Novo Banco revela documentação sobre imóveis. Eis as vendas mais desastrosas

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

A instituição liderada por António Ramalho divulgou a documentação sobre a venda de imóveis. Os projetos Viriato e Sertorius foram os mais desastrosos para o Novo Banco.

O Novo Banco entregou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a documentação relativa aos grandes pacotes de vendas de imóveis. O banco antecipa-se, assim, ao pedido de António Costa para que o Novo Banco fosse impedido de realizar mais alienações até que fosse divulgada a auditoria aos seus atos de gestão.

Nos documentos entregues esta segunda-feira constam informações sobre as vendas de imóveis no âmbito dos projetos Viriato e Sertorius, avança o Expresso.

O Ministério Público confirmou hoje que estava a analisar a carta do primeiro-ministro em que pede que sejam avaliados procedimentos para acautelar a proteção dos interesses do Estado no Novo Banco, segundo fonte oficial da Procuradoria-Geral da República.

“Confirma-se a receção da carta do senhor primeiro-ministro. A mesma encontra-se em análise”, respondeu fonte oficial da PGR à Lusa.

O jornal Expresso explica ainda que apenas em cinco operações de venda de créditos e imóveis (Nata I, Nata II, Viriato, Sertorius e Albatroz), o banco liderado por António Ramalho perdeu 611 milhões de euros. Este valor deriva da diferença entre o valor a que os ativos estavam registados no balanço do banco e o seu preço de venda.

O projeto Sertorius, por exemplo, causou perdas diretas de 229 milhões de euros em 2019.

O Público noticiou, no início de julho, que o lote de quase 200 imóveis vendido em agosto de 2019 com um desconto próximo de 70% a entidades ligadas ao fundo de investimento Cerberus teve perdas de 328,8 milhões de euros e que o fundo a que foi vendido é o principal accionista do banco austríaco Bawag PSK, que era liderado por Byron Haines até meados de 2017, pouco antes de este assumir o cargo de chairman do Novo Banco.

Em 2018, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com mais de 100 mil contratos de crédito, com um valor bruto de 1.530 milhões de euros. Uma parte deste valor – cerca de 986 milhões – estava já coberta por imparidades.

Feitas as contas, o crédito a clientes do Novo Banco registou uma diminuição de 544 milhões. O comprador final pagou 435,5 milhões de euros, resultando numa perda de 110 milhões de euros para o banco, explica o Expresso.

Ainda em 2018, no projeto Viriato, o Novo Banco colocou à venda uma carteira com quase 9 mil imóveis, com um valor bruto contabilístico de 716,7 milhões de euros. A instituição financeira previa receber 388,9 milhões de euros dos compradores. O processo de venda desta carteira gerou perdas diretas de 159 milhões.

Um ano mais tarde, Novo Banco decidiu vender ativos problemáticos na sua sucursal espanhola, naquele que ficou conhecido como projeto Albatroz. A venda da carteira, com um valor bruto contabilístico de 308 milhões de euros, gerou uma perda de 34 milhões para o Novo Banco.

Nesse mesmo ano, a Nata II viu o Novo Banco desfazer-se dos seus maiores devedores. O Expresso escreve que a intenção era alienar créditos de 3 mil milhões, mas o banco acabou a vender ativos de 1.202 milhões de euros, com uma imparidade de 1.056 milhões. A venda e crédito ao grupo americano Davidson Kempner gerou uma perda de 79 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E como se eu não adivinhasse… com uma simples pesquisa, concluo que o Banco liderado por António Ramalho, depois destas asneiradas, distribuiu bónus mais elevados que os de BCP, Santander Totta e BPI, cujas situações financeiras eram mais favoráveis.

    17776

  2. Democracia da gatunagem á custa do povo…
    Venha um ditador endireitar este pais porque as pssoas serias e honestas certamente nao serao tao roubadas e exploradas.

RESPONDER

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …