Nova máscara vigia várias doenças

Wei Gao / Wenzheng Heng

A máscara EBCare consegue analisar os químicos da respiração em tempo real

Uma equipa de cientistas desenvolveu um protótipo de máscara inteligente conhecido como EBCare.

Ao contrário de outras máscaras inteligentes que se centram em indicadores físicos como a temperatura e a humidade, a EBCare consegue analisar a composição química da respiração libertada em tempo real.

Segundo o Tech Explorist, esta tecnologia pode monitorizar diferentes condições médicas, incluindo doenças respiratórias como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e as infeções após a covid-19.

Num novo estudo, publicado na semana passada na Science, os investigadores  realizaram análises em humanos, centradas principalmente em doentes com asma ou DPOC.

Além disso, monitorizaram especificamente a respiração dos doentes para detetar nitritos, um biomarcador de inflamação em ambas as doenças. Os resultados mostraram que as máscaras identificaram com precisão o biomarcador, indicando inflamação nas vias respiratórias do doente.

A equipa demonstrou a elevada precisão das máscaras na deteção dos níveis de álcool no sangue em seres humanos. Isto sugere que as máscaras podem servir como ferramentas valiosas para a realização de controlos de álcool na condução e para monitorizar o consumo de álcool em vários outros cenários.

As máscaras também podem ser utilizadas na avaliação dos níveis de ureia no sangue para efeitos de monitorização e gestão de doenças renais.

À medida que a função renal se deteriora, os subprodutos do metabolismo das proteínas, como a ureia, acumulam-se na corrente sanguínea. Simultaneamente, os níveis de ureia aumentam na saliva, decompondo-se em amoníaco, o que leva a grandes níveis de amónio no condensado da respiração.

“Esperamos expandir esta tecnologia para incorporar diferentes marcadores relacionados com várias condições de saúde. Esta é a base para a criação de uma máscara que funcione como uma plataforma versátil de monitorização da saúde em geral”, conclui o primeiro autor do estudo, Wei Gao.

Apesar de ainda serem necessários mais estudos, esta máscara já representa um grande avanço no potencial de monitorização da saúde pulmonar em tempo real.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.