Novo Banco revela documentação sobre imóveis. Eis as vendas mais desastrosas

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A instituição liderada por António Ramalho divulgou a documentação sobre a venda de imóveis. Os projetos Viriato e Sertorius foram os mais desastrosos para o Novo Banco.

O Novo Banco entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a documentação relativa aos grandes pacotes de vendas de imóveis. O banco antecipa-se, assim, ao pedido de António Costa para que o Novo Banco fosse impedido de realizar mais alienações até que fosse divulgada a auditoria aos seus atos de gestão.

Nos documentos entregues esta segunda-feira constam informações sobre as vendas de imóveis no âmbito dos projetos Viriato e Sertorius, avança o Expresso.

O Ministério Público confirmou hoje que estava a analisar a carta do primeiro-ministro em que pede que sejam avaliados procedimentos para acautelar a proteção dos interesses do Estado no Novo Banco, segundo fonte oficial da Procuradoria-Geral da República.

“Confirma-se a receção da carta do senhor primeiro-ministro. A mesma encontra-se em análise”, respondeu fonte oficial da PGR à Lusa.

O jornal Expresso explica ainda que apenas em cinco operações de venda de créditos e imóveis (Nata I, Nata II, Viriato, Sertorius e Albatroz), o banco liderado por António Ramalho perdeu 611 milhões de euros. Este valor deriva da diferença entre o valor a que os ativos estavam registados no balanço do banco e o seu preço de venda.

O projeto Sertorius, por exemplo, causou perdas diretas de 229 milhões de euros em 2019.

O Público noticiou, no início de julho, que o lote de quase 200 imóveis vendido em agosto de 2019 com um desconto próximo de 70% a entidades ligadas ao fundo de investimento Cerberus teve perdas de 328,8 milhões de euros e que o fundo a que foi vendido é o principal accionista do banco austríaco Bawag PSK, que era liderado por Byron Haines até meados de 2017, pouco antes de este assumir o cargo de chairman do Novo Banco.

Em 2018, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com mais de 100 mil contratos de crédito, com um valor bruto de 1.530 milhões de euros. Uma parte deste valor – cerca de 986 milhões – estava já coberta por imparidades.

Feitas as contas, o crédito a clientes do Novo Banco registou uma diminuição de 544 milhões. O comprador final pagou 435,5 milhões de euros, resultando numa perda de 110 milhões de euros para o banco, explica o Expresso.

Ainda em 2018, no projeto Viriato, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com quase 9 mil imóveis, com um valor bruto contabilístico de 716,7 milhões de euros. A instituição financeira previa receber 388,9 milhões de euros dos compradores. O processo de venda desta carteira gerou perdas diretas de 159 milhões.

Um ano mais tarde, Novo Banco decidiu vender ativos problemáticos na sua sucursal espanhola, naquele que ficou conhecido como projeto Albatroz. A venda da carteira, com um valor bruto contabilístico de 308 milhões de euros, gerou uma perda de 34 milhões para o Novo Banco.

Nesse mesmo ano, a Nata II viu o Novo Banco desfazer-se dos seus maiores devedores. O Expresso escreve que a intenção era alienar créditos de 3 mil milhões, mas o banco acabou a vender ativos de 1.202 milhões de euros, com uma imparidade de 1.056 milhões. A venda e crédito ao grupo americano Davidson Kempner gerou uma perda de 79 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E como se eu não adivinhasse… com uma simples pesquisa, concluo que o Banco liderado por António Ramalho, depois destas asneiradas, distribuiu bónus mais elevados que os de BCP, Santander Totta e BPI, cujas situações financeiras eram mais favoráveis.

    17776

  2. Democracia da gatunagem á custa do povo…
    Venha um ditador endireitar este pais porque as pssoas serias e honestas certamente nao serao tao roubadas e exploradas.

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …