Nova Zelândia vai criar equipa para detetar conteúdo extremista na Internet

A Nova Zelândia vai criar uma equipa de investigadores especializados com o objetivo de detetarem conteúdos extremistas e violentos na Internet, disse a primeira-ministra, Jacinda Ardern, numa nova resposta ao ataque às mesquitas em Christchurch.

“Teremos uma equipa dedicada para combater o conteúdo extremista violento nos nossos canais digitais”, disse Jacinda Ardern.

“Funcionará de maneira semelhante à [equipa] dos investigadores que rastreiam o conteúdo pedófilo, analisando com a empresa que hospeda o conteúdo como encontrar e remover essas publicações prejudiciais”, acrescentou a primeira-ministra.

O Ministério do Interior da Nova Zelândia recrutará 17 investigadores especializados para esta iniciativa.

O extremista de direita australiano Brenton Tarrant, que matou 51 muçulmanos locais de culto islâmico na cidade de Christchurch, em março de 2019, filmou e transmitiu imagens ao vivo do ataque.

Desde então, Jacinda Ardern tem intensificado os esforços para forçar os gigantes da Internet a mobilizarem-se contra a transmissão de tal conteúdo.

A 15 de março, o Facebook levou 17 minutos para interromper a transmissão do vídeo ao vivo de Tarrant, que alegou ser da supremacia branca.

A ministra do Interior da Nova Zelândia, Tracey Martin, disse na altura que as autoridades precisavam de melhorar a sua velocidade de reação para remover conteúdos problemáticos mais rapidamente e não serem usadas como plataforma de expressão de autores como Brenton Tarrant.

“A facilidade e rapidez com que o ataque terrorista de 15 de março se espalhou na Internet mostra que precisamos de melhorar os nossos dispositivos para responder prontamente”, disse a ministra.

Jacinda Ardern disse que a criação desta unidade especializada faz parte dos seus esforços para que os gigantes da Internet se comprometam a impedir o download e a distribuição de conteúdos polémicos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …