Nova moeda na Venezuela obriga banca a paralisar serviços eletrónicos por 24 horas

Hugoshi / wikimedia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A reconversão monetária vai obrigar a banca venezuelana a paralisar o serviço eletrónico durante 24 horas, a partir das 18h00 horas locais de domingo (22h30 horas em Lisboa), anunciou o ministro venezuelano do Interior, Justiça e Paz.

A suspensão do serviço tem lugar no âmbito do processo de reconversão monetária anunciado pelo Presidente Nicolás Maduro, que, a partir de 20 de agosto, eliminará cinco zeros ao atual bolívar forte para o converter no bolívar soberano.

Na sequência da reconversão monetária o Governo venezuelano declarou o dia 20 de agosto como dia feriado e já anunciou que os pagamentos a reformados e pensionistas terá lugar entre os dias 23 e 25 deste mês.

Segundo o ministro Néstor Reverol, o Governo venezuelano e a banca pública e privada estabeleceram um plano de segurança bancária, com seis rotas terrestres e cinco rotas aéreas, para o controlo e distribuição das notas.

“Vamos ser rigorosos na supervisão e no cumprimento, para que as notas do bolívar soberano, cheguem diretamente ao povo”, disse o governante.

Em finais de março, o Presidente Nicolás Maduro anunciou que eliminaria três zeros ao bolívar para dar lugar ao bolívar soberano a partir de 4 de junho.

A reconversão foi depois adiada por 60 dias e no passado 26 de julho o Chefe de Estado anunciou que em vez três seriam eliminados cinco zeros a partir de 20 de agosto.

De acordo com o líder venezuelano, a nova moeda vai estar indexada ao petro, a cripto moeda venezuelana, “para estabilizar e mudar a vida monetária do país de maneira mais radical”.

Como parte das medidas para estabilizar a economia, Maduro assinou um decreto para isentar de impostos, por um ano, as importações de algumas matérias-primas, desde consumíveis e materiais para a agroindústria, até peças de reposição, equipamentos e produtos manufaturados.

O chefe de Estado justificou a medida com o propósito de facilitar as transações bancárias. Segundo o Fundo Monetário Internacional a Venezuela deverá registar uma inflação anual, em finais de 2018, de 1.000.000% (um milhão por cento).

Apesar de a Venezuela ter uma das maiores reservas certificadas do mundo, de petróleo e de gás, está imersa numa crise política económica e social que tem levado milhares de pessoas a abandonar o país.

A população queixa-se de falta de produtos básicos, alimentos e medicamentos, mas também de que quando os consegue os preços são inacessíveis, tendo em conta os baixos salários locais.

O Governo do Presidente Nicolás Maduro tem distribuído bolsas de alimentos a preços subsidiados entre as classes mais pobres.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pode inventar esquemas, nomes pomposos, pode supervisar um sistema corrupto, pode fazer trinta e uma linha mas se não trata a doença na raiz é mais um bluff para se manter no poder.
    O resultado final vai ser baralhar e dar de novo, porque enquanto o pau vai e vem folgam as costas…do Maduro.

RESPONDER

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …