Porsche comprou a SIVA por 1 euro (e a Banca perdoou 166 milhões)

sivaonline.pt

A construtora automóvel alemã Porsche anunciou esta quarta-feira que pretende assumir a gestão da Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) no quarto trimestre deste ano, depois do anúncio do acordo para garantir a continuidade das operações em Portugal.

“No seguimento da reestruturação, sujeita a escrutínio judicial e aprovação das autoridades da concorrência da União Europeia a Porsche Holding Salzburg (PHS) pretende assumir a responsabilidade da gestão operacional e comercial em Portugal no quarto trimestre de 2019”, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, no seguimento do acordo anunciado na terça-feira à noite.

O empresário Pereira Coutinho anunciou esta terça-feira à noite uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para tirar a SAG de bolsa e a venda da SIVA, o negócio dos automóveis da empresa, aos alemães da Porsche pelo valor simbólico de 1 euro.

“Estamos muito satisfeitos com mais este importante desenvolvimento para a nossa empresa. A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30.000 novos veículos por ano, e será um complemento ideal para as nossas actividades na região da Europa Ocidental”, disse o CEO do Conselho de Administração da PHS, Hans Peter Schützinger, citado no comunicado.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAG, liderada por João Pereira Coutinho, informa que “chegou a acordo com a Porsche Holdings (sociedade pertencente ao Grupo VW) e as instituições financeiras que participam nos financiamentos e garantias do Grupo SAG” para a venda da SIVA.

De acordo com o mesmo documento, a Banca perdoa 116 milhões de euros a João Pereira Coutinho, no âmbito deste negócio: na SAG o perdão é de 16 milhões (10 milhões do BCP, 5,3 do Novo Banco e 466 mil do BPI); para a SIVA está previsto um perdão bancário de 100 milhões de euros, que poderá aumentar se for necessário para a empresa ficar com património positivo.

Segundo escreve o Jornal de Notícias, o acordo com a SIVA envolve BCP, Novo Banco, BPI e Caixa Geral de Depósitos, aos quais a empresa deve cerca de 147 milhões de euros. Estes quatro bancos aceitarem perdoar 100 milhões de euros no imediato.

O acordo prevê ainda a anulação de créditos da SAG no valor de 253 milhões de euros, não sendo claro se há, também aqui, dinheiro da Banca ou se são apenas créditos dos acionistas sobre a SAG e respetivas subsidiárias. Os bancos, lê-se ainda no comunicado enviado, “assegurarão até 31 de dezembro de 2019 garantias bancárias para garantir a importação de viaturas e peças pela SIVA”.

A SIVA, que comercializa as marcas Volkswagen, Audi e Škoda, passa a ser integralmente detida pela Porsche Holdings, sociedade pertencente ao Grupo VW, um processo que deverá estar concluído este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O País das desigualdades no seu melhor. Tenho uma dívida ao banco de 1700 euros e já me penhoraram o salário para pagar, famílias ficam a viver na rua por não conseguirem pagar os empréstimos, enquanto as dívidas de milhões são perdoadas ou os bancos assobiam para o ar. Enquanto o povo não se aperceber que é humilhado, mal tratado, explorado, ignorado e tratado abaixo de lixo, isto não vai para a frente. Não me admirava nada se de repente rebentasse uma rebelião popular de indignação e de libertação, contra o poder financeiro instituído.

    • Os bancos perdoam as dívidas a S. Exas., os caloteiros que ficam com boas casas e boas vidas, mas não largam um cêntimo para pagar aos bancos, porque sabem que o governo paga esses rombos através aqui dos tansos idiotas, aumentando os impostos. Ontem li que o ministro das finanças disse que, para pagarem aos professores as exigências que eles têm feito vão colocar uma sobretaxa sobre o IVA como fazem com o combustível. Não é justo que para pagarem mais a uns, roubem a outros que podem menos. É através do IVA que todos nós pagamos que vão buscar esse dinheiro para pagar aos professores. Ora os desempregados e os reformados que ou não recebem nada ou recebem uma miséria de pensões, vão ter que pagar mais em impostos, se já vivem miseravelmente. Ah…e além disso, o IVA vai subir mais 1% em cada taxa. O de 6 passa a 7, o de 13 passa a 14 e o de 23 passa a 24%, depois sobre essa percentagem vai haver a tal sobretaxa. E hoje li que o governo vai meter mais 1000 funcionários técnicos na função pública…. e os burros a pagarem.

    • Às armas, às armas… ( in “a Portuguesa”).
      – Por acaso será que já todos os tugas se esqueceram das amizades públicas deste tal de Pereira Coutinho com um tal ex-PM, “brandão raivoso” e com a sua ministra das finanças “rafeira do leite” e por que caminhos seguiram estas criaturas e por aonde andam actualmente? Ai esqueceram-se?!…

  2. ???Andamos a salvar bancos então e a minha opinião sobre o perdão???
    Faz mesmo muita falta uma eta para limpar vários sectores em potugal!!!

  3. Entenderam?
    Não vale a pena lutarmos pela vida…
    Personalidades milionárias, descendentes milionários até á 5ª Geração.
    E quem Autoriza? Sabem quanto esfolaram os administradores bancários durante 2018?
    O melhor é todos desistirmos… e ir para a Praia.

  4. O “Perdão da dívida” é sempre para o tem dinheiro para a pagar. Porque razão será que o pobre tem de pagar, mesmo que tenha de trabalhar até pagar a dívida, e o rico, mesmo com bom corpo e bens, não tem de trabalhar até pagar o que deve?
    “Justiça”, só acredito na divina.

  5. Acho que já é tempo para o povo tomar as rédeas disto e “tratar” da saúde desse corruptos e gatunos….. antes que seja tarde demais…. é limpa-los a todos, é o que se faz aos parasitas

  6. Triste Portugal, pobre Português cada vez mais espremido e esfolado.
    A Maçonaria a orientar-se pelos seus seguidores políticos, aliás quem não pertencer a esta seita não chega longe.

  7. Parece que o pessoal está a ficar revoltado…..mas depois nos cafés e nos lugares públicos , só se ouve falar de futebol….cada vez dou mais razão a um amigo Brasileiro da Petrógas que me dizia ….Patrício povos que pensam com os pés nunca vão a lado nenhum …referia-se a Portugal e ao Brasil…Temos aquilo que merecemos….

RESPONDER

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …