“Sequestraram-nos em Portugal 30 milhões”. Novo Banco bloqueia transferência milionária do Governo de Maduro

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Novo Banco denunciou esta terça-feira ter cancelado uma tentativa de transferência de fundos pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro para bancos sediados no Uruguai.

Segundo a agência noticiosa Reuters, o anúncio foi feito esta terça-feira pelo deputado venezuelano Carlos Paparoni, um dia depois da oposição exigir que a operação fosse bloqueada. Contactado pela TSF, o Novo Banco não prestou qualquer comentário.

O congelamento da operação financeira ocorreu um dia depois de o presidente interino, o autoproclamado Juan Guaidó, ter pedido aos países para ajudarem os venezuelanos a manter o dinheiro no país.

Guaidó disse esta segunda-feira que o Governo de Maduro estaria a tentar transferir uma quantia superior a 1000 milhões de dólares para um banco uruguaio.

Em entrevista a uma televisão Espanhola, Maduro acusou Portugal de “sequestrar” 30 milhões de euros, afirmando que a Venezuela está a ser alvo de uma “guerra económica” que visa “asfixiar” a economia do país.

“Agora mesmo sequestraram-nos em Portugal uns 30 milhões de euros, com os quais estávamos a pagar um sistema de autocarros que comprámos no país para transporte público”, disse o Presidente em declarações ao canal La Sexta, sem adiantar detalhes.

“Todos os dias roubam-nos, congelam-nos, sequestram-nos. Mas não avo conseguir, de maneira alguma. Juro pelos nossos antepassados”, sustentou.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres. Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas. Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se a Europa bloqueiasse o dinheiro do Brasil, do alto salário do congresso nacional, e suas mordomias , mais
    milhoes de cargos de confiança, mais a lavagem anual de dinheiro público. Daria para colocar todas as crianças nas escolas que necessitam, para ter uma formação humana, e deixarem a criminalidade. Ensinando o bem.

  2. Se bloqueiassem o dinheiro da mordomias dos governantes brasileiros, mais seus cargos de confiança e a lavagem de dinheiro.
    Haveria escolas integrais para por fim a criminalidade das 60 milhões de crianças que há no Brasil.

  3. não se preocupem que depois de um criminoso chegará outro e desta vez com os comparsas dos States, que têm vindo a dizer que vão tomar conta do petróleo….como aliás é habitual.

    • As reservas de petroleo americano nao dependem do petroleo Veneuelano..alias o Eua compra petroleo Da Opep pro preco do barril nao cair e quebrar o Mundo Arabe…a questao americana é a associaçao de Maduro com Irã e Russia…isso é preocupante

  4. Rose,
    infelizmente tenho que lhe informar que o dinheiro que os políticos recebem aqui no BRASIL sai direto do bolso do brasileiro (impostos) e não passa pelo sistema financeiro europeu.

  5. Acho que deveria ser proibido que ignorantes absolutos e analfabetos funcionais fizessem comentários públicos. Leiam, estudem e descubram a verdade.

RESPONDER

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …