Nova nota de 20 euros é mais segura, mas já está a ser usada para burlas

Manuel de Almeida / Lusa

Começa nesta quarta-feira a circular a nova nota de 20 euros, mais “sofisticada” e logo, mais difícil de falsificar. No entanto, a chegada da nova nota já está a ser usada para burlas.

As autoridades já avisaram que não é preciso trocar as notas antigas que vão circular juntamente com as novas, mas algumas pessoas caíram no conto do bandido e deixaram-se enganar por burlões.

O Diário de Notícias reporta que a “GNR registou já casos de burla com perdas que atingiram quase quatro mil euros“, com pessoas a entregarem dinheiro a criminosos que alegam que as notas antigas vão deixar de circular e que, portanto, vão perder o seu valor.

A GNR já anunciou que vai realizar acções de sensibilização, particularmente junto da população mais idosa, contra este tipo de situações.

Mais sofisticada contra a falsificação

“A nota de 20 euros é a que tem mais contrafações apreendidas“, disse o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz, numa cerimónia em Lisboa para apresentação da nova nota, que é lançada em Portugal e em mais 18 países da Europa.

Além dos elementos de segurança já conhecidos, como o holograma, a marca de água e o número esmeralda, a nova nota de 20 euros vai ser mais resistente à falsificação por causa de uma janela com retrato no holograma que, observada contra a luz, torna visível um retrato da deusa Europa, observado na frente e verso.

Tal como aconteceu com as notas de cinco euros e de dez euros da série Europa, lançadas em 2013 e em 2014, não será necessário trocar as notas de 20 euros da primeira série por estas novas notas da série Europa, mantendo-se ambas as notas em circulação.

A nova nota mantém a cor dominante azul e o mesmo tamanho da anterior nota de 20 euros, mantendo o seu valor indefinidamente: “Mesmo depois de a nota [da primeira série] perder o seu curso legal, pode ser trocada [num banco] por um período ilimitado”, explicou o administrador do Banco de Portugal.

Muitos fabricantes e outros fornecedores de equipamentos que utilizam notas já adaptaram as suas máquinas e dispositivos à nova nota, mas o Banco de Portugal admite que possam surgir problemas.

“Não podemos garantir que todos os equipamentos estão aptos a receber a nova nota já” na quarta-feira, afirmou João Amaral Tomaz.

ZAP, Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.