Novas reformas vão baixar para 74% do salário

No sistema de pensões, no regime português, a taxa de substituição do salário pela reforma será de 74%, futuramente, de acordo com a OCDE.

Isto significa que quem entrou no mercado de trabalho nacional em 2016 só receberá 74% do salário, quando chegar a hora de receber a reforma, avança o Correio da Manhã esta terça-feira.

A taxa de substituição é usada para determinar a capacidade de um sistema previdencial, como o da Segurança Social, em usar as contribuições dos trabalhadores para pagar pensões. No caso português essa taxa faz com que, por cada 100 euros de salário, 74 euros sejam convertidos em pensão de reforma.

De acordo com um relatório da OCDE, que analisou a eficiência dos sistemas de pensões de 41 países, isto significa que um trabalhador que recebe um salário de 925 euros mensais, em 2016 – valor do salário médio em Portugal – perderá 241 euros quando passar a receber uma pensão. Uma pensão que será, assim, de 684,5 euros.

Em 2014, a taxa de substituição, em termos brutos, era de 73,8% mas, em termos líquidos, atingia 89,5%.

A Holanda é o país com o sistema de descontos mais eficiente, uma vez que os pensionistas passarão a ganhar 96,9% do antigo salário. Já o México é o país com o pior sistema, onde o valor desce para 26,4%.

Os dados referem-se a funcionários que recebem o salário médio e têm uma carreira completa, ou seja, trabalharam até à idade legal da reforma dos respetivos países.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …

Little Foot. Escavação de esqueleto ancestral revela misterioso parente humano

Após uma escavação de 20 anos na África do Sul, os investigadores finalmente recuperaram e limparam o quase completo esqueleto de um antigo parente humano: um hominídeo com 3,67 milhões de anos, apelidado de "Little …