Nova Iorque quer confinar nove bairros. Paris prestes a voltar ao alerta máximo

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

A cidade norte-americana pretende confinar nove bairros para travar as novas infeções por covid-19. Na Europa, Paris sobe nível de atenção para alerta máximo e fecha os bares da capital francesa por duas semanas.

O mayor de Nova Iorque propôs este domingo às autoridades do estatais o fecho de escolas e atividades não essenciais em nove bairros de Brooklyn e Queens, onde os casos de coronavírus têm vindo a aumentar nas últimas semanas.

Numa declaração, o presidente da Câmara (mayor), o democrata Bill de Blasio apelou para o encerramento de atividades não essenciais a 7 de outubro e para a proibição de atividades “de alto risco” em 11 outros bairros da cidade de Nova Iorque.

A proposta precisa da aprovação do Governador do Estado, Andrew Cuomo, para se tornar efetiva. Se Cuomo aprovar, será a primeira vez que a maior metrópole norte-americana, que se tornou um modelo de controlo da epidemia depois ter registado cerca de 24.000 mortes, é obrigada a regredir no desconfinamento.

“Os nova-iorquinos trabalharam arduamente para controlar a covid-19 e não fazemos esta proposta de ânimo leve”, disse o presidente da câmara. “Mas nesta cidade, a ciência guia as nossas decisões e fazemos o que os factos nos dizem para fazer“, acrescentou o democrata, numa crítica implícita ao governo de Donald Trump e aos republicanos acusados de desvalorizar a pandemia de covid-19.

Dos nove bairros afetados, seis estão em Brooklyn, particularmente em áreas onde a comunidade judaica ortodoxa está fortemente representada, e três situam-se em Queens, incluindo um bairro perto do aeroporto John F. Kennedy.

Estes nove bairros têm em comum o facto de a taxa de positividade ter permanecido acima dos 3% nos últimos sete dias, apesar das múltiplas intervenções dos serviços de saúde para assegurar que as máscaras são usadas, são utilizados gestos de barreira e as pessoas são encorajadas a serem testadas.

Em seis dos nove bairros, a taxa é atualmente superior a 5,6% e é ainda mais elevada, com 8,3%, no bairro de Borough Park, em Brooklyn, onde funcionários da saúde foram vaiados há 10 dias por um ativista judeu ortodoxo que denunciou o uso de máscaras.

A proposta de confinamento parcial surge numa altura em que, após semanas de controvérsia, Nova Iorque acaba de reabrir parcialmente as escolas públicas, num modelo que alterna o ensino presencial e ‘online’, e reabriu os restaurantes a 25% da sua capacidade. Os Estados Unidos são o país com mais mortos (209.399) devido à covid-19 e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 7,3 milhões).

Paris em alerta máximo fecha bares

Na Europa, onde se acredita já ter chegado a segunda vaga da doença, Paris vai recuar.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a cidade francesa está prestes a ficar em alerta máximo para a covid-19, o que implica o encerramento de bares durante duas semanas e novas medidas para que os restaurantes continuem abertos.

As medidas devem entrar em vigor já esta terça-feira, 6 de outubro.

A decisão surge no mesmo momento em que há notícias de que as autoridades da Irlanda se preparam para recomendar o regresso ao confinamento e em que há documentos que mostram que Inglaterra se prepara para apresentar planos mais rígidos.

Um comunicado do Governo francês refere que trabalhar a partir de casa deve ser priorizado “agora mais do que nunca” na área de Paris, frisando que as salas de aulas nas universidades devem ter uma limitação reduzida a metade.

 

“Estas medidas, indispensáveis ​​na luta para conter a disseminação do vírus, vão aplicar-se a Paris e aos três departamentos imediatamente à sua volta, por um período de duas semanas”, pode ler-se na nota, citada pelo jornal britânico.

Para que uma cidade fique em alerta máximo, a taxa de incidência deve ultrapassar 100 infeções por 100.000 entre os idosos e 250 por 100.000 entre a população em geral.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …