguia e o clero (que ele Vieira jesuíta conhecia bem!) eram uns GATUNOS : recomendo a leitura porque o tem é super-atual – Portugal sempre foi ROUBADO pelas suas elites. Este negócio do NOVO BANCO não me espanta nada – é mais um saque destes gatunos !
    Nota: há uns anos, com o patrocínio de Marcelo de SOUSA, foi concedido 500 mil euros a um historiador da praça da Fac de Letras de Lisboa ,especialistas em Jesuítas, para re-escrever e re- editar a obra de VIEIRA … ora, mais uma jogada á “Jesuíta”

RESPONDER

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …