Novo Banco revela documentação sobre imóveis. Eis as vendas mais desastrosas

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A instituição liderada por António Ramalho divulgou a documentação sobre a venda de imóveis. Os projetos Viriato e Sertorius foram os mais desastrosos para o Novo Banco.

O Novo Banco entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a documentação relativa aos grandes pacotes de vendas de imóveis. O banco antecipa-se, assim, ao pedido de António Costa para que o Novo Banco fosse impedido de realizar mais alienações até que fosse divulgada a auditoria aos seus atos de gestão.

Nos documentos entregues esta segunda-feira constam informações sobre as vendas de imóveis no âmbito dos projetos Viriato e Sertorius, avança o Expresso.

O Ministério Público confirmou hoje que estava a analisar a carta do primeiro-ministro em que pede que sejam avaliados procedimentos para acautelar a proteção dos interesses do Estado no Novo Banco, segundo fonte oficial da Procuradoria-Geral da República.

“Confirma-se a receção da carta do senhor primeiro-ministro. A mesma encontra-se em análise”, respondeu fonte oficial da PGR à Lusa.

O jornal Expresso explica ainda que apenas em cinco operações de venda de créditos e imóveis (Nata I, Nata II, Viriato, Sertorius e Albatroz), o banco liderado por António Ramalho perdeu 611 milhões de euros. Este valor deriva da diferença entre o valor a que os ativos estavam registados no balanço do banco e o seu preço de venda.

O projeto Sertorius, por exemplo, causou perdas diretas de 229 milhões de euros em 2019.

O Público noticiou, no início de julho, que o lote de quase 200 imóveis vendido em agosto de 2019 com um desconto próximo de 70% a entidades ligadas ao fundo de investimento Cerberus teve perdas de 328,8 milhões de euros e que o fundo a que foi vendido é o principal accionista do banco austríaco Bawag PSK, que era liderado por Byron Haines até meados de 2017, pouco antes de este assumir o cargo de chairman do Novo Banco.

Em 2018, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com mais de 100 mil contratos de crédito, com um valor bruto de 1.530 milhões de euros. Uma parte deste valor – cerca de 986 milhões – estava já coberta por imparidades.

Feitas as contas, o crédito a clientes do Novo Banco registou uma diminuição de 544 milhões. O comprador final pagou 435,5 milhões de euros, resultando numa perda de 110 milhões de euros para o banco, explica o Expresso.

Ainda em 2018, no projeto Viriato, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com quase 9 mil imóveis, com um valor bruto contabilístico de 716,7 milhões de euros. A instituição financeira previa receber 388,9 milhões de euros dos compradores. O processo de venda desta carteira gerou perdas diretas de 159 milhões.

Um ano mais tarde, Novo Banco decidiu vender ativos problemáticos na sua sucursal espanhola, naquele que ficou conhecido como projeto Albatroz. A venda da carteira, com um valor bruto contabilístico de 308 milhões de euros, gerou uma perda de 34 milhões para o Novo Banco.

Nesse mesmo ano, a Nata II viu o Novo Banco desfazer-se dos seus maiores devedores. O Expresso escreve que a intenção era alienar créditos de 3 mil milhões, mas o banco acabou a vender ativos de 1.202 milhões de euros, com uma imparidade de 1.056 milhões. A venda e crédito ao grupo americano Davidson Kempner gerou uma perda de 79 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E como se eu não adivinhasse… com uma simples pesquisa, concluo que o Banco liderado por António Ramalho, depois destas asneiradas, distribuiu bónus mais elevados que os de BCP, Santander Totta e BPI, cujas situações financeiras eram mais favoráveis.

    17776

  2. Democracia da gatunagem á custa do povo…
    Venha um ditador endireitar este pais porque as pssoas serias e honestas certamente nao serao tao roubadas e exploradas.

RESPONDER

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …