/

Nova Zelândia fecha estrada durante um mês para permitir que leão-marinho cuide da sua cria

Dunedin, a segunda maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia, anunciou o encerramento de uma estrada durante um mês para permitir que um leão-marinho e a sua cria cheguem ao oceano com segurança.

A estrada John Wilson Ocean Drive foi fechada depois de os leões-marinhos se terem mudado para um campo de golfe próximo e começarem a “cruzar regularmente a estrada para chegar à praia”, segundo uma publicação do Conselho da Cidade de Dunedin no Facebook.

“Ainda é possível visitar a área a pé ou de bicicleta, mas dê espaço aos leões marinhos (pelo menos 20 metros)”, especifica a publicação. “Se estiver a passear um cão, mantenha a trela, já que os leões-marinhos podem ser difíceis de detetar.”

Hiriwa, a mãe leão-marinho, foi vista no campo de golfe Chisholm Links, onde fez ninho com a sua cria num arbusto perto do buraco 13.

Este é a sua quinta cria, segundo Jim Fyfe, guarda-florestal da biodiversidade costeira do Departamento de Conservação de Otago. “Ela veio pela John Wilson Drive e entrou no campo de golfe para ter a sua cria nos arbustos”, revelou à Rádio Nova Zelândia.

Antes de partirem para o mar, mãe e cria vão passar um mês no ninho. Durante este período, a mãe vai precisar de percorrer 500 metros até à praia todos os dias para se alimentar – e é por isso que a estrada se vai manter fechada.

O Conselho da Cidade de Dunedin explicou ainda que os leões-marinhos da Nova Zelândia estão ameaçados de extinção e são uma das espécies mais raras de leões-marinhos do mundo. Atualmente, segundo o Departamento de Conservação, citado pela CNN, existem cerca de 12.000 leões-marinhos da Nova Zelândia.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.