Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, o presidente do Novo Banco.

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%.

O Novo Banco vendeu quase 200 imóveis a entidades ligadas ao fundo norte-americano Cerberus, que detém um banco que foi liderado por Byron Haines, o atual chairman do Novo Banco. O banco português fez um desconto a rondar os 70%, ficando a perder 328,8 milhões de euros, denuncia o Público.

Byron Haines é o atual presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco e, anteriormente, liderou o banco austríaco BAGAW P.S.K., cujo principal acionista é precisamente o fundo Cerberus.

A transação do “Project Sertorius” foi concretizada por 159 milhões de euros, correspondendo a um desconto de 67,9% face ao respetivo valor contabilístico de 487,8 milhões de euros.

Esta situação motivou uma queixa à ESMA, a Autoridade Europeia de Mercados de Valores Mobiliários, pelos indícios de conflito de interesse e de eventuais decisões ruinosas no Novo Banco.

“O Project Sertorius foi executado num claro conflito de interesses, dado que Haynes, o chairman do Novo Banco, foi até final de 2017 o CEO do BAGAW P.S.K., do qual o Cerberus é o acionista”, lê-se na queixa enviada a 30 de dezembro de 2019.

O denunciante faz um pedido de investigação criminal aos atos de gestão do Novo Banco, deixando várias questões que pretende ver respondidas: “Qual é nome do último beneficiário das entidades detidas indiretamente pelos fundos de investimentos geridos pelo Cerberus?”; “Qual é o montante de crédito concedido pelo Novo Banco ao Cerberus Capital na transação do Project Sertorius”; “Porque que é que o Novo Banco está a esconder informação pública relevante?”; “Será para esconder os montantes de compensação pedidos ao governo português no âmbito do Acordo de Capital Contingente?”.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. O habitual do novo banco, sem duvida uma instituição de grande confiança e de grande transparência!
    Mas ao contrário!

  2. Inacreditável. E para isto andamos todos a pagar? Não há gente honesta para gerir bancos??? E o nosso controlador da banca e o (des)governo não podem evitar estes roubos descarados????

    • O governo “TUDO EM FAMÍLIA”, diz que é muito bom, que controla tudo. Então como é possível esta pouca vergonha ?

  3. “vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%, ficando a perder 328,8 milhões de euros”
    E ainda teve prémio por ser bom gestor? Até eu fazia melhor.

  4. Só eu que ando à procura de casa do banco é que nao arranjo disto… nem imoveis do banco sequer!!

    interessante…

  5. Ponham a mão neste gatunos. O contribuinte português paga tanto, sem dó nem piedade, e este Banco, a chupar anualmente tantos milhões ao país, faz 70% de desconto ?! Isto está lindo. A cada esquina aparece uma corja de larápios.

  6. E a saga continua, e o povo a ter que lá pôr dinheiro num Banco que até foi praticamente oferecido aos americanos, francamente, não percebo!

  7. O BES devia ter falido e deviam ter ido todos ao fundo com roupa e tudo. Em vez de nacionalizar ou intervir no BES, a única coisa de jeito que o Estado podia ter feito era ter utilizado a CGD para comprar o BES, e todas as contas do BES passavam a contas da CGD, fechavam todos os balcões do BES e despediam todos os funcionários.

    • É… isto acontece à tanto tempo que já estou a concordar consigo.
      È inacreditável sairem impunes com estas situações todas enquanto pessoas tentam cumprir as suas prestações sem qualquer ajuda

    • Ó ZÉ
      Subscrevo. Em Parte…
      Mas a roubalheira é em todos os Bancos incluindo a Caixa…
      Mas o NB é de outra dimensão…
      Alguém acredita que o Sr.Sérgio, contratado pelo Banco de Carlos Costa, em regime de exclusividade, para vender o Nono Banco, desconhecia alguma das Cláusulas do do contrato de venda? F Se. Nada disso.
      Agora Muito A SÉRIO.
      Quero aqui lembrar a todos os Contribuintes, incluindo TODOS os Políticos sem excepção, que o Estado e respectivos Municípios, TÊM Direito de Preferência pelo valor declarado de venda.
      Mostra lá que é Macho, poxa!!!

  8. os nossos politicos é que são uma merda, eles dizem que têm que pagar e eles pagam , nem vão verificar, BURROS e nós pagamos.

  9. O inarrável administrador do Novo Banco, de nome Ramalho, deverá ficar na história, não como administrador, mas como “gozador do Povo português”!! Esta ave rara não consegue fazer um negócio serio? Enquanto houver dinheiro no Fundo de Resolução para derreter no banco falido pelo Ramalho, a saga não para. Querem apostar que quando o Ramalho receber os 3.900 milhões de euros, se acabam os prejuízos? Acabam os prejuízos, vendem o banco e levam os milhões que sacaram ou declaram a insolvência para não devolver nada a ninguém! O Ministério Público já pensou em abrir uma investigação à gestão deste “poço sem fundo”?

  10. Agora nós os ”camelos” vamos por lá mais uns milhões para eles viverem à grande.Francamente começo a ter nojo desta democracia.Que venha uma ditadura para limpar esta corja de ladrões.

  11. No livro que li de 1750!, salvo erro, “A Arte de Bem Furtar”, da autoria presumida de um jesuíta Vieira (os jesuítas como sabemos eram uns gatunos ), conta este gatuno, que em Portugal , as elites sociais entre a fidalguia e o clero (que ele Vieira jesuíta conhecia bem!) eram uns GATUNOS : recomendo a leitura porque o tem é super-atual – Portugal sempre foi ROUBADO pelas suas elites. Este negócio do NOVO BANCO não me espanta nada – é mais um saque destes gatunos !
    Nota: há uns anos, com o patrocínio de Marcelo de SOUSA, foi concedido 500 mil euros a um historiador da praça da Fac de Letras de Lisboa ,especialistas em Jesuítas, para re-escrever e re- editar a obra de VIEIRA … ora, mais uma jogada á “Jesuíta”

RESPONDER

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …