Novas regras nos exames afetam alunos que querem melhorar notas para entrar na universidade

Marcos Santos / USP Imagens

Este ano, os exames que os alunos vão fazer em julho não vão servir para aumentar as notas internas do ensino secundário, valendo apenas como específicas para o ingresso no ensino superior e só nessas condições podem ajudar a subir as médias.

Segundo noticiou o Público esta terça-feira, no caso dos alunos dos cursos científico-humanísticos, os exames nacionais contam duas vezes na média de acesso ao ensino superior: na primeira vez, para a classificação final das disciplinas em que há prova nacional, em 30%, com a restante nota resultando da média de frequência nos dois ou três anos dessa disciplina.

Numa segunda vez, a mesma prova conta no caso de ser também prova de ingresso exigida pelo curso superior, passando o exame nacional a pesar 35% a 50% da média de acesso. Este ano, só vale esta segunda. Os alunos que esperavam os exames para melhorar a média interna do ensino secundário não poderão fazê-lo.

De acordo com o Público, no domingo, durante uma conversa online no canal do Instagram da plataforma Inspiring Future, o secretário de Estado da Educação João Costa explicou que quem já tiver concluído o ensino secundário e quiser, este ano, candidatar-se ao ensino superior para entrar num curso ao qual possa ter falhado o acesso no ano passado por algumas décimas, por exemplo, ficará com a mesma média de secundário. Só pode subir a sua nota final de acesso recorrendo ao exame específico.

“A melhoria da classificação final da disciplina por exame é, para muitos alunos do ensino secundário, a única opção viável de melhoria da sua média interna, de modo a poderem ingressar no curso superior almejado”, defendem os estudantes numa petição online.

À TSF, na segunda-feira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse que alguns alunos podem considerar “injusta” a solução, mas a prioridade do Governo foi “assegurar, pelo menos, a realização dos exames nacionais” do ensino secundário.

O Governo alargou novamente o prazo de inscrições, que passaram a ser feitas online.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os números imaginários são reais (pelo menos uma parte)

Um novo estudo da Universidade de Varsóvia e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China revela que números imaginários comportam informações reais sobre estados quânticos. Números imaginários, que podem ser combinados com números reais para …

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …

O "lago rachado" de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora o fundo do lago "rachado" é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas. O …