Há uma nova bandeira nas praias portuguesas

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Agora, para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova bandeira nas praias portuguesas que indica onde é mais seguro tomar banho.

Segundo o Diário de Notícias, as praias portuguesas acabaram de ganhar mais uma bandeira. Agora para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova listada com duas cores: amarelo e vermelho.

Esta nova indicação indica onde é seguro tomar banho. Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros e podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés.

(dr)

Esta é a nova bandeira para as praias portuguesas

A indicação faz parte do edital de praia, no qual estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes, explica o jornal.

Em declarações ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer “as zonas mais seguras para tomar banho” e que são “sugeridas pelos nadadores salvadores”.

Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias, apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma bandeira a indicar ONDE É SEGURO tomar banho, com cores amarelo e vermelho, normalmente associados ao perigo?
    Acho que isto vai gerar confusão nas praias.

    • São os cabecinhas pensadoras deste país que se calhar nem frequentam as praias… Com todas estas proibições, embora caiba a cada um tomar as devidas precauções no local onde se encontram, não tarda será proibido frequentar praias por estarem com lixo (deixado pelos trogloditas utentes), com águas poluídas (devido a esgotos não tratados), etc., etc., etc. Será que um dia. num futuro próximo, também será proibido nascer livre?

  2. Citação:
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»
    Querem dizer que a bandeira está nos locais de perigo. É isso que querem dizer?
    Se não, eu teria escrito
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira nos limtes de zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»

  3. Uma bandeira supostamente sinalizadora de segurança com as cores amarelo e vermelho, cores universalmente utilizadas como sinalizadoras de perigo em todo o tipo de sinalética, inclusive nas bandeiras da praia. Tanta estupidez é obra.

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …