/

Nova Iorque vai indemnizar manifestantes detidos em massa em 2004

Jonathan McIntosh / Wikimedia

Protestos em Nova Iorque durante a convenção republicana de 2004.

Protestos em Nova Iorque durante a convenção republicana de 2004.

A Câmara Municipal de Nova Iorque anunciou esta quarta-feira que vai pagar 13,2 milhões de euros no quadro de um acordo judicial com 1.800 pessoas detidas durante a convenção republicana de 2004.

Dezoito meses depois do início da guerra no Iraque, a convenção, que se realizou do fim de agosto ao início de setembro, tinha sido pontuada por várias manifestações hostis ao Presidente de então, o republicano George W. Bush, que contaram com a participação de dezenas de milhares de pessoas.

A polícia de Nova Iorque procedeu então a detenções massivas. Várias centenas de pessoas foram detidas por períodos de tempo superiores ao limite legal de 24 horas. As organizações de defesa dos direitos cívicos tinham estimado na altura que o objetivo era reduzir ao mínimo as manifestações em 02 de setembro, dia em que estava agendado o discurso de Bush.

A autarquia especificou entretanto que o acordo, que acaba com anos de batalha judicial, não era “uma confissão de culpabilidade”, descrevendo-o antes como “uma resolução justa das pretensões dos queixosos”.

O acordo prevê o pagamento de 6.400 dólares em média a cada queixoso, num total de 110,4 milhões de dólares, e 7,6 milhões de dólares em custos com advogados. O acordo tem ainda de ser aprovado por um juiz federal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.