“Sequestraram-nos em Portugal 30 milhões”. Novo Banco bloqueia transferência milionária do Governo de Maduro

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Novo Banco denunciou esta terça-feira ter cancelado uma tentativa de transferência de fundos pelo Governo do Presidente Nicolás Maduro para bancos sediados no Uruguai.

Segundo a agência noticiosa Reuters, o anúncio foi feito esta terça-feira pelo deputado venezuelano Carlos Paparoni, um dia depois da oposição exigir que a operação fosse bloqueada. Contactado pela TSF, o Novo Banco não prestou qualquer comentário.

O congelamento da operação financeira ocorreu um dia depois de o presidente interino, o autoproclamado Juan Guaidó, ter pedido aos países para ajudarem os venezuelanos a manter o dinheiro no país.

Guaidó disse esta segunda-feira que o Governo de Maduro estaria a tentar transferir uma quantia superior a 1000 milhões de dólares para um banco uruguaio.

Em entrevista a uma televisão Espanhola, Maduro acusou Portugal de “sequestrar” 30 milhões de euros, afirmando que a Venezuela está a ser alvo de uma “guerra económica” que visa “asfixiar” a economia do país.

“Agora mesmo sequestraram-nos em Portugal uns 30 milhões de euros, com os quais estávamos a pagar um sistema de autocarros que comprámos no país para transporte público”, disse o Presidente em declarações ao canal La Sexta, sem adiantar detalhes.

“Todos os dias roubam-nos, congelam-nos, sequestram-nos. Mas não avo conseguir, de maneira alguma. Juro pelos nossos antepassados”, sustentou.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres. Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas. Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se a Europa bloqueiasse o dinheiro do Brasil, do alto salário do congresso nacional, e suas mordomias , mais
    milhoes de cargos de confiança, mais a lavagem anual de dinheiro público. Daria para colocar todas as crianças nas escolas que necessitam, para ter uma formação humana, e deixarem a criminalidade. Ensinando o bem.

  2. Se bloqueiassem o dinheiro da mordomias dos governantes brasileiros, mais seus cargos de confiança e a lavagem de dinheiro.
    Haveria escolas integrais para por fim a criminalidade das 60 milhões de crianças que há no Brasil.

  3. não se preocupem que depois de um criminoso chegará outro e desta vez com os comparsas dos States, que têm vindo a dizer que vão tomar conta do petróleo….como aliás é habitual.

    • As reservas de petroleo americano nao dependem do petroleo Veneuelano..alias o Eua compra petroleo Da Opep pro preco do barril nao cair e quebrar o Mundo Arabe…a questao americana é a associaçao de Maduro com Irã e Russia…isso é preocupante

  4. Rose,
    infelizmente tenho que lhe informar que o dinheiro que os políticos recebem aqui no BRASIL sai direto do bolso do brasileiro (impostos) e não passa pelo sistema financeiro europeu.

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …