Novo Banco é o maior credor do império de Pereira Coutinho. Mais de 100 milhões de euros cativos

O Novo Banco é a entidade bancária mais exposta à queda do empresário João Pereira Coutinho, acumulando quase metade dos mais 230 milhões de euros que as empresas SAG e SIVA devem a Banca.[/dropcaps]

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança com os valores nesta sexta-feira, ao todo, o Novo Banco, liderado por António Ramalho terá cerca de 110 milhões de euros embargados. Parte deste montante cativo só será recuperado em 2029.

As empresas de Pereira Coutinho vão ser vendidas por um euro à Porsche Holding por um euro, num processo que envolve perdões de dívida por parte dos bancos.

De acordo com um comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Banca perdoa 116 milhões de euros a João Pereira Coutinho, no âmbito deste negócio.

Ao todo, escreve o Negócios, o império de Pereira Coutinho conta com uma dívida agregada próxima dos 600 milhões de euros, sendo que 326,3 milhões de euros surgem na contabilidade da SAG.

No âmbito de acordo extrajudicial de recuperação da empresa, os acionistas concordaram em perdoar integralmente os seus 253,3 milhões de euros. A Banca, por sua vez, é credora de 72,3 milhões de euros, com o Novo Banco a reclamar 43,5 milhões.

O BCP irá perdoar 10 milhões, o Novo Banco 5,3 milhões e o BPI 466 mil euros, ficando intactos os créditos de 6 milhões da CGD. Além destes valores, banca aceitou também diferir o pagamento dos remanescentes 56,3 milhões – um milhão por ano nos próximos nove anos, com os restantes 47 milhões a serem reembolsados em abril de 2029.

Já na SIVA, onde a dívida global ultrapassa os 260 milhões de euros, a banca surge como credora de 160,2 milhões, com o Novo Banco à frente com 66,4 milhões.

Contas feitas, o Novo Banco reclama 109,9 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico muito satisfeita que finalmente os Srs. políticos tenham produzido uma Lei que responsabiliza fortemente quem decide de forma danosa e que vincula cada decisor para toda a vida às suas decisões. Certamente, com esta nova Lei os casos de atos de gestão danosa e de corrupção vão diminuir sobremaneira e o Estado deixará de usar os milhões do erário público para aparar os golpes de quaisquer psicopatas e sociopatas que apenas parecem viver para encher os seus bolsos sem fundo, e os dos seus amigalhaços, à custa da desgraça alheia. Escusado é dizer que esta Lei não passou de um sonho que eu tive. Agora, se todos os portugueses, sobre esta demanda de justiça básica, tiverem um sonho, quem sabe, alguma coisa mudará!

RESPONDER

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …