Nova erupção do Sinabung obriga à evacuação de 19 mil pessoas

Mais de 19 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas na ilha de Samatra, no oeste da Indonésia, por causa do vulcão Sinabung, há vários meses em erupção, indicaram hoje fontes oficiais.

O Monte Sinabung, no norte da ilha de Samatra, lançou esta noite pedras e colunas de cinza de até 7.000 metros de altitude, detalhou o porta-voz do Conselho Nacional para a Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

No seu mais recente boletim, o organismo informa que 19.126 pessoas, ou 5.979 famílias, foram realojadas em 31 centros de abrigo criados pelo governo local.

“O Monte Sinabung encontra-se, desde o dia 24 de novembro, no estado ‘Awar‘, o nível de alerta 4 [o mais elevado], pelo que aconselhamos que seja evitada qualquer atividade num raio de quilómetros da cratera”, disse Sutopo Purwo Nugroho.

Na mesma nota, o porta-voz refere que a zona de risco tem vindo a ser patrulhada por polícias e militares para retirar os moradores que recusam abandonar as suas casas.

O Sinabung ‘acordou’ em setembro pela primeira vez desde 2010, após ter estado adormecido durante quase um século.

A Indonésia assenta no chamado “anel de fogo” do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …