Há uma nova bandeira nas praias portuguesas

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Agora, para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova bandeira nas praias portuguesas que indica onde é mais seguro tomar banho.

Segundo o Diário de Notícias, as praias portuguesas acabaram de ganhar mais uma bandeira. Agora para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova listada com duas cores: amarelo e vermelho.

Esta nova indicação indica onde é seguro tomar banho. Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros e podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés.

(dr)

Esta é a nova bandeira para as praias portuguesas

A indicação faz parte do edital de praia, no qual estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes, explica o jornal.

Em declarações ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer “as zonas mais seguras para tomar banho” e que são “sugeridas pelos nadadores salvadores”.

Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias, apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma bandeira a indicar ONDE É SEGURO tomar banho, com cores amarelo e vermelho, normalmente associados ao perigo?
    Acho que isto vai gerar confusão nas praias.

    • São os cabecinhas pensadoras deste país que se calhar nem frequentam as praias… Com todas estas proibições, embora caiba a cada um tomar as devidas precauções no local onde se encontram, não tarda será proibido frequentar praias por estarem com lixo (deixado pelos trogloditas utentes), com águas poluídas (devido a esgotos não tratados), etc., etc., etc. Será que um dia. num futuro próximo, também será proibido nascer livre?

  2. Citação:
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»
    Querem dizer que a bandeira está nos locais de perigo. É isso que querem dizer?
    Se não, eu teria escrito
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira nos limtes de zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»

  3. Uma bandeira supostamente sinalizadora de segurança com as cores amarelo e vermelho, cores universalmente utilizadas como sinalizadoras de perigo em todo o tipo de sinalética, inclusive nas bandeiras da praia. Tanta estupidez é obra.

RESPONDER

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …