/

Novas vagas no Superior vão estar disponíveis no início de setembro

O aumento de vagas no Ensino Superior, pelo menos duas mil, deverá ser aprovado, esta quinta-feira, na próxima reunião do Conselho de Ministros.

Esta terça-feira, o jornal Público avançou que o Governo decidiu abrir, pelo menos, mais duas mil vagas no Ensino Superior para responder ao elevado número de candidaturas. Hoje, o mesmo diário adianta que este reforço já teve o parecer favorável da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e deverá ser aprovado no próximo Conselho de Ministros, que se realiza esta quinta-feira.

No parecer a que o matutino teve acesso, a CNAES destaca que estas alterações legislativas “devem ser conduzidas desde já e nos prazos das próximas semanas, de forma a ser ainda possível aumentar vagas” em tempo útil de serem utilizadas na primeira fase, cujos resultados vão ser conhecidos no dia 27 de setembro.

Segundo o Público, será aberto um período especial para que os alunos que já se candidataram possam alterar as suas preferências, se assim o quiserem, ou até concorrerem pela primeira vez.

De acordo com o mesmo parecer da CNAES, as instituições privadas também poderão aumentar os lugares disponíveis, reafetando para o efeito vagas não ocupadas nos seus concursos institucionais de acesso.

A Comissão apela também para que se faça “uma colocação adequada dos estudantes em todo o território nacional“, defendendo ainda que, a existir uma nova transferência de vagas no âmbito da segunda fase, “esse procedimento se concentre nas instituições sedeadas fora das principais áreas metropolitanas do país”.

Mais de 63 mil estudantes candidataram-se à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. De acordo com a tutela, o número de candidatos voltou a “atingir um novo máximo e é também o mais elevado desde 1996“, ano em que atingiu os 68.798 alunos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.