Nova Deli trava batalha contra a poluição (e os bombeiros são a personagem principal)

Mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição: esta é a estratégia dos bombeiros de Nova Deli para ganhar a batalha contra a poluição e os fogos que nascem nas lixeiras.

Nova Deli, a capital da Índia, registou níveis máximos de poluição no passado domingo. Na sequência desse acontecimento, conta a CBS, os bombeiros lançaram mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição e as autoridades proibiram as obras por parte das empresas de construção civil.

Em causa estão os níveis de poluição por partículas inaláveis, que ameaçam os pulmões. Estas partículas excederam em 13 vezes o que é aceitável segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um relatório, publicado pelo The Times of India no início de dezembro, dava conta de que a esperança média de vida dos indianos seria quase dois anos superior (1,7) se os valores da poluição do ar morassem nos standards aceitáveis. Além disso, o mesmo documento adiantava que 77% da população indiana está exposta a níveis de poluição do ar acima do que é considerado seguro.

O Governo indiano aconselhou as pessoas a evitarem correr na rua e a usarem máscaras com frequência. À primeira vista, parece nevoeiro. No entanto, é a poluição que dá a tonalidade acinzentada aos ares indianos, poluição que resulta das viaturas movidas a gasóleo, estações onde se queimam combustíveis fósseis e queimadas.

Para piorar a situação, os invernos secos típicos do país ditam o abrandamento do vento, contribuindo assim para o acumular da poluição nas planícies de Nova Deli, avança o Expresso.

Este assassino silencioso são partículas inaláveis que, segundo a definição do portal do Estado do Ambiente, “resultam essencialmente das emissões do tráfego automóvel, do aquecimento doméstico e das atividades industriais, sendo ao nível dos grandes aglomerados populacionais onde a exposição a este poluente é mais preocupante”.

As emissões naturais são também uma fonte de partículas, como é o caso das poeiras provenientes dos desertos do Norte de África e as resultantes dos incêndios florestais.

Os efeitos na saúde humana manifestam-se, sobretudo, ao nível do aparelho respiratório. As partículas de maiores dimensões são normalmente filtradas, ao nível do nariz e das vias respiratórias superiores, podendo estar relacionadas com irritações e hipersecreção das mucosas.

Já as menores, com um diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 micrómetros (PM10), “são normalmente mais nocivas dado que se depositam ao nível das unidades funcionais do aparelho respiratório”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …