Novo Banco chumba nos testes do BCE, venda relançada de imediato

-

O Novo Banco não passou nos testes de “stress” do Banco Central Europeu (BCE) que identificou necessidades de capital de 1.398 milhões de euros na entidade financeira. Um cenário que relança a venda “imediata” do Banco.

O Banco de Portugal relança o processo de venda do Novo Banco, cujo primeiro concurso internacional, lançado em Dezembro de 2014, foi cancelado em Setembro passado.

“A preparação da nova etapa do processo de venda será iniciada de imediato, agora que está afastado um dos principais factores de incerteza que condicionou o procedimento anterior”, explica o Banco de Portugal em comunicado.

Entretanto, para motivar “o reforço de fundos próprios”, o Novo Banco terá ainda que conseguir vender a Seguradora GNB – Seguros de Vida, salienta a entidade supervisora.

Além desta medida de “curto prazo”, outras terão quer ser tomadas, embora com mais tempo, nomeadamente a “alienação de outras participações consideradas como não estratégicas para a actividade do grupo Novo Banco”, nota o Banco de Portugal.

Necessidades de capital de 1.398 milhões de euros

O Banco Central Europeu (BCE) identificou necessidades de capital de 1.398 milhões de euros no Novo Banco, no cenário adverso dos testes de ‘stress’, que terão de ser colmatadas no prazo de nove meses.

De acordo com o ‘exame’ do BCE, divulgado neste sábado, naquele que é designado de cenário base, o Novo Banco cumpriu o mínimo exigido, tendo ficado com um rácio de capital CET1 [Common Equity Tier 1] de 8,2%, ligeiramente acima do mínimo de 8%.

Já no cenário mais adverso dos testes – com condições como agravamento da economia ou aumento do desemprego – ficou abaixo do mínimo de 5,5% definido pelo BCE, ao apresentar um rácio de apenas 2,4%.

Foi neste cenário que o BCE identificou falhas de capital de 1398 milhões de euros.

A instituição liderada por Stock da Cunha tem agora duas semanas para apresentar um plano com medidas para suprir a falha de capital, que terá de ser colmatada no prazo nove meses, até ao verão do próximo ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …