Nem a pandemia travou as obras. Nova ponte de Génova vai ser inaugurada dois anos depois do colapso

Luca Zennaro / EPA

A nova ponte da cidade de Génova, no noroeste de Itália, será inaugurada a 3 de agosto próximo, dois anos depois do colapso da estrutura que provocou 43 mortos, anunciou esta terça-feira o presidente da câmara, Marco Bucci.

A nova ponte, que une as duas margens do Rio Polcevera, vai chamar-se “Génova San Giorgio”, um dos símbolos da cidade, que é a capital da região de Ligúria. O trabalho foi feito pelo arquiteto Renzo Piano, de 82 anos, que nasceu em Génova e que, por isso, decidiu ficar responsável pelo projeto sem qualquer custo.

Na cerimónia de inauguração está prevista a presença das principais autoridades italianas, nomeadamente o Presidente de Itália, Sergio Mattarella. Já a associação representativa das famílias das vítimas do colapso da anterior ponte, a ponte Morandi, decidiu não comparecer à cerimónia, segundo avançaram os media locais.

A ponte Morandi ruiu a 14 de agosto de 2018, provocando a morte a 43 pessoas. Na altura, havia um tráfego significativo no tabuleiro central da ponte.

A antiga ponte era administrada pela empresa Autostrade per l’Italia, uma subsidiária da concessionária Atlantia, que recentemente alcançou um acordo com o Governo italiano para sair do capital da empresa, que será nacionalizada após um período de dois anos.

A formação antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), uma das principais forças políticas que integram a atual coligação governamental italiana, acusou os antigos gestores de terem negligenciado aquela estrutura e de não terem realizado testes suficientes para avaliar o estado da ponte.

Após o colapso, o Ministério Público de Génova abriu um inquérito para tentar esclarecer as circunstâncias do incidente e cerca de 70 pessoas, incluindo gestores da Autostrade per l’Italia, estão a ser investigadas.

Mesmo em plena pandemia da doença covid-19, os trabalhos da construção da nova ponte não pararam. No final de abril, numa altura em que Itália era um dos países europeus mais afetados pela atual crise sanitária, o tabuleiro central da ponte ficou concluído.

Na altura, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, deslocou-se ao local e afirmou que “o exemplo de Génova” lançava “uma luz sobre toda a Itália”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …