Noruega exclui Portugal da lista de países que podem entrar no seu território

landbruks-_og_matdepartementet / Flickr

A primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg

Portugal é um dos países excluídos pela Noruega quanto ao levantamento de restrições à entrada no país de passageiros provenientes de países europeus, anunciou, esta quinta-feira, a primeira-ministra norueguesa.

No anúncio, feito em conferência de imprensa, Erna Solberg acrescentou que os critérios considerados – situação epidemiológica e restrições locais – excluem, além de Portugal, Reino Unido, Irlanda, Malta e Roménia, além da quase totalidade da Suécia, que continuam a ser destinos oficialmente com restrições de viagens. As restrições vão ser levantadas a partir de 15 de julho.

Para poderem ser aceites no lote com autorização de viagens para a Noruega, os países devem atender a vários critérios sanitários, nomeadamente uma taxa de contaminação inferior a 20 casos por 100 mil habitantes.

A partir de 15 de julho, queremos a remoção de quarentena para as viagens de todo o espaço Schengen e do Espaço Económico Europeu (que inclui a União Europeia e três outros países europeus: Islândia, Noruega e Liechtenstein), disse a primeira-ministra.

“Mas, e isto é muito importante, a remoção de quarentena supõe que os critérios objetivos sejam cumpridos, em cada país”, acrescentou.

A flexibilização das medidas “mostra que a Dinamarca e a maior parte da Europa estão em situações bem melhores do que esperávamos há pouco tempo”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, Jeppe Kodof, num comunicado.

Atualmente, a entrada no território norueguês está proibida para a maioria das pessoas não residentes. Para os cidadãos que regressem, após uma viagem ao estrangeiro, aplica-se uma quarentena obrigatória de 10 dias.

As únicas exceções que a Noruega está a aceitar, desde 15 de junho, incluem as viagens para três países vizinhos, Dinamarca, Finlândia e Islândia, mas ficando de fora a Suécia, onde a epidemia mantém o país bem acima do nível dos 20 casos de contaminação por cada 100 mil habitantes.

As viagens de e para a ilha de Gotland, o único território sueco para o qual as restrições também foram levantadas, estão sujeitas a quarentena.

O Governo norueguês reconheceu estar preocupado com a necessidade de abertura de fronteiras, para a recuperação da economia, num país que tem cerca de cinco mil milhões de euros de receitas no setor do turismo. A Noruega tem 8739 casos de contaminação com o novo coronavírus, incluindo 249 mortes.

Portugal poderá ficar de fora das pontes aéreas

Esta semana, foi anunciado que o Governo britânico vai dispensar o cumprimento de quarentena a pessoas que viajem entre o Reino Unido e alguns países com um risco baixo de infeção com covid-19, mas a inclusão de Portugal está incerta.

Segundo o jornal The Telegraph, esta quinta-feira, a omissão do nosso país desta lista foi vista como um “golpe absoluto”.

“É um golpe absoluto para as autoridades que fizeram tudo para comercializar destinos turísticos como seguros”, afirmou a jornalista Natasha Donn, que vive no Algarve.

Em declarações ao mesmo jornal, ainda esta semana, Luís Araújo, presidente executivo do Turismo de Portugal, tinha-se mostrado otimista de que o Reino Unido estaria “totalmente confiante” para que os britânicos voltassem a território português. “Estamos muito entusiasmados para recebê-los novamente”, disse.

No ano passado, Portugal recebeu 2,5 milhões de visitantes do Reino Unido.

Turquia, Croácia e EUA são outros três destinos populares que não deverão ser incluídos nos acordos iniciais de viagens com o Reino Unido. França, Espanha e Itália, por sua vez, serão incluídos nos primeiros acordos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É engraçado. Só mesmo por aqui existe a ideia de que combatemos bem a COVID. Será isto já o resultado do estado centralizado?

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …