/

Nova erupção do Sinabung obriga à evacuação de 19 mil pessoas

Mais de 19 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas na ilha de Samatra, no oeste da Indonésia, por causa do vulcão Sinabung, há vários meses em erupção, indicaram hoje fontes oficiais.

O Monte Sinabung, no norte da ilha de Samatra, lançou esta noite pedras e colunas de cinza de até 7.000 metros de altitude, detalhou o porta-voz do Conselho Nacional para a Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

No seu mais recente boletim, o organismo informa que 19.126 pessoas, ou 5.979 famílias, foram realojadas em 31 centros de abrigo criados pelo governo local.

“O Monte Sinabung encontra-se, desde o dia 24 de novembro, no estado ‘Awar‘, o nível de alerta 4 [o mais elevado], pelo que aconselhamos que seja evitada qualquer atividade num raio de quilómetros da cratera”, disse Sutopo Purwo Nugroho.

Na mesma nota, o porta-voz refere que a zona de risco tem vindo a ser patrulhada por polícias e militares para retirar os moradores que recusam abandonar as suas casas.

O Sinabung ‘acordou’ em setembro pela primeira vez desde 2010, após ter estado adormecido durante quase um século.

A Indonésia assenta no chamado “anel de fogo” do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica, albergando mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.