Há uma nova bandeira nas praias portuguesas

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Agora, para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova bandeira nas praias portuguesas que indica onde é mais seguro tomar banho.

Segundo o Diário de Notícias, as praias portuguesas acabaram de ganhar mais uma bandeira. Agora para além da verde, amarela e vermelha, há uma nova listada com duas cores: amarelo e vermelho.

Esta nova indicação indica onde é seguro tomar banho. Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros e podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés.

(dr)

Esta é a nova bandeira para as praias portuguesas

A indicação faz parte do edital de praia, no qual estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as coimas em que incorre quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores, os dispositivos de segurança existentes, explica o jornal.

Em declarações ao DN, fonte oficial da Autoridade Marítima Nacional explicou que com esta indicação os banhistas ficam a conhecer “as zonas mais seguras para tomar banho” e que são “sugeridas pelos nadadores salvadores”.

Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias, apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Uma bandeira a indicar ONDE É SEGURO tomar banho, com cores amarelo e vermelho, normalmente associados ao perigo?
    Acho que isto vai gerar confusão nas praias.

    • São os cabecinhas pensadoras deste país que se calhar nem frequentam as praias… Com todas estas proibições, embora caiba a cada um tomar as devidas precauções no local onde se encontram, não tarda será proibido frequentar praias por estarem com lixo (deixado pelos trogloditas utentes), com águas poluídas (devido a esgotos não tratados), etc., etc., etc. Será que um dia. num futuro próximo, também será proibido nascer livre?

  2. Citação:
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira entre zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»
    Querem dizer que a bandeira está nos locais de perigo. É isso que querem dizer?
    Se não, eu teria escrito
    «Os nadadores salvadores colocam essa bandeira nos limtes de zonas onde não há, por exemplo, agueiros…»

  3. Uma bandeira supostamente sinalizadora de segurança com as cores amarelo e vermelho, cores universalmente utilizadas como sinalizadoras de perigo em todo o tipo de sinalética, inclusive nas bandeiras da praia. Tanta estupidez é obra.

RESPONDER

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …