Nova nota de 20 euros é mais segura, mas já está a ser usada para burlas

Manuel de Almeida / Lusa

Começa nesta quarta-feira a circular a nova nota de 20 euros, mais “sofisticada” e logo, mais difícil de falsificar. No entanto, a chegada da nova nota já está a ser usada para burlas.

As autoridades já avisaram que não é preciso trocar as notas antigas que vão circular juntamente com as novas, mas algumas pessoas caíram no conto do bandido e deixaram-se enganar por burlões.

O Diário de Notícias reporta que a “GNR registou já casos de burla com perdas que atingiram quase quatro mil euros“, com pessoas a entregarem dinheiro a criminosos que alegam que as notas antigas vão deixar de circular e que, portanto, vão perder o seu valor.

A GNR já anunciou que vai realizar acções de sensibilização, particularmente junto da população mais idosa, contra este tipo de situações.

Mais sofisticada contra a falsificação

“A nota de 20 euros é a que tem mais contrafações apreendidas“, disse o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz, numa cerimónia em Lisboa para apresentação da nova nota, que é lançada em Portugal e em mais 18 países da Europa.

Além dos elementos de segurança já conhecidos, como o holograma, a marca de água e o número esmeralda, a nova nota de 20 euros vai ser mais resistente à falsificação por causa de uma janela com retrato no holograma que, observada contra a luz, torna visível um retrato da deusa Europa, observado na frente e verso.

Tal como aconteceu com as notas de cinco euros e de dez euros da série Europa, lançadas em 2013 e em 2014, não será necessário trocar as notas de 20 euros da primeira série por estas novas notas da série Europa, mantendo-se ambas as notas em circulação.

A nova nota mantém a cor dominante azul e o mesmo tamanho da anterior nota de 20 euros, mantendo o seu valor indefinidamente: “Mesmo depois de a nota [da primeira série] perder o seu curso legal, pode ser trocada [num banco] por um período ilimitado”, explicou o administrador do Banco de Portugal.

Muitos fabricantes e outros fornecedores de equipamentos que utilizam notas já adaptaram as suas máquinas e dispositivos à nova nota, mas o Banco de Portugal admite que possam surgir problemas.

“Não podemos garantir que todos os equipamentos estão aptos a receber a nova nota já” na quarta-feira, afirmou João Amaral Tomaz.

ZAP, Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …

Arqueólogos descobrem a cidade perdida de Tenea

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que uma equipa de arqueólogos acredita ter encontrado a cidade perdida de Tenea. Entre os vestígios do assentamento, foram encontradas jóias, dezenas de moedas e vários túmulos.   …