Novo Banco e BCP registam perdas de quase 700 milhões com a Ongoing

Lusa

Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing

A Ongoing, empresa liderada por Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, abriu um buraco de quase 700 milhões de euros nas contas do novo Banco e do BCP.

A Ongoing criou um buraco de quase 700 milhões de euros nas contas do Novo Banco e do PCP, um montante que resulta da incapacidade de recuperar créditos concedidos pelo então Banco Espírito do Santo (BES) e pelo BCP à empresa liderada por Rafael Mora e Nuno Vasconcellos.

Segundo o Público, este valor resulta de uma grande exposição das duas instituições financeiras à Ongoing. No caso do BES (agora Novo Banco), chegou aos 493,5 milhões e no BCP aos 292 milhões.

Isto leva a que atualmente, mesmo depois de já terem sido efetuadas penhoras sobre a Ongoing e anulados juros sobre as dívidas, as perdas registadas pelas duas instituições representem cerca de 440 milhões de euros, no caso do Novo Banco, e 230 milhões de euros, no caso do BCP, um total de 670 milhões que representam mais de 80% dos empréstimos inicialmente concedidos.

Os créditos concedidos à Ongoing, que está em liquidação, foram utilizados para ajudar o BES a controlar a Portugal Telecom e abriram a porta do BCP à equipa de gestão chefiada por Carlos Santos Ferreira que vinha da Caixa Geral de Depósitos e que integrou dois dos atuais administradores do Novo Banco, António Ramalho e Vítor Fernandes.

A queda do Grupo Espírito Santo em 2014 tornou evidente a existência de um núcleo de empresas e de gestores a circularem em torno do BES que em vez de serem apenas um banco era já uma caixa na qual todos iam buscar dinheiro, refere o diário.

No entanto, Rafael Mora e Nuno Vasconcellos não levantavam apenas fundos ao BES como colocavam também o banco a garantir divida contraída noutras instituições. Já os créditos contraídos pela dupla junto do BCP visaram construir uma posição de 10% na PT, onde mandava o BES.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …