A Inteligência Artificial (IA) criou a “aparência de pessoa comum” para alguns estados dos EUA. O desafio provocou indignação.
O conceito de “pessoa comum” não existe. No entanto, existem estereótipos, tendências e até tradições mais associadas a regiões específicas. Acontece nos EUA, em Portugal e em todo o mundo.
A IA foi desafiada a representar a aparência da “pessoa comum” de diferentes estados dos EUA, com base nesses estereótipos. Para além das imagens, a IA também gerou polémica.
Califórnia, Colorado, Flórida, Maine, Óregon e Texas foram alguns dos estados estereotipados, na publicação do Reddit.
Na Califórnia, um homem com aspeto veranil, com os cabelos compridos ao vento, camisa às flores e óculos de sol.
Para o Colorado, uma mulher no cume de uma montanha, aparentemente, a fumar marijuana, com algumas plantas à volta.
Na Florida, o protagonista é um homem, com uma barba branca comprida. Veste uma camisa rosa, umas calças azuis e usa chapéu e óculos de sol. Tem um estilo descontraído.
No estado de Maine – conhecido pelas famosas lagostas – um senhor, com um enorme “chapéu de lagosta”. Segundo o Unilad, aparentemente, quem é de Maine gosta de acessórios com lagostas.
O Oregon é representada por uma jovem de cabelo curto, em tons de azul acinzentado.
Para o Texas, – como não podia deixar de ser (stereotype alert) -, a representação foi a de um homem vestido de cowboy: o grande chapéu de cowboy, a camisa castanha por dentro das calças de ganga.
A publicação originou reações de todos os tipos.
De um lado, a indignação de quem considerou que informaçoes dadas à IA, para estereotipar as pessoas, parecaim exageradas e tendenciosas; do outro lado, houve quem achasse o conceito divertido e tivesse pedido imagens dos restantes estados.
(Créditos: Reddit/u/NeutronicTachyon)
Conclusão ………….A “Burrice artificial” funciona !