//

Porsche comprou a SIVA por 1 euro (e a Banca perdoou 166 milhões)

13

sivaonline.pt

A construtora automóvel alemã Porsche anunciou esta quarta-feira que pretende assumir a gestão da Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) no quarto trimestre deste ano, depois do anúncio do acordo para garantir a continuidade das operações em Portugal.

“No seguimento da reestruturação, sujeita a escrutínio judicial e aprovação das autoridades da concorrência da União Europeia a Porsche Holding Salzburg (PHS) pretende assumir a responsabilidade da gestão operacional e comercial em Portugal no quarto trimestre de 2019”, lê-se num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, no seguimento do acordo anunciado na terça-feira à noite.

O empresário Pereira Coutinho anunciou esta terça-feira à noite uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para tirar a SAG de bolsa e a venda da SIVA, o negócio dos automóveis da empresa, aos alemães da Porsche pelo valor simbólico de 1 euro.

“Estamos muito satisfeitos com mais este importante desenvolvimento para a nossa empresa. A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30.000 novos veículos por ano, e será um complemento ideal para as nossas actividades na região da Europa Ocidental”, disse o CEO do Conselho de Administração da PHS, Hans Peter Schützinger, citado no comunicado.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAG, liderada por João Pereira Coutinho, informa que “chegou a acordo com a Porsche Holdings (sociedade pertencente ao Grupo VW) e as instituições financeiras que participam nos financiamentos e garantias do Grupo SAG” para a venda da SIVA.

De acordo com o mesmo documento, a Banca perdoa 116 milhões de euros a João Pereira Coutinho, no âmbito deste negócio: na SAG o perdão é de 16 milhões (10 milhões do BCP, 5,3 do Novo Banco e 466 mil do BPI); para a SIVA está previsto um perdão bancário de 100 milhões de euros, que poderá aumentar se for necessário para a empresa ficar com património positivo.

Segundo escreve o Jornal de Notícias, o acordo com a SIVA envolve BCP, Novo Banco, BPI e Caixa Geral de Depósitos, aos quais a empresa deve cerca de 147 milhões de euros. Estes quatro bancos aceitarem perdoar 100 milhões de euros no imediato.

O acordo prevê ainda a anulação de créditos da SAG no valor de 253 milhões de euros, não sendo claro se há, também aqui, dinheiro da Banca ou se são apenas créditos dos acionistas sobre a SAG e respetivas subsidiárias. Os bancos, lê-se ainda no comunicado enviado, “assegurarão até 31 de dezembro de 2019 garantias bancárias para garantir a importação de viaturas e peças pela SIVA”.

A SIVA, que comercializa as marcas Volkswagen, Audi e Škoda, passa a ser integralmente detida pela Porsche Holdings, sociedade pertencente ao Grupo VW, um processo que deverá estar concluído este ano.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

13 Comments

  1. O País das desigualdades no seu melhor. Tenho uma dívida ao banco de 1700 euros e já me penhoraram o salário para pagar, famílias ficam a viver na rua por não conseguirem pagar os empréstimos, enquanto as dívidas de milhões são perdoadas ou os bancos assobiam para o ar. Enquanto o povo não se aperceber que é humilhado, mal tratado, explorado, ignorado e tratado abaixo de lixo, isto não vai para a frente. Não me admirava nada se de repente rebentasse uma rebelião popular de indignação e de libertação, contra o poder financeiro instituído.

    • Os bancos perdoam as dívidas a S. Exas., os caloteiros que ficam com boas casas e boas vidas, mas não largam um cêntimo para pagar aos bancos, porque sabem que o governo paga esses rombos através aqui dos tansos idiotas, aumentando os impostos. Ontem li que o ministro das finanças disse que, para pagarem aos professores as exigências que eles têm feito vão colocar uma sobretaxa sobre o IVA como fazem com o combustível. Não é justo que para pagarem mais a uns, roubem a outros que podem menos. É através do IVA que todos nós pagamos que vão buscar esse dinheiro para pagar aos professores. Ora os desempregados e os reformados que ou não recebem nada ou recebem uma miséria de pensões, vão ter que pagar mais em impostos, se já vivem miseravelmente. Ah…e além disso, o IVA vai subir mais 1% em cada taxa. O de 6 passa a 7, o de 13 passa a 14 e o de 23 passa a 24%, depois sobre essa percentagem vai haver a tal sobretaxa. E hoje li que o governo vai meter mais 1000 funcionários técnicos na função pública…. e os burros a pagarem.

    • Às armas, às armas… ( in “a Portuguesa”).
      – Por acaso será que já todos os tugas se esqueceram das amizades públicas deste tal de Pereira Coutinho com um tal ex-PM, “brandão raivoso” e com a sua ministra das finanças “rafeira do leite” e por que caminhos seguiram estas criaturas e por aonde andam actualmente? Ai esqueceram-se?!…

  2. ???Andamos a salvar bancos então e a minha opinião sobre o perdão???
    Faz mesmo muita falta uma eta para limpar vários sectores em potugal!!!

  3. Entenderam?
    Não vale a pena lutarmos pela vida…
    Personalidades milionárias, descendentes milionários até á 5ª Geração.
    E quem Autoriza? Sabem quanto esfolaram os administradores bancários durante 2018?
    O melhor é todos desistirmos… e ir para a Praia.

  4. O “Perdão da dívida” é sempre para o tem dinheiro para a pagar. Porque razão será que o pobre tem de pagar, mesmo que tenha de trabalhar até pagar a dívida, e o rico, mesmo com bom corpo e bens, não tem de trabalhar até pagar o que deve?
    “Justiça”, só acredito na divina.

  5. Acho que já é tempo para o povo tomar as rédeas disto e “tratar” da saúde desse corruptos e gatunos….. antes que seja tarde demais…. é limpa-los a todos, é o que se faz aos parasitas

  6. Triste Portugal, pobre Português cada vez mais espremido e esfolado.
    A Maçonaria a orientar-se pelos seus seguidores políticos, aliás quem não pertencer a esta seita não chega longe.

  7. Parece que o pessoal está a ficar revoltado…..mas depois nos cafés e nos lugares públicos , só se ouve falar de futebol….cada vez dou mais razão a um amigo Brasileiro da Petrógas que me dizia ….Patrício povos que pensam com os pés nunca vão a lado nenhum …referia-se a Portugal e ao Brasil…Temos aquilo que merecemos….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.