Há uma nova bandeira nas praias portuguesas

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Agora, para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova bandeira nas praias portuguesas que indica onde é mais seguro tomar banho.

Segundo o Diário de Notícias, as praias portuguesas acabaram de ganhar mais uma bandeira. Agora para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova listada com duas cores: amarelo e vermelho.

Esta nova indicação indica onde é seguro tomar banho. Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros e podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés.

(dr)

Esta é a nova bandeira para as praias portuguesas

A indicação faz parte do edital de praia, no qual estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes, explica o jornal.

Em declarações ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer “as zonas mais seguras para tomar banho” e que são “sugeridas pelos nadadores salvadores”.

Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias, apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização.

  ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma bandeira a indicar ONDE É SEGURO tomar banho, com cores amarelo e vermelho, normalmente associados ao perigo?
    Acho que isto vai gerar confusão nas praias.

    • São os cabecinhas pensadoras deste país que se calhar nem frequentam as praias… Com todas estas proibições, embora caiba a cada um tomar as devidas precauções no local onde se encontram, não tarda será proibido frequentar praias por estarem com lixo (deixado pelos trogloditas utentes), com águas poluídas (devido a esgotos não tratados), etc., etc., etc. Será que um dia. num futuro próximo, também será proibido nascer livre?

  2. Citação:
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»
    Querem dizer que a bandeira está nos locais de perigo. É isso que querem dizer?
    Se não, eu teria escrito
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira nos limtes de zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»

  3. Uma bandeira supostamente sinalizadora de segurança com as cores amarelo e vermelho, cores universalmente utilizadas como sinalizadoras de perigo em todo o tipo de sinalética, inclusive nas bandeiras da praia. Tanta estupidez é obra.

RESPONDER

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …

Orçamento para 2022 inundado em críticas. BE admite voto contra e PSD mostra-se preocupado

João Leão, ministro das Finanças, entregou esta segunda-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2022. As críticas ao documento começam a surgir por parte dos partidos e instituições. O ministro das Finanças sublinhou …