Nova taxa aplicada nos pagamentos com cartões surpreende comerciantes

.shock / photoxpress

A medida foi aprovada em Março de 2016, no âmbito do Orçamento de Estado do ano passado, mas só agora é que o novo Imposto do Selo de 4% sobre os pagamentos com cartões bancários começou a ser taxado, o que está a surpreender e a revoltar os comerciantes.

Em Março de 2016, o Governo aprovou o Orçamento do Estado (OE2016) com uma nova regra que determina a cobrança de Imposto do Selo de 4% sobre as comissões dos bancos nos pagamentos efectuados com cartões bancários.

Mas só nove meses depois é que a nova taxa começou a ser cobrada aos comerciantes, conforme refere o Público, notando que este novo imposto está a deixar surpreendidos e revoltados muitos empresários que não contavam com mais uma taxa.

“Estamos a estudar a urgente interpretação legal desta decisão unilateral que, além de injusta e prepotente, é ilegal“, destaca o director-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp), José Manuel Esteves, em declarações ao jornal.

A Associação adia para mais tarde uma “posição oficial” sobre o caso.

Em termos práticos, e conforme exemplifica o Público, por cada compra de 25 euros efectuada com um cartão, o comerciante paga uma taxa de 1% pelo serviço (neste caso, seriam 25 cêntimos) e, com o novo Imposto de Selo, tem que pagar mais 4% sobre os 25 cêntimos (o que daria 1 cêntimo, na situação em causa).

Unicre diz que só está a aplicar a Lei

A Unicre, a empresa que detém a Redunicre, a maior rede de aceitação de cartões bancários de Portugal, destaca, num email recebido pelo ZAP, que está “a aplicar os normativos decorrentes da alteração à verba 17.3.4 da Tabela Geral do Imposto de Selo, aprovado pela Lei nº. 7-A/2016 de 30 de Março”.

A empresa acrescenta que a norma determina que “a incidência económica do imposto decorrente de operações baseadas em cartão é da responsabilidade dos clientes das instituições financeiras”.

O Público refere, porém, que na Lei aprovada no OE2016, não há qualquer “referência directa aos clientes” e que salienta apenas que este imposto respeita a “outras comissões e contra-prestações por serviços financeiros, incluindo as taxas relativas a operações de pagamento baseadas em cartões – 4 %”.

O Ministério do Finanças não revela quanto é que o Estado recolheu com a nova taxa, mas sustenta, em nota ao diário, que o Imposto já era pago antes pelas instituições financeiras “mesmo que não o cobrassem desta forma aos comerciantes”.

ZAP //

9 COMENTÁRIOS

      • Óh “Eu”, seja você quem for, explique aqui aos idiotas que comentam à sua maneira, o que quer dizer democracia. Explique também o significado de humildade, tolerância, respeito, egocentrismo, ironia, entre outras que seria extensivo enumerar. E, já agora, coloque-se num pedestal enorme e bem elevado para que o seu ego possa ser visto e apreciado por todos. Falta de respeito…

          • Sim, a democracia também lhe dá a liberdade para ser lerdo, e para se sentir omnipotente, e para ser mal educado tratando por “tu” quem não conhece e não o desrespeitou. A democracia dá-lhe até o direito para ser egocêntrico… Mas implica também o DEVER de respeitar o seu semelhante, de ser tolerante com os “lerdos”, e não estou a ser irónico, com os “lerdos”, mesmo os egocêntricos…

  1. Acho muito bem!!!

    Com mais esta taxa estamos a contribuir para a eliminação de mais terminais de pagamento MB e assim contribuir ainda mais para os pagamentos a dinheiro = fuga ao fisco 🙂

    Viva portugal

  2. Assim acabou a austeridade de direita… e começou a austeridade de esquerda.
    Baralhando e dando de novo, são sempre os mesmos a ser fo*#!#.
    Mas agora o povo anda contente…

RESPONDER

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …