Nova Deli trava batalha contra a poluição (e os bombeiros são a personagem principal)

Mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição: esta é a estratégia dos bombeiros de Nova Deli para ganhar a batalha contra a poluição e os fogos que nascem nas lixeiras.

Nova Deli, a capital da Índia, registou níveis máximos de poluição no passado domingo. Na sequência desse acontecimento, conta a CBS, os bombeiros lançaram mangueiradas a partir dos edifícios mais altos contra a poluição e as autoridades proibiram as obras por parte das empresas de construção civil.

Em causa estão os níveis de poluição por partículas inaláveis, que ameaçam os pulmões. Estas partículas excederam em 13 vezes o que é aceitável segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Um relatório, publicado pelo The Times of India no início de dezembro, dava conta de que a esperança média de vida dos indianos seria quase dois anos superior (1,7) se os valores da poluição do ar morassem nos standards aceitáveis. Além disso, o mesmo documento adiantava que 77% da população indiana está exposta a níveis de poluição do ar acima do que é considerado seguro.

O Governo indiano aconselhou as pessoas a evitarem correr na rua e a usarem máscaras com frequência. À primeira vista, parece nevoeiro. No entanto, é a poluição que dá a tonalidade acinzentada aos ares indianos, poluição que resulta das viaturas movidas a gasóleo, estações onde se queimam combustíveis fósseis e queimadas.

Para piorar a situação, os invernos secos típicos do país ditam o abrandamento do vento, contribuindo assim para o acumular da poluição nas planícies de Nova Deli, avança o Expresso.

Este assassino silencioso são partículas inaláveis que, segundo a definição do portal do Estado do Ambiente, “resultam essencialmente das emissões do tráfego automóvel, do aquecimento doméstico e das atividades industriais, sendo ao nível dos grandes aglomerados populacionais onde a exposição a este poluente é mais preocupante”.

As emissões naturais são também uma fonte de partículas, como é o caso das poeiras provenientes dos desertos do Norte de África e as resultantes dos incêndios florestais.

Os efeitos na saúde humana manifestam-se, sobretudo, ao nível do aparelho respiratório. As partículas de maiores dimensões são normalmente filtradas, ao nível do nariz e das vias respiratórias superiores, podendo estar relacionadas com irritações e hipersecreção das mucosas.

Já as menores, com um diâmetro aerodinâmico equivalente inferior a 10 micrómetros (PM10), “são normalmente mais nocivas dado que se depositam ao nível das unidades funcionais do aparelho respiratório”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …