Novas imagens mostram que o Titanic está a desaparecer

(dr) Atlantic Productions

Pela primeira vez em 15 anos, uma equipa de mergulhadores captou imagens do Titanic que mostram o seu avançado estado de deterioração, podendo vir a desaparecer em breve.

De acordo com a BBC, uma equipa internacional de mergulhadores efetuou cinco mergulhos, no início de agosto, para captar imagens do Titanic, que se encontra a 3.800 metros de profundidade no Oceano Atlântico.

Esta foi a primeira vez em quase 15 anos que uma equipa desceu ao fundo do oceano para visitar o famoso navio, que afundou na sua viagem inaugural, em abril de 1912, depois de embater num icebergue.

A equipa da Triton Submarines constatou que o navio está a deteriorar-se rapidamente. Embora algumas partes da embarcação estejam surpreendentemente em boas condições, outras já se encontram em mau estado, destacando-se o lado estibordo dos alojamentos dos oficiais.

O historiador Parks Stephenson, citado pela emissora britânica, afirma que o que viu durante o mergulho foi “chocante”. “A banheira do capitão é uma das imagens favoritas entre os entusiastas do Titanic — e agora desapareceu”.

“A casa do convés daquele lado está a colapsar, levando consigo os quartos principais. E essa deterioração vai continuar a progredir”, explica Stephenson, acrescentando que a próxima estrutura a colapsar pode ser o telhado do compartimento interior.

“O Titanic está a regressar à natureza”, disse ainda o historiador. As fortes correntes oceânicas, a corrosão salina e as bactérias que comem metais estão a contribuir para a rápida degradação do navio.

Os mergulhos foram filmados pela Atlantic Productions para um documentário e contou com cientistas que estão também a estudar as criaturas que vivem nos destroços.

“Há micróbios que estão a corroer o ferro dos destroços do navio, criando estruturas ‘rústicas’, que são uma forma muito mais fraca do metal”, explica Clare Fitzsimmons, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Estas estruturas ‘rústicas’ — estalactites de ferrugem penduradas no navio — são tão frágeis que podem desintegrar-se numa nuvem de pó à mínima perturbação. Os cientistas estão agora a estudar como é que os diferentes tipos de metal erodem nas águas profundas do Atlântico, para avaliar quanto tempo o Titanic ainda tem.

O Science Alert recorda que estudos anteriores apontam para o desaparecimento total do Titanic até 2030, podendo ficar nada mais do que uma “mancha de ferrugem no fundo do Atlântico”.

O RMS Titanic está submerso há mais de 100 anos, a cerca de 600 quilómetros da costa de Newfoundland, no Canadá. Dos 2.200 passageiros a bordo, mais de 1.500 morreram. Os mergulhadores prestaram uma homenagem às vítimas, deixando uma coroa de flores.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não, ele vai ficar intacto para sempre no fundo do oceano para os turistas verem….
    Francamente…. há cada um neste mundo!!!!

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …