/

Demissão surpreendente no Governo: Cilínio exonerado no comunicado que afasta Galamba

José Sena Goulão / Lusa

António Costa no dia do anúncio da sua demissão

O agora ex-secretário de Estado da Economia também pediu demissão. Comunicado de Marcelo confirma a sua saída.

João Galamba preenche todos os destaques mas não foi só Galamba a deixar o Governo nesta segunda-feira.

No comunicado que exonera o ex-ministro das Infraestruturas, Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que há outra demissão no Governo.

Pedro Miguel Ferreira Jorge Cilínio, que era Secretário de Estado da Economia, sai do Executivo socialista. Também a seu pedido.

Pedro Cilínio passou a ser secretário de Estado da Economia há praticamente um ano.

Foi o escolhido para ser o sucessor de João Neves, que entrou em confronto de ideias com António Costa Silva, ministro da Economia, por causa da descida do IRC.

Era um desconhecido na política quando assumiu o cargo. Tinha mais de 20 anos de experiência em projectos de investimento, tendo passado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Era mesmo o maior responsável pela execução dos fundos europeus das empresas no IAPMEI.

Das suas declarações mais recentes, destacam-se os “seis contratos” que faltavam assinar das agendas do PRR e a sua garantia de que as políticas públicas iriam apoiar as empresas do sector têxtil.

A sua saída do Governo surpreende porque, ao que se sabe, não há qualquer questão judicial à sua volta, nem havia qualquer indicação de que Pedro Cilínio queria deixar de ser secretário de Estado.

O Ministério da Economia indicou apenas que esta demissão nada tem a ver com os “temas que têm vindo a público nos últimos dias”.

Pedro Cilínio terá saído, ou por motivo pessoal, ou profissional.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.