“Sequestraram-nos em Portugal 30 milhões”. Novo Banco bloqueia transferência milionária do Governo de Maduro

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Novo Banco denunciou esta terça-feira ter cancelado uma tentativa de transferência de fundos pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro para bancos sediados no Uruguai.

Segundo a agência noticiosa Reuters, o anúncio foi feito esta terça-feira pelo deputado venezuelano Carlos Paparoni, um dia depois da oposição exigir que a operação fosse bloqueada. Contactado pela TSF, o Novo Banco não prestou qualquer comentário.

O congelamento da operação financeira ocorreu um dia depois de o presidente interino, o autoproclamado Juan Guaidó, ter pedido aos países para ajudarem os venezuelanos a manter o dinheiro no país.

Guaidó disse esta segunda-feira que o Governo de Maduro estaria a tentar transferir uma quantia superior a 1000 milhões de dólares para um banco uruguaio.

Em entrevista a uma televisão Espanhola, Maduro acusou Portugal de “sequestrar” 30 milhões de euros, afirmando que a Venezuela está a ser alvo de uma “guerra económica” que visa “asfixiar” a economia do país.

“Agora mesmo sequestraram-nos em Portugal uns 30 milhões de euros, com os quais estávamos a pagar um sistema de autocarros que comprámos no país para transporte público”, disse o Presidente em declarações ao canal La Sexta, sem adiantar detalhes.

“Todos os dias roubam-nos, congelam-nos, sequestram-nos. Mas não avo conseguir, de maneira alguma. Juro pelos nossos antepassados”, sustentou.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres. Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas. Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se a Europa bloqueiasse o dinheiro do Brasil, do alto salário do congresso nacional, e suas mordomias , mais
    milhoes de cargos de confiança, mais a lavagem anual de dinheiro público. Daria para colocar todas as crianças nas escolas que necessitam, para ter uma formação humana, e deixarem a criminalidade. Ensinando o bem.

  2. Se bloqueiassem o dinheiro da mordomias dos governantes brasileiros, mais seus cargos de confiança e a lavagem de dinheiro.
    Haveria escolas integrais para por fim a criminalidade das 60 milhões de crianças que há no Brasil.

  3. não se preocupem que depois de um criminoso chegará outro e desta vez com os comparsas dos States, que têm vindo a dizer que vão tomar conta do petróleo….como aliás é habitual.

    • As reservas de petroleo americano nao dependem do petroleo Veneuelano..alias o Eua compra petroleo Da Opep pro preco do barril nao cair e quebrar o Mundo Arabe…a questao americana é a associaçao de Maduro com Irã e Russia…isso é preocupante

  4. Rose,
    infelizmente tenho que lhe informar que o dinheiro que os políticos recebem aqui no BRASIL sai direto do bolso do brasileiro (impostos) e não passa pelo sistema financeiro europeu.

  5. Acho que deveria ser proibido que ignorantes absolutos e analfabetos funcionais fizessem comentários públicos. Leiam, estudem e descubram a verdade.

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …