Novo Banco é o maior credor do império de Pereira Coutinho. Mais de 100 milhões de euros cativos

O Novo Banco é a entidade bancária mais exposta à queda do empresário João Pereira Coutinho, acumulando quase metade dos mais 230 milhões de euros que as empresas SAG e SIVA devem a Banca.[/dropcaps]

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança com os valores nesta sexta-feira, ao todo, o Novo Banco, liderado por António Ramalho terá cerca de 110 milhões de euros embargados. Parte deste montante cativo só será recuperado em 2029.

As empresas de Pereira Coutinho vão ser vendidas por um euro à Porsche Holding por um euro, num processo que envolve perdões de dívida por parte dos bancos.



De acordo com um comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Banca perdoa 116 milhões de euros a João Pereira Coutinho, no âmbito deste negócio.

Ao todo, escreve o Negócios, o império de Pereira Coutinho conta com uma dívida agregada próxima dos 600 milhões de euros, sendo que 326,3 milhões de euros surgem na contabilidade da SAG.

No âmbito de acordo extrajudicial de recuperação da empresa, os acionistas concordaram em perdoar integralmente os seus 253,3 milhões de euros. A Banca, por sua vez, é credora de 72,3 milhões de euros, com o Novo Banco a reclamar 43,5 milhões.

O BCP irá perdoar 10 milhões, o Novo Banco 5,3 milhões e o BPI 466 mil euros, ficando intactos os créditos de 6 milhões da CGD. Além destes valores, banca aceitou também diferir o pagamento dos remanescentes 56,3 milhões – um milhão por ano nos próximos nove anos, com os restantes 47 milhões a serem reembolsados em abril de 2029.

Já na SIVA, onde a dívida global ultrapassa os 260 milhões de euros, a banca surge como credora de 160,2 milhões, com o Novo Banco à frente com 66,4 milhões.

Contas feitas, o Novo Banco reclama 109,9 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fico muito satisfeita que finalmente os Srs. políticos tenham produzido uma Lei que responsabiliza fortemente quem decide de forma danosa e que vincula cada decisor para toda a vida às suas decisões. Certamente, com esta nova Lei os casos de atos de gestão danosa e de corrupção vão diminuir sobremaneira e o Estado deixará de usar os milhões do erário público para aparar os golpes de quaisquer psicopatas e sociopatas que apenas parecem viver para encher os seus bolsos sem fundo, e os dos seus amigalhaços, à custa da desgraça alheia. Escusado é dizer que esta Lei não passou de um sonho que eu tive. Agora, se todos os portugueses, sobre esta demanda de justiça básica, tiverem um sonho, quem sabe, alguma coisa mudará!

RESPONDER

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …