Noruega exclui Portugal da lista de países que podem entrar no seu território

landbruks-_og_matdepartementet / Flickr

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg

Portugal é um dos países excluídos pela Noruega quanto ao levantamento de restrições à entrada no país de passageiros provenientes de países europeus, anunciou, esta quinta-feira, a primeira-ministra norueguesa.

No anúncio, feito em conferência de imprensa, Erna Solberg acrescentou que os critérios considerados – situação epidemiológica e restrições locais – excluem, além de Portugal, Reino Unido, Irlanda, Malta e Roménia, além da quase totalidade da Suécia, que continuam a ser destinos oficialmente com restrições de viagens. As restrições vão ser levantadas a partir de 15 de julho.

Para poderem ser aceites no lote com autorização de viagens para a Noruega, os países devem atender a vários critérios sanitários, nomeadamente uma taxa de contaminação inferior a 20 casos por 100 mil habitantes.

A partir de 15 de julho, queremos a remoção de quarentena para as viagens de todo o espaço Schengen e do Espaço Económico Europeu (que inclui a União Europeia e três outros países europeus: Islândia, Noruega e Liechtenstein), disse a primeira-ministra.

“Mas, e isto é muito importante, a remoção de quarentena supõe que os critérios objetivos sejam cumpridos, em cada país”, acrescentou.

A flexibilização das medidas “mostra que a Dinamarca e a maior parte da Europa estão em situações bem melhores do que esperávamos há pouco tempo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, Jeppe Kodof, num comunicado.

Atualmente, a entrada no território norueguês está proibida para a maioria das pessoas não residentes. Para os cidadãos que regressem, após uma viagem ao estrangeiro, aplica-se uma quarentena obrigatória de 10 dias.

As únicas exceções que a Noruega está a aceitar, desde 15 de junho, incluem as viagens para três países vizinhos, Dinamarca, Finlândia e Islândia, mas ficando de fora a Suécia, onde a epidemia mantém o país bem acima do nível dos 20 casos de contaminação por cada 100 mil habitantes.

As viagens de e para a ilha de Gotland, o único território sueco para o qual as restrições também foram levantadas, estão sujeitas a quarentena.

O Governo norueguês reconheceu estar preocupado com a necessidade de abertura de fronteiras, para a recuperação da economia, num país que tem cerca de cinco mil milhões de euros de receitas no setor do turismo. A Noruega tem 8739 casos de contaminação com o novo coronavírus, incluindo 249 mortes.

Portugal poderá ficar de fora das pontes aéreas

Esta semana, foi anunciado que o Governo britânico vai dispensar o cumprimento de quarentena a pessoas que viajem entre o Reino Unido e alguns países com um risco baixo de infeção com covid-19, mas a inclusão de Portugal está incerta.

Segundo o jornal The Telegraph, esta quinta-feira, a omissão do nosso país desta lista foi vista como um “golpe absoluto”.

“É um golpe absoluto para as autoridades que fizeram tudo para comercializar destinos turísticos como seguros”, afirmou a jornalista Natasha Donn, que vive no Algarve.

Em declarações ao mesmo jornal, ainda esta semana, Luís Araújo, presidente executivo do Turismo de Portugal, tinha-se mostrado otimista de que o Reino Unido estaria “totalmente confiante” para que os britânicos voltassem a território português. “Estamos muito entusiasmados para recebê-los novamente”, disse.

No ano passado, Portugal recebeu 2,5 milhões de visitantes do Reino Unido.

Turquia, Croácia e EUA são outros três destinos populares que não deverão ser incluídos nos acordos iniciais de viagens com o Reino Unido. França, Espanha e Itália, por sua vez, serão incluídos nos primeiros acordos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É engraçado. Só mesmo por aqui existe a ideia de que combatemos bem a COVID. Será isto já o resultado do estado centralizado?

RESPONDER

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …

Avaria nos ventiladores em hospital na Roménia causa três mortes

Pelo menos três pacientes infetados com covid-19 morreram esta segunda-feira no hospital Victor Babes, em Bucareste, na sequência de uma falha no sistema de oxigénio na unidade móvel de cuidados intensivos em que se encontravam, …

Polícia mata a tiro um jovem negro durante julgamento do assassinato de Floyd. Multidão protesta

Um subúrbio de Minneapolis, EUA, onde decorre o julgamento do polícia acusado de matar o afro-americano George Floyd, foi colocado esta madrugada sob recolher obrigatório, após a morte de um jovem na noite de domingo. Um …

Marcelo promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento …