/

Nova avalanche em França faz dois mortos e dois desaparecidos

Hostelworld.com

-

Um praticante de snowboard e um esquiador morreram e duas outras pessoas ficaram feridas em avalanches nos Alpes franceses, revelaram esta quarta-feira as autoridades locais.

Uma segunda avalanche na região da Saboia, em França, esta terça-feira, matou um cidadão holandês e deixou pelo menos mais duas pessoas feridas.

Segundo os responsáveis pelas operações de busca, o grupo de três praticantes de snowboard, de nacionalidade holandesa, estaria a esquiar fora do perímetro considerado seguro, quando foram arrastados por uma avalanche na estância de Valfrejus.

O corpo do praticante de snowboard foi encontrado horas depois da avalanche e os restantes dois estão desaparecidos, de acordo com as mesmas fontes, citadas pela agência Associated Press.

“As informações iniciais sugerem que os três elementos não tinham equipamento de deteção”, afirmaram as autoridades locais, referindo-se aos sistemas que permitem que as equipas de socorro localizem esquiadores presos debaixo da neve.

Um helicóptero e cães farejadores foram mobilizados hoje de manhã para apoiar as operações de busca.

A intensa queda de neve dos últimos dias colocou “fora de pista” várias zonas “particularmente traiçoeiras”, com o risco de avalanche a ser fixado pelos serviços franceses de meteorologia em quatro, numa escala de cinco.

Num outro incidente perto dos resorts de Vars e Risoul, um esquiador morreu na terça-feira também por causa de uma avalanche, segundo confirmaram as autoridades locais, sem dar mais detalhes.

Uma grande avalanche também varreu o resort de Tignes, mas não provocou vítimas.

Relatos iniciais das autoridades davam conta que várias pessoas estariam soterradas mas, posteriormente, as equipas de resgate percorreram metro a metro a pista afetada e não encontraram vítimas mortais. As pessoas que terão sido arrastadas pela neve foram entretanto encontradas sem ferimentos graves.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.