Nova Deli trava batalha contra a poluição (e os bombeiros são a personagem principal)

Mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição: esta é a estratégia dos bombeiros de Nova Deli para ganhar a batalha contra a poluição e os fogos que nascem nas lixeiras.

Nova Deli, a capital da Índia, registou níveis máximos de poluição no passado domingo. Na sequência desse acontecimento, conta a CBS, os bombeiros lançaram mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição e as autoridades proibiram as obras por parte das empresas de construção civil.

Em causa estão os níveis de poluição por partículas inaláveis, que ameaçam os pulmões. Estas partículas excederam em 13 vezes o que é aceitável segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um relatório, publicado pelo The Times of India no início de dezembro, dava conta de que a esperança média de vida dos indianos seria quase dois anos superior (1,7) se os valores da poluição do ar morassem nos standards aceitáveis. Além disso, o mesmo documento adiantava que 77% da população indiana está exposta a níveis de poluição do ar acima do que é considerado seguro.

O Governo indiano aconselhou as pessoas a evitarem correr na rua e a usarem máscaras com frequência. À primeira vista, parece nevoeiro. No entanto, é a poluição que dá a tonalidade acinzentada aos ares indianos, poluição que resulta das viaturas movidas a gasóleo, estações onde se queimam combustíveis fósseis e queimadas.

Para piorar a situação, os invernos secos típicos do país ditam o abrandamento do vento, contribuindo assim para o acumular da poluição nas planícies de Nova Deli, avança o Expresso.

Este assassino silencioso são partículas inaláveis que, segundo a definição do portal do Estado do Ambiente, “resultam essencialmente das emissões do tráfego automóvel, do aquecimento doméstico e das atividades industriais, sendo ao nível dos grandes aglomerados populacionais onde a exposição a este poluente é mais preocupante”.

As emissões naturais são também uma fonte de partículas, como é o caso das poeiras provenientes dos desertos do Norte de África e as resultantes dos incêndios florestais.

Os efeitos na saúde humana manifestam-se, sobretudo, ao nível do aparelho respiratório. As partículas de maiores dimensões são normalmente filtradas, ao nível do nariz e das vias respiratórias superiores, podendo estar relacionadas com irritações e hipersecreção das mucosas.

Já as menores, com um diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 micrómetros (PM10), “são normalmente mais nocivas dado que se depositam ao nível das unidades funcionais do aparelho respiratório”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …