Porsche comprou a SIVA por 1 euro (e a Banca perdoou 166 milhões)

sivaonline.pt

A construtora automóvel alemã Porsche anunciou esta quarta-feira que pretende assumir a gestão da Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) no quarto trimestre deste ano, depois do anúncio do acordo para garantir a continuidade das operações em Portugal.

“No seguimento da reestruturação, sujeita a escrutínio judicial e aprovação das autoridades da concorrência da União Europeia a Porsche Holding Salzburg (PHS) pretende assumir a responsabilidade da gestão operacional e comercial em Portugal no quarto trimestre de 2019”, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, no seguimento do acordo anunciado na terça-feira à noite.

O empresário Pereira Coutinho anunciou esta terça-feira à noite uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para tirar a SAG de bolsa e a venda da SIVA, o negócio dos automóveis da empresa, aos alemães da Porsche pelo valor simbólico de 1 euro.

“Estamos muito satisfeitos com mais este importante desenvolvimento para a nossa empresa. A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30.000 novos veículos por ano, e será um complemento ideal para as nossas actividades na região da Europa Ocidental”, disse o CEO do Conselho de Administração da PHS, Hans Peter Schützinger, citado no comunicado.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAG, liderada por João Pereira Coutinho, informa que “chegou a acordo com a Porsche Holdings (sociedade pertencente ao Grupo VW) e as instituições financeiras que participam nos financiamentos e garantias do Grupo SAG” para a venda da SIVA.

De acordo com o mesmo documento, a Banca perdoa 116 milhões de euros a João Pereira Coutinho, no âmbito deste negócio: na SAG o perdão é de 16 milhões (10 milhões do BCP, 5,3 do Novo Banco e 466 mil do BPI); para a SIVA está previsto um perdão bancário de 100 milhões de euros, que poderá aumentar se for necessário para a empresa ficar com património positivo.

Segundo escreve o Jornal de Notícias, o acordo com a SIVA envolve BCP, Novo Banco, BPI e Caixa Geral de Depósitos, aos quais a empresa deve cerca de 147 milhões de euros. Estes quatro bancos aceitarem perdoar 100 milhões de euros no imediato.

O acordo prevê ainda a anulação de créditos da SAG no valor de 253 milhões de euros, não sendo claro se há, também aqui, dinheiro da Banca ou se são apenas créditos dos acionistas sobre a SAG e respetivas subsidiárias. Os bancos, lê-se ainda no comunicado enviado, “assegurarão até 31 de dezembro de 2019 garantias bancárias para garantir a importação de viaturas e peças pela SIVA”.

A SIVA, que comercializa as marcas Volkswagen, Audi e Škoda, passa a ser integralmente detida pela Porsche Holdings, sociedade pertencente ao Grupo VW, um processo que deverá estar concluído este ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O País das desigualdades no seu melhor. Tenho uma dívida ao banco de 1700 euros e já me penhoraram o salário para pagar, famílias ficam a viver na rua por não conseguirem pagar os empréstimos, enquanto as dívidas de milhões são perdoadas ou os bancos assobiam para o ar. Enquanto o povo não se aperceber que é humilhado, mal tratado, explorado, ignorado e tratado abaixo de lixo, isto não vai para a frente. Não me admirava nada se de repente rebentasse uma rebelião popular de indignação e de libertação, contra o poder financeiro instituído.

    • Os bancos perdoam as dívidas a S. Exas., os caloteiros que ficam com boas casas e boas vidas, mas não largam um cêntimo para pagar aos bancos, porque sabem que o governo paga esses rombos através aqui dos tansos idiotas, aumentando os impostos. Ontem li que o ministro das finanças disse que, para pagarem aos professores as exigências que eles têm feito vão colocar uma sobretaxa sobre o IVA como fazem com o combustível. Não é justo que para pagarem mais a uns, roubem a outros que podem menos. É através do IVA que todos nós pagamos que vão buscar esse dinheiro para pagar aos professores. Ora os desempregados e os reformados que ou não recebem nada ou recebem uma miséria de pensões, vão ter que pagar mais em impostos, se já vivem miseravelmente. Ah…e além disso, o IVA vai subir mais 1% em cada taxa. O de 6 passa a 7, o de 13 passa a 14 e o de 23 passa a 24%, depois sobre essa percentagem vai haver a tal sobretaxa. E hoje li que o governo vai meter mais 1000 funcionários técnicos na função pública…. e os burros a pagarem.

    • Às armas, às armas… ( in “a Portuguesa”).
      – Por acaso será que já todos os tugas se esqueceram das amizades públicas deste tal de Pereira Coutinho com um tal ex-PM, “brandão raivoso” e com a sua ministra das finanças “rafeira do leite” e por que caminhos seguiram estas criaturas e por aonde andam actualmente? Ai esqueceram-se?!…

  2. ???Andamos a salvar bancos então e a minha opinião sobre o perdão???
    Faz mesmo muita falta uma eta para limpar vários sectores em potugal!!!

  3. Entenderam?
    Não vale a pena lutarmos pela vida…
    Personalidades milionárias, descendentes milionários até á 5ª Geração.
    E quem Autoriza? Sabem quanto esfolaram os administradores bancários durante 2018?
    O melhor é todos desistirmos… e ir para a Praia.

  4. O “Perdão da dívida” é sempre para o tem dinheiro para a pagar. Porque razão será que o pobre tem de pagar, mesmo que tenha de trabalhar até pagar a dívida, e o rico, mesmo com bom corpo e bens, não tem de trabalhar até pagar o que deve?
    “Justiça”, só acredito na divina.

  5. Acho que já é tempo para o povo tomar as rédeas disto e “tratar” da saúde desse corruptos e gatunos….. antes que seja tarde demais…. é limpa-los a todos, é o que se faz aos parasitas

  6. Triste Portugal, pobre Português cada vez mais espremido e esfolado.
    A Maçonaria a orientar-se pelos seus seguidores políticos, aliás quem não pertencer a esta seita não chega longe.

  7. Parece que o pessoal está a ficar revoltado…..mas depois nos cafés e nos lugares públicos , só se ouve falar de futebol….cada vez dou mais razão a um amigo Brasileiro da Petrógas que me dizia ….Patrício povos que pensam com os pés nunca vão a lado nenhum …referia-se a Portugal e ao Brasil…Temos aquilo que merecemos….

RESPONDER

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …